A construção do sentido de um texto deve implicar forçosamente as informações do próprio texto e os dados provenientes do leitor ou ouvinte; por exemplo, em uma propaganda de biscoito de uma empresa multinacional, veem-se três embalagens na extremidade inferior direita, em tamanho bem reduzido, e lê-se o seguinte texto em letras garrafais: “Encha seu filho de bolacha!”. Caso o docente valha-se desse texto para uma atividade de compreensão leitora, o seu aluno, para compreendê-lo efetivamente, deve:
A Didática, vista como ramificação da Pedagogia, tem como principal objeto de estudo o ensino. Assim, abrange a problematização, o entendimento e a sistematização de temáticas relacionadas à docência. Acerca dos conhecimentos de Didática, assinale, nas afirmativas que se seguem, SIM para as VERDADEIRAS e NÃO para as FALSAS.
( ) Até o final do século XIX, a Didática encontrou seus fundamentos quase que exclusivamente na Filosofia.
( ) A Didática se baseia numa concepção de homem e sociedade e subordina-se a propósitos sociais, políticos e pedagógicos para a educação escolar.
( ) O filósofo e escritor Jean-Jacques Rousseau é considerado o pai da Didática com a sua obra Didática Magna - a arte de ensinar tudo a todos.
( ) Para a Pedagogia Tradicional, a didática está centrada no intelecto, na essência, atribuindo um caráter dogmático aos conteúdos.
( ) Uma das características da Didática crítica é a adoção da neutralidade como pressuposto do fazer docente, com a defesa da competência do professor ser sinônimo de uma qualificação meramente técnica.
( ) A Didática, ao se pretender ciência da educação, pode prescrever as receitas universais para o professor ensinar, e, consequentemente, para o aluno aprender.
A opção que contém a sequência correta, de cima para baixo, é:
O planejamento é um ato através do qual o professor projeta, organiza e sistematiza o fazer docente, em relação aos seus meios, forma e conteúdo. Dentre os princípios que devem orientar a prática de planejamento do professor, encontramos: