De acordo com Max Weber, a burocracia é um sistema que busca organizar, de forma estável e duradoura, a
cooperação de um grande número de indivíduos, cada qual detendo uma função especializada. Separa-se a
esfera pessoal, privada e familiar da esfera do trabalho, visto como esfera pública de atuação do indivíduo.
Uma das funções administrativas é o planejamento, quanto à classificação dos planos pela amplitude, podem
ser planos estratégicos ou operacionais. Os planos estratégicos se aplicam à organização como um todo,
estabelecendo seus objetivos globais e posicionando-a em termos do ambiente. Já os planos operacionais
especificam os detalhes de como devem ser alcançados os objetivos organizacionais globais.
Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar algo único e exclusivo.
O processo de melhoria contínua de uma organização remete ao modelo administrativo denominado Kaizen. A
palavra Kaizen significa “mudar sempre para melhor”, “melhoria contínua” ou “melhoria progressiva”. Nesse
modelo, todos os colaboradores e membros da organização participam da melhoria contínua, pois busca-se identificar oportunidades de tornar a entidade mais eficiente e eficaz.
Uma ferramenta amplamente utilizada por gerentes de projetos e líderes de forças-tarefa em pequenos projetos é a matriz de responsabilidade, que resume os custos e o orçamento em um projeto.
O processo de transformar os desejos, interesses e necessidades do cliente em especificações técnicas dos
produtos e serviços chama-se QFD – Quality Function Deployment.
Para assegurar que não ocorram incoerências ou omissões graves nos processos organizacionais, as informações ou os serviços que constituem as entradas e saídas desses processos devem ser rigorosamente
revisados. Essa prática é parte do gerenciamento da qualidade nos serviços públicos.