As barreiras são variáveis que intervêm no processo de comunicação e que o afetam
profundamente, fazendo com que a mensagem tal como é enviada se torne diferente da
mensagem tal como é recebida. Assinale a alternativa que apresenta apenas exemplos de
barreiras humanas à comunicação.
O Planejamento Estratégico de Recursos Humanos refere-se à maneira como a função de RH
pode contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais e, simultaneamente, favorecer e
incentivar o alcance dos objetivos individuais dos funcionários. Sobre os modelos de
Planejamento Estratégico de Recursos Humanos, considere a definição abaixo:
Trata-se de um modelo vegetativo e conservador, de natureza contábil, adequado para
organizações estáveis e sem planos de expansão, nas quais a preocupação é apenas
preencher as vagas existentes e dar continuidade ao cotidiano. […] É muito útil na análise
das consequências do sistema de carreiras, quando a organização adota uma política
coerente nesse sentido. (CHIAVENATO, 2005).
Essa definição refere-se ao modelo baseado
Considere os aspectos abordados na citação abaixo acerca da visão do indivíduo nas organizações.
Pessoas não fazem somente parte da vida produtiva das organizações. Elas constituem o princípio essencial de sua dinâmica, conferem vitalidade às atividades e processos, inovam, criam, recriam contexto e situações que podem levar a organização a posicionar-se de maneira competitiva, cooperativa e diferenciada com clientes, outras organizações e no ambiente de negócios em geral.
(DAVEL e VERGARA, 2009, p.31).
Essa visão está associada ao conceito de gestão
A estratégia vem tendo um papel cada vez maior nas discussões acadêmicas, na literatura da
administração e nas ações organizacionais. Sobre a evolução do conceito de estratégia e sua
aplicação na gestão de pessoas, analise as proposições abaixo.
I. O Balanced Scored Card (BS(C), proposto por Kaplan e Norton (2001), transformou-se em
um processo gerencial eficaz que possibilita não apenas mensurar resultados estratégicos,
mas também focar e alinhar as estratégias de gestão de pessoas à estratégia organizacional,
por considerar indicadores de desempenho ligados às pessoas na organização.
II. O termo “administração estratégica de recursos humanos" surgiu na literatura internacional
no início da década de 1980, com a publicação das obras “Estratégia competitiva: criando e
desenvolvendo um desempenho superior" e “Vantagem competitiva das nações", de
Michael Porter.
III. Na gestão estratégica de pessoas, tanto a estratégia de controle como a estratégia de
comprometimento se unem em busca da excelência no desempenho organizacional,
fazendo com que essas duas visões percebam o papel do ser humano no trabalho de
maneira similar, pois a filosofia de administração que as conduz é a mesma.
IV. A estratégia de gestão de pessoas integra-se ao processo de formulação e implementação
da estratégia organizacional, pautando-se na visão da organização para fomentar as
diversas etapas da estratégia funcional que integrarão a estratégia da organização, sendo
necessária a retroalimentação das informações em todo processo.
V. Na integração da estratégia de gestão de pessoas à estratégia organizacional, necessita-se
investigar as capacidades internas da organização, o que implica, de forma ampla,
conhecer sua estrutura, seus sistemas e processos, sua cultura, além das pessoas que nela
trabalham, oportunizando a construção de vantagens competitivas sustentáveis.
Estão CORRETAS apenas as proposições que correspondem aos itens:
A função administrativa de gestão de pessoas evoluiu com o passar do tempo. Essa evolução
teve influência da Teoria Geral da Administração (TGA). Sobre essa influência, é CORRETO
afirmar que
A comunicação nas organizações atuais vem sendo aprimorada e enriquecida pela tecnologia da informação. Sobre os tipos de comunicação eletrônica, considere a definição a seguir:
“São redes desenvolvidas para conectar o pessoal da organização com os principais fornecedores, clientes e parceiros estratégicos.” (ROBBINS, 2010, p. 241).
Esse conceito se refere
A globalização, principalmente no âmbito organizacional, implicou mudanças na gestão das organizações. Essas mudanças se referem, sobretudo, ao modo de encarar o papel das pessoas que as compõem. A participação mais ampla de trabalhadores dos diversos níveis e funções organizacionais na elaboração de estratégias oportuniza uma contínua interatividade, incentivando a comunicação, o aprendizado e o comprometimento das pessoas (FLEURY, 2002).
As características em questão referem-se à integração da
O conceito de competência emerge na literatura francesa na década de 1990, tendo como um dos principais autores Philippe Zarifian, que contribui para o enriquecimento da discussão conceitual e empírica sobre o tema, por meio de novos enfoques e perspectivas. Zarifian (1999) apud Fleury (2002) considera que uma organização possui competências que a diferenciam.
Considerando isso, relacione a primeira coluna, composta pelos tipos de competência organizacional, com a segunda, em que se apresentam as características de cada tipo de competência.
A sequência CORRETA de cima para baixo é: