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É uma das funções da secretária organizar sua agenda e a agenda de seu executivo. Está

CORRETO afirmar que se trata de uma prática a ser evitada, antes de confirmar um

compromisso,

O profissional de secretariado desempenha o seu papel com vistas a gerar resultados à empresa

e ao executivo, de modo a necessitar de ferramentas eficientes para o acompanhamento de

atividades, como é o caso da agenda. É por meio dela que são organizadas, planejadas e

controladas as atividades. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir.

I. Podem ser anotadas em uma agenda reuniões de diretoria, associações, clubes, acionistas e

clientes.

II. É permitido anotar na agenda mensalidades (contas a pagar), contribuições assistenciais e

vencimento de assinaturas de periódicos.

III. Ao agendar compromissos, o profissional de secretariado deve anotar os números dos

telefones fixos e móveis das pessoas com as quais houve agendamentos.

IV. Ao agendar compromissos para o executivo, não é aconselhável o profissional de

secretariado buscar informações com o solicitante da reunião acerca da temática a ser

abordada.

V. É permitido colocar na agenda datas de aniversário de familiares do executivo.

Estão CORRETAS apenas:

A correspondência é um ato que se caracteriza pela troca de informação e, por sua vez, pela

emissão e recepção de mensagens. Desse modo, avalie as assertivas a seguir.

I. O secretário não necessita fazer controle das correspondências expedidas e das faturas

encaminhadas ao Departamento de contas a pagar ou Tesouraria, pois o aviso de

recebimento (AR) já é suficiente para controle.

II. A maior importância da correspondência comercial reside no fato de que não podemos

considerá-la simples atividade que tem seus objetivos em si mesma. Ela serve como

instrumento para fechamento de negócios.

III. As contas e faturas recebidas devem ser enviadas ao Departamento de contas a pagar ou

Tesouraria, após o visto do chefe.

IV. As introduções comuns nas correspondências devem ser criativas e sempre estimular o

receptor a continuar a leitura do texto.

V. O secretário nunca deve descartar o material publicitário recebido que não interessa ao

chefe ou a qualquer outro profissional na empresa.

Estão CORRETAS apenas:

É um fecho de cortesia comum e adequado para uma carta comercial:

Cada vez mais os conhecimentos, as habilidades e as competências estão sendo valorizados

pelas empresas, mas considera-se que a postura ética é essencial a todos os profissionais e,

principalmente, ao de secretariado que ocupa cargo de confiança nas empresas. O profissional

de secretariado deverá considerar em suas ações as orientações constantes no Código de Ética

Profissional. Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA.

Considerando-se um bom relacionamento interpessoal, um profissional de secretariado deve

apresentar as características seguintes.

I. Esse profissional deve procurar ler nas entrelinhas as expectativas do outro, suas

necessidades e limitações. Faz-se, então, necessário que esse profissional se coloque no

lugar do outro, por meio do que se denomina empatia.

II. Ao se relacionar com outras pessoas por meio de e-mails, o profissional de secretariado

deve evitar utilizar textos em letras maiúsculas, uma vez que isso caracteriza que ele está

“gritando" no seu texto.

III. Para uma boa relação interpessoal, o profissional de secretariado deve demonstrar interesse

e capacidade para ouvir não só a pessoa, mas o assunto que está sendo tratado.

IV. A transparência é imprescindível para se estabelecerem relacionamentos alicerçados em

confiança e respeito entre chefes, clientes, coletas e fornecedores, por isso o caráter

sigiloso das informações nem sempre deve ser mantido, quando se busca uma boa relação

interpessoal e a conquista de novas oportunidades.

V. Para uma boa relação interpessoal, os profissionais de secretariado deverão desenvolver

trabalhos em equipe e ter habilidades comportamentais, além de conhecer sua área de

trabalho e ter uma visão global da organização.

Estão CORRETAS apenas:

Assinale a norma que deve ser observada na lavratura de uma ata.

A reunião é um instrumento de trabalho que deve ser utilizado com eficácia e bom senso.

Tendo em vista a relevância do profissional de secretariado para o desenvolvimento de reuniões

eficazes, convém a ele pensar no antes, no durante e no depois desse momento. Sobre esse

instrumento de trabalho, julgue as proposições que seguem.

I. Há empresas que realizam reuniões em salões dos modernos hotéis existentes no Brasil,

dispensando-se o trabalho da secretária na arrumação da sala. Quando não for o caso de ser

no hotel, essa arrumação dependerá da criatividade da secretária.

II. De acordo com os objetivos e o formato da reunião, a disposição das cadeiras pode ser

realizada considerando-se os seguintes modelos de montagem de salas: tipo diplomática,

tipo escola, tipo pente, tipo paralela, tipo u, tipo triangular, tipo imperial, tipo anfiteatro.

III. Considerando que as reuniões ordinárias são realizadas e previstas de acordo com o

estatuto da empresa, não há a possibilidade de convocação de outras reuniões, em caso de

necessidade de deliberações conjuntas com a diretoria e outros membros.

IV. Para que uma reunião ocorra, às vezes, é necessária a convocação por edital. Em certos

casos processuais, o edital é uma exigência essencial. Como exemplo dessa necessidade de

convocação, podemos citar a venda de bens de menores, arrematações de bens penhorados

etc.

V. Se da reunião participarem muitas pessoas, é conveniente o uso de crachás, sobretudo

quando se trata de pessoas desconhecidas. Em pequenas reuniões de pessoas

desconhecidas, podem-se providenciar crachás de mesa.

Estão CORRETAS apenas as proposições:

O profissional de secretariado deve atuar nas empresas por meio de atenção e agilidade na

busca da eficácia do fluxo de informações. Considerando a distribuição das correspondências,

na visão de Veiga (2010), avalie os enunciados seguintes.

I. O secretário deve separar as correspondências em pilhas: particular, confidencial,

publicidade, jornais e revistas, endereçadas a outros departamentos e ao seu. As

correspondências confidenciais e particulares devem ser entregues fechadas, entretanto,

alguns secretários estão autorizados pelo chefe a abri-las.

II. Esse profissional deve escrever a lápis nas correspondências as providências que devem ser

tomadas.

III. O secretário deve carimbar a data de recebimento da carta e rubricar sobre o carimbo,

independente do documento.

IV. As correspondências ou os periódicos (jornais, revistas, boletins, etc) que circulam em

mais de dois departamentos devem ser colocados dentre de uma pasta, com a indicação do

nome dos departamentos e/ou funcionários que lerão o material. A correspondência ou o

periódico não necessariamente precisa ser arquivado após a circulação e rubrica de todos

os interessados.

V. O secretário deve manter o envelope anexo à correspondência quando a carta for anônima

ou se a data da postagem for importante. Se no papel não constar o endereço, o secretário

deve transcrevê-lo a lápis.

Estão CORRETOS apenas

Hoje, exige-se mais do profissional de secretariado. Entre as responsabilidades adicionais que são esperadas de uma) secretário( A), está CORRETA a seguinte atividade:

Com base no Capítulo VI das Relações com a Empresa, do Código de Ética do Profissional de

Secretariado, analise as seguintes afirmativas, considerando o que compete ao profissional no

pleno exercício de suas atividades.

I. Agir como elemento facilitador das relações interpessoais na sua área de atuação.

II. Atuar como figura-chave no fluxo de informações.

III. Participar de movimentos sociais e/ou estudos que se relacionem com sua atividade

profissional.

IV. Cumprir suas obrigações, tais como mensalidades e taxas, legalmente estabelecidas, junto

às entidades de classes a que pertencerem.

V. Ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro, contravenção penal ou

infração.

Está(ão) CORRETA(S), apenas:

Tendo em vista que o gerenciamento do tempo é um dos grandes desafios para todos os

profissionais, é importante destacar que o secretário deve desenvolver e considerar

procedimentos de execução de trabalho que o auxiliem a cumprir suas responsabilidades,

evitando ações que desperdicem tempo. Avalie as proposições a seguir que correspondem às

melhores estratégias para gerenciar o tempo.

I. O profissional de secretariado deve negociar com o executivo os horários de despachos,

sendo aconselhável despachar, no mínimo, duas vezes ao dia.

II. O profissional de secretariado não necessita ter responsabilidades claramente definidas,

pois, com um bom gerenciamento de tempo, consegue atingir os objetivos.

III. É relevante que o profissional de secretariado registre e controle o tempo gasto com suas

atividades rotineiras.

IV. O início de outro trabalho antes de terminar o que está sendo realizado é considerado uma

estratégia para melhor cumprimento de todas as atividades.

V. É aconselhável que o profissional de secretariado apresente os problemas e defina as

soluções apenas com o executivo, não necessitando apresentar sugestões de alternativas

antecipadamente.

Estão CORRETAS apenas as proposições:

A documentação procura oferecer o máximo no que se refere à facilidade de acesso às

informações. Sendo assim, indique as proposições que estão de acordo com as definições de

documentação.

I. A documentação é um conjunto de técnicas cujos objetivos primordiais são a produção, a

sistematização, a distribuição e a utilização de documentos.

II. O processo de documentação desenvolve-se em três fases principais: recolhimento, leitura

e classificação. No recolhimento, para constituir um serviço de documentação, exige-se

senso de julgamento na escolha dos documentos, cultura geral, discernimento para recolher

o que é útil e imparcialidade na seleção dos documentos. Já a classificação deve seguir

uma orientação teórica e, ao mesmo tempo, antecipar sua utilidade prática.

III. A normalização representa um agrupamento de documentos distribuídos em classes, que

designam grupos de coisas, de assuntos, de ideias ou de pessoas. Os procedimentos

utilizados para a catalogação baseiam-se na semelhança do conteúdo das palavras dos

documentos.

IV. A documentação pode ter natureza comercial, científica ou oficial, independente de sua

organização, utilização e finalidade.

V. A normalização procura racionalizar a produção, a organização e a difusão das

informações que se encontram nos vários documentos. Dessa maneira, estabelece

condições para o bom andamento da pesquisa, elaboração de projetos, preparação de

relatórios, realização de serviços, obras etc.

Estão CORRETAS apenas:

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