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As barreiras são variáveis que intervêm no processo de comunicação e que o afetam

profundamente, fazendo com que a mensagem tal como é enviada se torne diferente da

mensagem tal como é recebida. Assinale a alternativa que apresenta apenas exemplos de

barreiras humanas à comunicação.

O Planejamento Estratégico de Recursos Humanos refere-se à maneira como a função de RH

pode contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais e, simultaneamente, favorecer e

incentivar o alcance dos objetivos individuais dos funcionários. Sobre os modelos de

Planejamento Estratégico de Recursos Humanos, considere a definição abaixo:

Trata-se de um modelo vegetativo e conservador, de natureza contábil, adequado para

organizações estáveis e sem planos de expansão, nas quais a preocupação é apenas

preencher as vagas existentes e dar continuidade ao cotidiano. […] É muito útil na análise

das consequências do sistema de carreiras, quando a organização adota uma política

coerente nesse sentido. (CHIAVENATO, 2005).

Essa definição refere-se ao modelo baseado

Considere os aspectos abordados na citação abaixo acerca da visão do indivíduo nas organizações.

Pessoas não fazem somente parte da vida produtiva das organizações. Elas constituem o princípio essencial de sua dinâmica, conferem vitalidade às atividades e processos, inovam, criam, recriam contexto e situações que podem levar a organização a posicionar-se de maneira competitiva, cooperativa e diferenciada com clientes, outras organizações e no ambiente de negócios em geral.

(DAVEL e VERGARA, 2009, p.31).

Essa visão está associada ao conceito de gestão

A estratégia vem tendo um papel cada vez maior nas discussões acadêmicas, na literatura da

administração e nas ações organizacionais. Sobre a evolução do conceito de estratégia e sua

aplicação na gestão de pessoas, analise as proposições abaixo.

I. O Balanced Scored Card (BS(C), proposto por Kaplan e Norton (2001), transformou-se em

um processo gerencial eficaz que possibilita não apenas mensurar resultados estratégicos,

mas também focar e alinhar as estratégias de gestão de pessoas à estratégia organizacional,

por considerar indicadores de desempenho ligados às pessoas na organização.

II. O termo “administração estratégica de recursos humanos" surgiu na literatura internacional

no início da década de 1980, com a publicação das obras “Estratégia competitiva: criando e

desenvolvendo um desempenho superior" e “Vantagem competitiva das nações", de

Michael Porter.

III. Na gestão estratégica de pessoas, tanto a estratégia de controle como a estratégia de

comprometimento se unem em busca da excelência no desempenho organizacional,

fazendo com que essas duas visões percebam o papel do ser humano no trabalho de

maneira similar, pois a filosofia de administração que as conduz é a mesma.

IV. A estratégia de gestão de pessoas integra-se ao processo de formulação e implementação

da estratégia organizacional, pautando-se na visão da organização para fomentar as

diversas etapas da estratégia funcional que integrarão a estratégia da organização, sendo

necessária a retroalimentação das informações em todo processo.

V. Na integração da estratégia de gestão de pessoas à estratégia organizacional, necessita-se

investigar as capacidades internas da organização, o que implica, de forma ampla,

conhecer sua estrutura, seus sistemas e processos, sua cultura, além das pessoas que nela

trabalham, oportunizando a construção de vantagens competitivas sustentáveis.

Estão CORRETAS apenas as proposições que correspondem aos itens:

A função administrativa de gestão de pessoas evoluiu com o passar do tempo. Essa evolução

teve influência da Teoria Geral da Administração (TGA). Sobre essa influência, é CORRETO

afirmar que

A comunicação nas organizações atuais vem sendo aprimorada e enriquecida pela tecnologia da informação. Sobre os tipos de comunicação eletrônica, considere a definição a seguir:

“São redes desenvolvidas para conectar o pessoal da organização com os principais fornecedores, clientes e parceiros estratégicos.” (ROBBINS, 2010, p. 241).

Esse conceito se refere

A globalização, principalmente no âmbito organizacional, implicou mudanças na gestão das organizações. Essas mudanças se referem, sobretudo, ao modo de encarar o papel das pessoas que as compõem. A participação mais ampla de trabalhadores dos diversos níveis e funções organizacionais na elaboração de estratégias oportuniza uma contínua interatividade, incentivando a comunicação, o aprendizado e o comprometimento das pessoas (FLEURY, 2002).

As características em questão referem-se à integração da

O conceito de competência emerge na literatura francesa na década de 1990, tendo como um dos principais autores Philippe Zarifian, que contribui para o enriquecimento da discussão conceitual e empírica sobre o tema, por meio de novos enfoques e perspectivas. Zarifian (1999) apud Fleury (2002) considera que uma organização possui competências que a diferenciam.

Considerando isso, relacione a primeira coluna, composta pelos tipos de competência organizacional, com a segunda, em que se apresentam as características de cada tipo de competência.

 

A sequência CORRETA de cima para baixo é:

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