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O CMMI-ACQ tem o propósito de ser um guia para a implementação das melhores práticas do CMMI para organizações compradoras de serviços. Tais práticas estão focadas em atividades para aquisição de produtos e serviços para atender às necessidades de clientes e usuários finais. É composto por 22 áreas de processos específicos. Com base no exposto, analise a seguinte afirmativa: “Demonstrar que um produto ou serviço adquirido preenche o uso pretendido quando colocado no ambiente intencionado”. A descrição anterior refere-se à área de processo denominada

Segundo o Guia Prático para Contratação de Soluçõesde Tecnologia da Informação, no Planejamento da Contratação de Soluções de TI – PCTI, o processo de iniciação possui seis atividades e valida o artefato documentode oficialização da demanda. Assinale a alternativa que apresenta ostrês atores que participam deste processo.

Segundo o EGTI, alcançar a efetividade na gestão de TI é adotar processos de trabalho e boas práticas de gestão relevantes e sensíveis à gestão de TI visando à melhoria contínua dos resultados. Assinale a alternativa que apresenta uma das estratégias elaboradas para este fim.

No documento de referência da e-Ping são descritas as atividades do modelo de governança e arquitetura e-Ping. O ciclo PDCA, descrito no documento, é um ciclo de desenvolvimento com foco na melhoria contínua, tanto dos trabalhos e padrões estudados, quanto das iterações com entes envolvidos nas atividades evolutivas da arquitetura e-Ping que fazem uso dos padrões propostos. Fazem parte do ciclo PDCA as seguintes atividades, EXCETO:

No CMMI-DEV, a gestão do projeto envolve áreas do processo que tratam aspectos de planejamento, monitoração e controle relacionados exclusivamente a projetos. Relacione adequadamente as áreas do processo aos respectivos objetivos.

1.Planejamento do Projeto (PP).
2.Gestão do Acordo com o Fornecedor (PMC).
3.Gestão de Requisitos (REQM).
4.Gestão de Riscos (RSKM).
5.Gestão Quantitativa do Projeto (QPM).
6.Controle e Monitoração do Projeto (PMC).

( ) Gerenciar os requisitos técnicos e não técnicos absorvidos ou gerados por um projeto, identificando as inconsistências em relação aos planos e produtos do projeto e tratando de forma adequada as mudanças necessárias e seus impactos.

( ) Gerenciar, através de métricas, o processo definido do projeto, visando atingir os objetivos preestabelecidos de desempenho da qualidade e do processo.

( ) Permitir uma visibilidade adequada do progresso do projeto, de forma que possam ser tomadas ações corretivas apropriadas quando o desempenho apresentar desvios significativos em relação ao planejado (replanejamento, estabelecimento de novos acordos e/ou mitigação de riscos).

( ) Gerenciar a aquisição de produtos de fornecedores externos para os quais existe um acordo formal (produtos e/ou componentes entregáveis ao cliente, ou mesmo ferramentas e ambientes operacionais para o projeto).

( ) Identificar problemas potenciais antes de sua ocorrência, para que possam ser planejadas e executadas ações de tratamento de riscos, visando mitigação de impactosnegativos nos objetivos, ao longo do ciclo de vidado projeto ou produto.

( ) Estabelecer e manter planos que definam as atividades dos projetos, envolvendo a elaboração de estimativas, o estabelecimento do nível adequado de interação com os grupos envolvidos e a obtenção de compromissos.

A sequência está correta em

O Decreto nº 7.579/2011, que dispõe sobre o SIP, trata nos arts. 5º e 6º das competências da Comissão de Coordenação do SISP e dos Órgãos Setoriais do SISP. Relacione adequadamente as colunas a seguir.
(Alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez.)

1.Comissão de Coordenação do SISP.
2.Órgãos Setoriais do SISP

( ) Coordenar, planejar, articular e controlar as açõesrelativas aos recursos de tecnologia da informação, no âmbito dos respectivos Ministérios ou órgãos da Presidência da República.

( ) Assessorar o Órgão Central do SISP no cumprimento de suas atribuições.

( ) Acompanhar e avaliar os resultados da regulamentação emanada do Órgão Central do SISP, além de propor ajustamentos.

( ) Fornecer subsídios ao Órgão Central do SISP, por intermédio da Comissão de Coordenação, para a definição e elaboração de políticas, diretrizes e normas geraisrelativas ao SISP.

( ) Cumprir e fazer cumprir, por meio de políticas, diretrizes, normas e projetos setoriais, as políticas, diretrizes e normas gerais emanadas do Órgão Central do SISP.

( ) Participar da elaboração e implementação das políticas, diretrizes e normas gerais relativas à gestão dos recursos do SISP e ao processo de compras do Governo na área de tecnologia da informação.

( ) Participar, como membro da Comissão de Coordenação, dos encontros de trabalho programados para tratar de assuntos relacionados ao SISP.

( ) Promover o intercâmbio de conhecimento entre seus participantes e homogeneizar o entendimento das políticas, diretrizes e normas gerais relativas ao SISP.

A sequência está correta em

O Mapa Estratégico do SISP é composto por: sociedade; governo federal; processos internos; pessoas, aprendizado e conhecimento. Assinale a alternativa que apresenta uma característica dos processos internos.

Enquanto o Cobit foca nos processos de TI, a ITIL (Information Technology Infraestructure Library) é um agrupamento das melhores práticas utilizadas para o gerenciamento dos serviços de TI. A versão 3 é formada por 5 livros. Assinale a alternativa que apresenta os processos do livro Estratégia de Serviços da ITIL.

São os principais componentes da estrutura do CMMI, EXCETO:

O Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática (SISP) organiza o planejamento, a coordenação, a organização, a operação, o controle e a supervisão dos recursos de tecnologia da informação dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquicae fundacional, em articulação com os demais sistemas utilizados direta ou indiretamente na gestão da informação pública federal. Usualmente, as organizações adotam os seguintes níveis de planejamento:

O Cobit (Control Objectives for Information and Related Technology), conjunto de boas práticas, um framework para gerenciamento de processos de TI, foi criado pela ISACF (Information Systems Audit and Control Foundation), ligado à ISACA (ISAC Association), em 1994. Assinale, a seguir, a correta estruturade governança do Cobit.

O CMMI (Capability Maturity Model Integration) foi criado pelo SEI em 2002, como um modelo evolutivo em relação aos vários CMMs, com o objetivo de combinar suas várias disciplinas em uma estrutura única e flexível, com componentes, podendo ser utilizado de forma integrada nas organizações que demandavam por processos de melhoria no âmbito corporativo. O CMMI baseia-se nas seguintes abordagens:

A Instrução Normativa nº 4/2010 regulamenta as contratações de Soluções de Tecnologia da Informação pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Administraçãodos Recursos de Informação e Informática (SISP). Oart. 8º do Capítulo II dispõe que as contratações de Soluções de Tecnologia da Informação deverão seguir três fases. Assinale-as.

A Instrução Normativa nº 4/2010 dispõe no art. 2º, item III, que a equipe de planejamento da contratação é envolvida no planejamento da contratação. Relacione os componentes da equipe envolvida no planejamento da contratação às respectivas características.

1. Preposto.
2. Plano de inserção.
3. Plano de sustentação.
4. Solução de tecnologia da informação.
5. Análise de riscos.
6. Requisitos.

( ) Conjunto de bens e serviços de tecnologia da informação e automação que se integram para o alcance dos resultados pretendidos com a contratação.

( ) Funcionário representante da contratada, responsável por acompanhar a execução do contrato e atuar como interlocutor principal junto à contratante, incumbido de receber, diligenciar, encaminhar e responder às principais questões técnicas, legais e administrativas referentes ao andamento contratual.

( ) Documento que contém a descrição, a análise e o tratamento dos riscos e ameaças que possam vir a comprometer o sucesso em todas as fases da contratação.

( ) Documento que prevê atividades de alocação de recursos necessários para a contratada iniciar o fornecimento da solução de tecnologia da informação.

( ) Conjunto de especificações necessárias para definira solução de tecnologia da informação a ser contratada.

( ) Documento que contém informações necessárias para garantir a continuidade do negócio durante e após a implantação da solução de tecnologia da informação,bem como após o encerramento do contrato.

A sequência está correta em

No Gerenciamento de Contrato de Soluções de TI, o processo iniciação possui três atividades, um subprocesso e produz o artefato Plano de Inserção. Além disso, são assinados os termos de ciência e de compromisso. São atores que participam deste processo, EXCETO:

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