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Uma das soluções no campo da administração da qualidade, criada pelos japoneses, que despertou grande interesse em outros países, é a metodologia de trabalho dos círculos de qualidade. Assinale a alternativa que apresenta somente os elementos do funcionamento dos círculos de controle da qualidade como ferramenta de gestão estratégica da qualidade.

Como atividade sistêmica, o planejamento envolve todas as áreas da organização e seu meio ambiente de atuação. Assinale a alternativa que apresenta as condições básicas para a função planejamento enquanto processo que determina os objetivos organizacionais.

Na gestão estratégica da qualidade, a administração da organização orienta e coordena o sistema de qualidade conforme a ideia do que seja qualidade. Assinale a alternativa que apresenta a definição de qualidade como o grau de identidade entre o produto ou serviço e suas especificações.

Por meio da elaboração de relatórios gerenciais, o controle gerencial supre de dados ao administrador de uma forma que lhe permite fazer comparações e tomar as medidas mais indicadas. Assinale a alternativa que apresenta o tipo de padrão tático de controle gerencial que fornece informações sobre permanência média do empregado na empresa, ciclo operacional e ciclo financeiro, dentre outros exemplos.

Dá-se o nome de inventário ao volume de materiais ou produtos em estoque. As empresas procuram manter estoques de materiais, de materiais em processamento ou de produtos acabados em níveis adequados às suas necessidades. Assinale a alternativa que apresenta os benefícios do inventário ao permitir certa flexibilidade em seus processos de produção/operação.

Como ferramenta de gerenciamento do desempenho organizacional, o balanced scorecard focaliza quatro dimensões ou perspectivas importantes do desempenho organizacional.
Assinale a alternativa que apresenta a questão básica que a perspectiva dos processos internos procura responder sobre o desempenho da organização.

No nível operacional das organizações, a mensuração do desempenho conta com ampla variedade de tipos de controles operacionais. A seguir são apresentados alguns tipos de controles operacionais e aspectos de cada um deles. Relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.
1- Custo-padrão.
2- Programação de produção just-in-time.
3- Produção em linha de montagem.
4- Quadros de produtividade.
5- Controle de qualidade.
6- Medidas não financeiras de desempenho.
( ) Proporcionam uma abrangência maior ao envolver vários objetivos de desempenho, podendo dar origem a outras perspectivas, como qualidade do trabalho para a avaliação do desempenho.
( ) Compara o desempenho com o padrão estabelecido para localizar desvios ou defeitos, detectar erros ou falhas no processo produtivo.
( ) Envolvem quadros estatísticos da avaliação do desempenho dos subordinados com base nos resultados concretos, o que lhes concede um caráter de objetividade.
( ) Exerce uma contínua limitação ao desempenho dos subordinados ao reduzir as responsabilidades do chefe na supervisão de seus subordinados e aumenta sua responsabilidade de ajudá-los e treiná-los.
( ) Envolve a minimização de custos de manter estoques e de comprar ou produzir estoques dentro do estritamente necessário.
( ) Envolve as variações de custo, possibilitando ao administrador localizar as principais diferenças e tomar as medidas corretivas necessárias.

O processo administrativo compõe um sistema, no qual o todo é maior do que a soma das partes em face de seu efeito sinergístico. Assinale a alternativa que apresenta atividades do processo administrativo no nível operacional da empresa.

A gestão para resultados é uma ferramenta administrativa que promove a eficiência e a eficácia da organização. Assinale a alternativa que apresenta os elementos que são alinhados através da metodologia da administração para resultados.

O controle estratégico ou organizacional é o sistema de cúpula que controla o desempenho e os resultados da empresa como um todo.
Assinale a alternativa que apresenta a origem das informações realimentadoras da mensuração do desempenho global das organizações.

Os especialistas em desenvolvimento organizacional utilizam estratégias para alcançar o objetivo de ajudar a melhorar a eficácia organizacional e a aumentar o bem estar dos membros da organização. Assinale a alternativa que apresenta a abordagem que enfatiza a eficiência e a produtividade, enfocando o desempenho e a integração da tecnologia e das pessoas.

Algumas pessoas acham que o objetivo da

empresa é sempre maximizar o lucro, porém

para os proprietários/acionistas o objetivo é

receber fluxos de caixa na forma de dividendos

pagos pela empresa ou com a venda de suas

ações a preço superior ao de compra. A seguir

estão relacionados os três motivos ignorados

e que tornam o objetivo de maximização do

lucro inadequado, numerados de 1 a 3 . Na outra

coluna, estão aspectos relacionados a cada um

desses motivos. Relacione as colunas e assinale a

alternativa que apresenta a sequência correta.

1- A distribuição dos resultados no tempo.

2- Os fluxos de caixa disponíveis aos

acionistas.

3- O risco.

( ) Lucros não levam necessariamente a

pagamento de dividendos aos acionistas.

( ) Um lucro por ação mais elevado não se

traduz automaticamente em preço mais alto

da ação.

( ) Como a empresa pode obter rendimentos

com os fundos que recebe, o recebimento

mais rápido de fundos sempre é preferível.

( ) Apesar do fato de uma empresa receber

lucros totais menores do que outra

empresa, o fato de oferecer maiores lucros

nos primeiros anos permite que esses

valores sejam reinvestidos para gerar

lucros maiores no futuro.

( ) A possibilidade de que os resultados

efetivos sejam diferentes dos esperados.

( ) Quanto maior, mais os proprietários/

acionistas desejam ser remunerados

nesses investimentos.

Promover uma gestão baseada em resultados mensuráveis exige o envolvimento de todos com a estratégia organizacional. A seguir são apresentadas algumas das principais ações para a implementação do modelo de Gestão por Resultados, numeradas de 1 a 6. Na segunda coluna são descritos os objetivos e possíveis resultados de cada ação, tendo em vista a melhoria dos processos de trabalho. Relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta. 1- Levantamento de expectativas dos servidores.
2- Otimização da central de atendimento de pessoal.
3- Padronização dos processos de trabalho.
4.- Atualização de rotinas do cadastro.
5- Atualização do cadastro dos servidores ativos.
6- Mapeamento dos processos de trabalho.
( ) Disseminar o conhecimento referente aos processos de trabalho visando a capacitação para exercer as rotinas do cadastro a toda a equipe.
( ) Possibilitar a realização de mudanças, a desburocratização dos processos e a implantação de novos procedimentos, novas rotinas e utilização de tecnologias atualizadas para proporcionar agilização dos processos de trabalho, transparência de resultados e otimização e melhor qualificação dos recursos envolvidos.
( ) Dar uniformidade aos processos de trabalho e definir indicadores de desempenho das equipes a fim de conceder agilização dos processos e requerimentos e o estabelecimento de indicadores de desempenho das equipes.
( ) Atualizar dados, fazer levantamento de possíveis concessões de licença prêmio, abonos de permanência, tempo de serviço insalubre, anuênios, garantindo a atualização de 100% do cadastro, para viabilizar a concessão de licença prêmio de ofício.
( ) Realizar todos os procedimentos relativos ao atendimento ao público para agilizar o envio de contra-cheques de aposentados e pensionistas pelos correios e redução da circulação de pessoas nos setores. ( ) Possibilitar uma gestão participativa, com a identificação das dificuldades enfrentadas diariamente, no exercício do trabalho, objetivando o comprometimento dos servidores na execução das tarefas e a melhoria nas relações interpessoais entre equipes.

Na etapa de elaboração do planejamento estratégico é preciso considerar todos os fatores que integradamente deverão construir o comportamento da empresa. Assinale a alternativa que apresenta o fator que se refere ao comportamento dos administradores e funcionários e sua ética de trabalho.

Os estágios do desenvolvimento organizacional são apresentados sob a forma de um modelo que se aplica a qualquer tipo de organização com o objetivo de diagnosticar e resolver os problemas de maneira holística para a organização, criando vantagens competitivas para a sobrevivência da organização. A seguir estão listados alguns desses estágios do desenvolvimento organizacional, numerados de 1 a 5 . Relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1- Estágio conceitual.
2- Estágio organizativo.
3- Estágio produtivo.
4- Estágio administrativo.
5- Estágio normativo.
( ) Implementação de normas, diretrizes e procedimentos; caracterização dos níveis estratégicos, táticos e operacionais de planejamento; delegação e descentralização das atividades.
( ) Identificação da oportunidade; análise dos riscos; análise de experiências similares; avaliação do potencial de lucro e de crescimento.
( ) Planejamento estratégico e feedback sistematizado; orçamento empresarial e controle nos níveis estratégico e tático; ênfase na especialização e na delegação; salto qualitativo na satisfação dos clientes.
( ) Organização social em torno da ideia; definições sobre localização e instalações; missão da organização; processos da organização; comprometimento social e cultura inicial.
( ) Produção e entrega iniciais; ênfase no fazer;planos de curto prazo; ausência de normas e diretrizes; vulnerabilidade e confronto com as primeiras ameaças organizacionais.

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