A História da Alimentação, a partir do conceito de cultura material, contribui para a compreensão das práticas e representações sociais. Assim, o alimento revela-se uma importante categoria para a análise das rupturas e continuidades históricas, visto que ele expressa aspectos da dinâmica social. Deste modo, e considerando a História da Alimentação no período do Brasil Colonial, é possível afirmar que:
O progressivo desgaste do regime czarista contribuiu decisivamente para a vitória da Revolução Bolchevique (outubro/1917) e para o estabelecimento de uma experiência socialista na Rússia. Acerca dos eventos históricos que conduziram o czarismo ao referido desgaste, podem ser corretamente citados(as):
Leia os excertos a seguir:
Excerto I
Uma das primeiras teorias sobre a tecnologia
aborda enfaticamente seu caráter transformador da
sociedade. Neder denominou essa corrente de
pensamento instrumentalista; segundo ele, ? este
seria como um suporte instrumental para realizar
valores e desejos, sendo os meios tecnológicos
neutros . Herdeira do otimismo com o progresso,
desde a filosofia do iluminismo do século XVIII, a
tecnologia materializa-se apenas em meios para
atingir determinados fins.
Excerto II
Na concepção de Agazzi, até os anos cinquenta
pode-se dizer que a ciência era considerada como o
campo de investigação desinteressada, imparcial, e
objetiva da verdade; como depósito do
conhecimento infalível, descontaminada de
pressões e influências externas. Bem estabelecida
por cima de todo conflito ideológico e disposta de
imediato a ajudar à humanidade a resolver qualquer
tipo de problema graças à riqueza de seus
instrumentos. O tom desse discurso se
potencializou tanto por meio da autonomia da
ciência em relação à sociedade quanto da sua
neutralidade.
Excerto III
Dagnino descreve a respeito da concepção da
neutralidade científica em sua obra. Para esse autor,
enquanto o Iluminismo difundiu o ideal da
neutralidade, o Positivismo, no século XIX,
potencializou novos desdobramentos dessa
percepção. Desvinculada do primado religioso, no
positivismo, a razão subverteria a subjetividade
para reproduzir a realidade fielmente,
principalmente, ao reforçar o caráter de verdade do
conhecimento científico. Assim, ainda segundo o
autor, ?[...] a neutralidade da ciência parte de um
juízo de que a ciência e a tecnologia não se
relacionam com o contexto no qual são geradas.
Assim, permanecer sempre isolada é um objetivo e
uma regra da boa ciência.
SILVA, G.B; BOTELHO, M. I. V. Ciência,
tecnologia e sociedade: apontamentos teóricos.
Temporalidades – Revista Discente do Programa de
Pós-Graduação em História da UFMG. v. 8, n. 1
(jan./maio 2016) – Belo Horizonte: Departamento de
História, FAFICH/UFMG, 2016. Disponível em:
Com base nos apontamentos teóricos expostos nos
excertos, podemos argumentar que os textos
demonstram:
“Ogum, que conhecia o segredo do ferro,
não tinha dito nada até então. Quando todos os
outros orixás tinham fracassado, Ogum pegou o seu
facão, de ferro, foi até a mata e limpou o terreno.
Os orixás, admirados, perguntaram a Ogum
de que material era feito tão resistente facão. Ogum
respondeu que era de ferro, um segredo recebido de
Orumilá.
Ogum, que conhecia o segredo do ferro, não tinha
dito nada até então. Quando todos os outros orixás
tinham fracassado, Ogum pegou o seu facão, de
ferro, foi até a mata e limpou o terreno.
Os orixás invejaram Ogum pelos benefícios
que o ferro trazia, não só a agricultura, mas como à
caça e até mesmo à guerra. Por muito tempo os
orixás importunaram Ogum para saber o segredo do
ferro, mas ele mantinha o segredo só para si.
Os orixás decidiram então oferecer-lhe o
reinado em troca de que ele lhe ensinasse tudo
sobre aquele metal tão resistente. Ogum aceitou a
proposta.
Os humanos também vieram a Ogum pedirlhe
o conhecimento do ferro. E Ogum lhes deu o
conhecimento da forja, até o dia em que todo
caçador e todo guerreiro tiveram suas lanças de
ferro. [...]
Apesar de Ogum ter aceitado o comando
dos orixás, antes de mais nada ele era um
caçador.[...]
Os humanos que receberam de Ogum o
segredo do ferro não o esqueceram. Todo mês de
dezembro, celebram a festa de Uidê-Ogum. [...]
Ogum é o senhor do ferro para sempre.”
(disponível em:
http://www.palmares.gov.br/005/00502001.jsp?HC
D_chave=63, acesso em 1º de agosto de 2016).
A Lei n.º 10.639/03, ao alterar a Lei de Diretrizes e
Bases (Lei 9.934/96), tornou obrigatório o ensino
da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em
todas as áreas e em todos os níveis da educação.
Nesse sentido, a possível abordagem de um conto
da mitologia africana, como o apresentado acima,
atenderia aos seguintes objetivos, exceto:
Os irmãos Graco, que governaram Roma no século II a.C., estabeleceram algumas medidas na intenção de responder às tensões sociais geradas pela insatisfação da plebe romana. Indique abaixo a alternativa que apresenta uma dessas medidas:
Em 1968, na Tchecoslováquia, desenvolveu-se o movimento denominado “Primavera de Praga”, que possuía como suas principais reivindicações:
A História da disciplina de história no currículo
nacional é marcada por idas e vindas, avanços e
retrocessos, continuidades e descontinuidades.
Neste sentido o debate historiográfico sobre a
disciplina de História(1), e o “estado da arte” têm
elucidado momentos da História onde as
perspectivas políticas, econômicas e socioculturais
interferem na relevância do componente curricular
e nas suas intencionalidades.
Tendo em vista o exposto, História da História no
currículo brasileiro, assinale a alternativa incorreta:
Quando se aborda o tema “História e diversidade e
gênero” no ambiente escolar, faz-se necessário
compreender que conceitos sobre
heterossexualidade, homossexualidade, entre
tantos, por vezes polêmicos e carregados de tabus,
precisam fazer parte do currículo escolar, pois só se
promove a dignidade da pessoa humana, tal qual
está posto nos artigos 1º e 3º da Constituição da
República Federativa do Brasil de 1988, a partir do
momento em que a visão de nossas construções
socioculturais do presente estão ligadas a outras
tantas que já existiram no passado, continuaram e
se diferenciaram.
Sobre a história da homossexualidade (1) assinale a
alternativa incorreta:
A influência africana no processo de formação da
cultura afro-brasileira começou a ser delineada a
partir do tráfico negreiro, quando milhões de
africanos "deixaram" forçadamente o continente
africano e despontaram no Brasil para exercer o
trabalho compulsório.
Sobre esta temática é correto afirmar que:
Leia o texto a seguir:
Não obstante a grande obra de Marx ser
a crítica ao modo de produção
capitalista, sua análise não se faz apenas
pelo aspecto econômico. Sua teoria
considera a economia como parte da vida
social, parte da história que é a produção
da existência humana. Falamos, assim,
sobre as classes sociais decorrentes da
divisão social do trabalho, falamos da
vida de homens e mulheres que não
apenas trabalham. Eles comem,
reproduzem-se, vivem em sociedade,
relacionam-se, constroem laços de
amizade e de colaboração e de
competição, pertencem a diferentes
grupos, têm ideologias, afetos, filiação
religiosa etc. E constroem sua história
em espaços-tempos determinados.
Ciavatta, M. Da Educação Politécnica à
Educação Integrada: Como se escreve a
história da educação Profissional.
Disponível em: <
https://www.fe.unicamp.br> Acesso em 20
ago. 2016
Analise as alternativas a seguir e assinale a que
estiver em desconformidade com o desdobramento
do texto: