Em relação aos aspectos funcionais das fibras musculares do tipo IIB, é correto afirmar que:
Escolares com a mesma idade cronológica e com o mesmo nível de atividade física podem apresentar resultados bem diferentes em testes de aptidão física, devido à maturação. A maturação óssea ocorre de forma diferente em cada segmento do corpo humano. Escolha a alternativa que apresenta a ordem da velocidade de amadurecimento dos segmentos ósseos exemplificados abaixo:
Analise as asserções a seguir e a relação
estabelecida entre elas. No universo mídia e
esporte, as relações esporte-televisão vêm
alterando, progressivamente, a maneira como
percebemos e praticamos o esporte.
A televisão transformou-se em uma parceira para
apoio mútuo, indispensável aos espetáculos
esportivos, o que leva a uma relação de
dependência econômica.
PORQUE
A associação entre mídia e esporte conduziu, por
um lado, ao incremento do profissionalismo do
esporte e ao aprimoramento científico e tecnológico
do treinamento esportivo e, por outro, à busca da
vitória a qualquer preço.
Acerca das asserções, assinale a opção correta.
Nas orientações contidas nos Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCN’S), “o ensino médio
compõe o ciclo de aprofundamento da
sistematização do conhecimento. O aluno começa a
compreender que há propriedades comuns e lidar
com a regularidade científica [...] A Educação
Física precisa buscar sua identidade como área de
estudo fundamental para compreensão e
entendimento do ser humano enquanto produtor de
cultura”. (PCN’S, 1999, p.156). Sobre estes
aspectos é possível afirmar que:
I. Confrontando os objetivos do Ensino Médio
com os que têm no cotidiano da Educação
Física nas escolas, deparamo-nos com uma
incongruência. Enquanto as demais áreas de
estudo dedicam-se a aprofundar os
conhecimentos dos alunos através de
metodologias diversificadas, estudos do meio,
exposição de vídeos, apreciação de obras de
diversos autores, leituras de textos, solução de
problemas, discussão de assuntos atuais e
concretos, as aulas do “mais atraente” dos
componentes limita-se aos já conhecidos
fundamentos do esporte e jogo.
II. A influência do esporte no sistema escolar é de
tal magnitude, que temos não o esporte da
escola, mas sim o esporte na escola. Isso indica
a subordinação da Educação Física aos
códigos/sentido da instituição esportiva: esporte
olímpico, sistema desportivo nacional e
internacional.
III. Os princípios de rendimento atlético/desportivo
determinam relações entre professor e aluno
que passam a ser: professor-treinador e alunoatleta,
o ideal proposto para o Ensino Médio
pelos PCN’S.
IV. A Educação Física no Ensino Médio precisa
romper com a ideia de compreender e entender
o ser humano enquanto produtor de cultura.
As alternativas corretas são:
Os escolares apresentam duas fases de crescimento, sendo a primeira na infância e a segunda na adolescência. A velocidade em que ocorre o crescimento difere de escolar para escolar. O crescimento é o aumento de todo o corpo, mas também pode ser definido como:
Antônio, 16 anos, atleta da equipe de basquetebol da Escola Anízio Folhato, relatou para um amigo que, um dos treinamentos físicos que ele lembra que o seu professor realizava, constava de: estímulos (distâncias) de 100 metros, sendo o tempo para percorrer estes estímulos ≤ 80% do melhor tempo em uma corrida máxima de 100 metros e com intervalos de descanso entre os estímulos de 30 segundos. Este método de treinamento utilizado pelo técnico de Antônio é classificado como:
A anatomia muscular fornece subsídios importantes para que o Educador Físico possa prescrever exercícios físicos tanto para profilaxia de lesões como para melhorar as capacidades físicas de seus alunos atletas. Em ambos os objetivos (profilaxia ou melhora das capacidades físicas), o conhecimento da origem e da inserção dos músculos esqueléticos favorecerá para que as prescrições tenham sucesso. Sendo assim, marque a alternativa que indica corretamente os pontos de fixação óssea e a(s ) ação(ões) do músculo reto do abdome:
Adolescentes muitas vezes seguem modismos de
treinamento que encontram em sites não técnicos.
Adriel, obeso, 15 anos, foi um desses. Ao abrir um
blog, resolveu seguir a orientação de um leigo
sobre treinamento de corrida para emagrecimento.
Com quinze dias de treinamento, sentindo fortes
dores no pé, procurou seu professor de Educação
Física para saber quais os nomes dos ossos do seu
pé que se encontravam doloridos. O professor de
Adriel constatou que as dores estavam na região do
tarso. Nas alternativas abaixo, aponte aquela que
apresenta os ossos do tarso:
“Diferenças, distinções, desigualdades... A escola
entende disso", diz LOURO (2003, p. 57). É nela
também que os constructos históricos - e culturais -
são trabalhados e levados à educação de meninos e
meninas. Os estudos de gênero vêm, no entanto,
buscar compreender as construções culturais que se
firmaram, por meio da sociedade, quando esta
estabeleceu normas ao convívio social.

É desafiador “criar reflexões sobre as barreiras
culturais promovidas pela sociedade, em relação às
construções de corpos femininos e masculinos, que,
por se fixarem como “naturais", tornaram-se parte
da educação de crianças e jovens, no ambiente
escolar. E, por se tratar de uma instituição
indispensável no cotidiano social, a escola se
transforma em uma das grandes protagonistas
produtora de distinções de gênero".
Em relação à história, é importante observar que
também a educação física escolar tem sido
problematizada sob uma perspectiva de gênero por
diversas pesquisas. SOUSA (1994) desenvolveu
uma pesquisa pioneira na área, intitulada “Meninos
a marcha, meninas a sombra". Nesse trabalho, por
meio de uma abordagem histórica, a autora analisa
as construções dos gestos femininos e masculinos e
a relação destes com os fatores sociais que se
instalaram na sociedade. Isto é, entende que a
educação física “explicita valores sacralizados pelo
patrimônio cultural de nossa sociedade", segundo
ela, articulados por instituições e organizações, tais
como a Igreja, o Estado, a Escola, a Medicina, a
Família e a Indústria Cultural (1994).
Sobre o processo histórico da Educação Física e a
discussão de gênero é correto afirmar:
I. A trajetória de inserção das mulheres nos
esportes modernos revela um longo processo de
proibições. Essa trajetória também indica
disputas e contestações de regras e normas
legais que vetam a aquisição de práticas
corporais específicas voltadas para o bom
desempenho feminino nos esportes. Trata-se de
um desafio a ser também enfrentado pelas
escolas diante da esportivização da educação
física escolar.
II. É importante levar as discussões de gênero mais
profundamente nas aulas de educação física,
bem como na escola como um todo, uma vez
que é também neste local que o corpo e o
caráter, vistos e produzidos de formas únicas,
estarão representando, sob o mesmo palco, as
atribuições e acomodações que lhes couberam,
permitindo conflitos e possibilidades entre as
diferenças.
III. A educação corporal diferenciada por gênero,
disseminada na vida social, separa meninos e
meninas em suas práticas corporais, revelando
relações de poder que atravessam as
experiências de jogo e a ocupação dos espaços
escolares.
IV. A ocupação generificada dos espaços escolares
e o esporte como expressão da dominação
masculina são fortes exemplos de
enfrentamentos masculinos da ordem e das
normas presentes na escola.