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Considerando-se um bom relacionamento interpessoal, um profissional de secretariado deve

apresentar as características seguintes.

I. Esse profissional deve procurar ler nas entrelinhas as expectativas do outro, suas

necessidades e limitações. Faz-se, então, necessário que esse profissional se coloque no

lugar do outro, por meio do que se denomina empatia.

II. Ao se relacionar com outras pessoas por meio de e-mails, o profissional de secretariado

deve evitar utilizar textos em letras maiúsculas, uma vez que isso caracteriza que ele está

“gritando" no seu texto.

III. Para uma boa relação interpessoal, o profissional de secretariado deve demonstrar interesse

e capacidade para ouvir não só a pessoa, mas o assunto que está sendo tratado.

IV. A transparência é imprescindível para se estabelecerem relacionamentos alicerçados em

confiança e respeito entre chefes, clientes, coletas e fornecedores, por isso o caráter

sigiloso das informações nem sempre deve ser mantido, quando se busca uma boa relação

interpessoal e a conquista de novas oportunidades.

V. Para uma boa relação interpessoal, os profissionais de secretariado deverão desenvolver

trabalhos em equipe e ter habilidades comportamentais, além de conhecer sua área de

trabalho e ter uma visão global da organização.

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