No século XVIII, as maiores manifestações culturais eram vindas da França e assim permaneceu até começo do século XIX, a Bèlle Époque tropical se instalou de vez no Brasil. No entanto, a partir da década de 1930, as manifestações culturais no Brasil passaram a sofrer influência de:
O então Presidente da República do Brasil - Juscelino Kubitscheck garantiu a realização de seu programa de governo um dos fatores de grande relevância foi sua capacidade de negociar com os diversos setores da sociedade. E, acerca do Governo de Juscelino Kubitscheck é adequado afirmar que:
Os bandeirantes foram responsáveis pelo desbravamento do território brasileiro entre os séculos XVI e XVII. E, acerca dos bandeirantes no Brasil é adequado afirmar que:
Os portugueses, no início da exploração do pau-brasil no litoral brasileiro, estabeleceram locais para armazenarem a madeira que seria levada para a Europa. Como eram conhecidos esses locais?
A globalização é um processo econômico e social com crescente integração e interdependência entre os países e as pessoas do mundo todo. E, acerca da globalização podemos corretamente afirmar que:
No ensino de História ao se trabalhar a temática “os povos que vieram da África" com o aluno do Ensino Fundamental, espera-se que o mesmo desenvolva a seguinte habilidade:
Em 1974, ocorreu uma revolução que derrubou o regime salazarista em Portugal, de forma a estabelecer as liberdades democráticas promovendo transformações sociais no país. Essa revolução ficou conhecida como:
Na região Nordeste do Brasil, no período de 1683 a 1713, ocorreu um movimento de resistência indígena à dominação portuguesa. Esse movimento foi denominado de:
No Ensino Fundamental, a partir do ensino de História ao aluno é possibilitado conhecer aspectos do mundo de vida dos indígenas. Esta habilidade pode ser desenvolvida através da seguinte temática:
No Ensino Fundamental, a partir do ensino de História ao aluno é possibilitado compreender a interação cultural entre os colonos e os indígenas. Esta habilidade pode ser desenvolvida através da seguinte temática:
Uma serie de questão o Rei Henrique VIII a romper com a igreja católica e a fundar uma Igreja Nacional na Inglaterra. Essa Igreja que surgiu dessa ruptura foi:
No ensino de História ao se trabalhar a temática “os tropeiros e a ocupação do Sul" com o aluno do Ensino Fundamental, espera-se que o mesmo desenvolva a seguinte habilidade:
A guerra da Bósnia foi um conflito durante o processo de fragmentação da antiga Iugoslávia em 1992 a 1995. E, acerca da Guerra d Bósnia é adequado afirmar que:
Em 1986, Presidente da República do Brasil - José Sarney lançou um plano na tentativa de romper com a permanência da inflação, que corroía os salários dos brasileiros. Esse plano adotado no governo de José Sarney era denominado:
No Ensino Fundamental, a partir do ensino de História ao aluno é possibilitado compreender os motivos que levaram o governo português a produzir açúcar no Brasil colônia. Esta habilidade pode ser desenvolvida através da seguinte temática: