A partir dos anos de 1980, surgiram abordagens que tematizaram
e debateram a Educação Física Escolar. Elas construíram
críticas ao modelo tradicional de aula, conhecido como tecnicista,
competitivista, esportivizado. Embora essas abordagens tivessem
em comum o anseio de uma intervenção na atuação do professor
de Educação Física com fundamentos científicos e filosóficos,
havia, também, muitas divergências entre elas, de natureza
teórica e didática.
Considerando essas abordagens, faça o que se pede nos itens a seguir.
a) Em relação à seleção dos conteúdos, quais são as diferenças entre as
abordagens crítico-superadora e construtivista-interacionista?
b) No que concerne aos objetivos de ensino, quais são as diferenças entre a aula
tradicional tecnicista e a abordagem crítico-emancipatória?
Na iniciação de esportes coletivos, o professor de Educação Física escolar
deve considerar o conjunto de objetivos, o planejamento de estratégias de
ações educativas nas aulas, meios de intervenção pedagógica, sistema
de avaliação do progresso dos alunos e integração de três dimensões de
conteúdos pautados no saber conhecer, saber fazer, e saber ser.
Há muitas dificuldades relacionadas a conflitos de objetivos entre os
alunos, seus pais e professores, como, por exemplo, a pressão psicológica
exercida externamente, a especialização prematura em habilidades
motoras envolvidas em jogos, a qual resulta na busca excessiva da
plenitude atlética e no envolvimento precoce em competições.
A iniciação esportiva deve ser considerada uma etapa no processo
de formação integral humana, não sendo o desempenho esportivo
um fim em si mesmo. O esporte dever ser utilizado para desenvolver
valores humanos.
Considerando as ideias centrais desenvolvidas no texto acima, redija um texto
dissertativo sobre a iniciação esportiva no contexto da Educação Física escolar.
Em seu texto, aborde as principais características dos conteúdos a ser
aprendidos relacionados ao saber conhecer, saber fazer e saber ser.
Considerando o que foi estabelecido pela lei, em relação à Educação Física no
currículo escolar, elabore um texto dissertativo abordando os seguintes
aspectos:
a) avanço decorrente da inclusão da Educação Física como conteúdo curricular
obrigatório;
b) “retrocesso” decorrente da facultabilidade da adesão à prática da
Educação Física.
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