Considerando-se um bom relacionamento interpessoal, um profissional de secretariado deve
apresentar as características seguintes.
I. Esse profissional deve procurar ler nas entrelinhas as expectativas do outro, suas
necessidades e limitações. Faz-se, então, necessário que esse profissional se coloque no
lugar do outro, por meio do que se denomina empatia.
II. Ao se relacionar com outras pessoas por meio de e-mails, o profissional de secretariado
deve evitar utilizar textos em letras maiúsculas, uma vez que isso caracteriza que ele está
“gritando" no seu texto.
III. Para uma boa relação interpessoal, o profissional de secretariado deve demonstrar interesse
e capacidade para ouvir não só a pessoa, mas o assunto que está sendo tratado.
IV. A transparência é imprescindível para se estabelecerem relacionamentos alicerçados em
confiança e respeito entre chefes, clientes, coletas e fornecedores, por isso o caráter
sigiloso das informações nem sempre deve ser mantido, quando se busca uma boa relação
interpessoal e a conquista de novas oportunidades.
V. Para uma boa relação interpessoal, os profissionais de secretariado deverão desenvolver
trabalhos em equipe e ter habilidades comportamentais, além de conhecer sua área de
trabalho e ter uma visão global da organização.
Estão CORRETAS apenas: