Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 46 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Em “Vemos as pessoas com quem discutimos como um adversário" (6º§), nota-se uma adequação de regência verbal em relação à norma. Desse modo, assinale a alternativa em que, na reescritura, NÃO se registra tal adequação.

A frase “Eles governam também a nossa atividade cotidiana até nos detalhes mais triviais.” (2º§) estaria pontuada INADEQUADAMENTE com a seguinte reescritura:

O gênero textual poema estrutura-se a partir de certos procedimentos linguísticos cujos conhecimentos e domínios são necessários tanto para sua produção quanto para que estudos mais profundos possam ser realizados (Cereja & Magalhães, 2005). Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).

( ) Métrica é a medida dos versos, o número de sílabas poéticas que eles apresentam.

( ) Rima é um recurso musical baseado na semelhança sonora das palavras no final do verso ou em seu interior (rima interna). Dependendo da estrutura sonora, podem classificar-se como interpoladas, alternadas ou emparelhadas, segundo sua organização nos seguintes esquemas, respectivamente: ABAB, AABB e ABBA.

( ) Aliteração é a repetição constante de um mesmo fonema vocálico.

( ) Assonância é a repetição constante de um mesmo fonema consonantal.

( ) Paranomásia é a aproximação de palavras de um texto pela sua semelhança na forma ou no som.

( ) Paralelismo é a repetição de ideias e palavras que se correspondem quanto ao sentido.

Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta.

A respeito dos conceitos de frase, oração e período, considere as afirmativas a seguir atribuindo valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).

( ) 'Tomara que você ganhe o jogo' é uma frase declarativa.

( ) 'Mariana estudou, logo passou na prova' é uma oração coordenada explicativa.

( ) 'Tenho apenas um desejo: seja feliz!' é uma oração subordinada substantiva apositiva.

( ) 'Embora eu esteja chateada, continuarei esperando por você.' é uma oração subordinada adverbial concessiva.

( ) 'Estou convicta de que ele era inocente.' é uma oração subordinada objetiva direta.

Assinale a alternativa que traga, de cima para baixo, a sequência correta.

Segundo Othon Garcia (1975), “O parágrafo é uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada ideia central ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela.". Sob o ponto de vista do parágrafo como unidade de composição do texto, afirma-se:

I. Auxilia muito o fato de o parágrafo poder ser identificado pela sua margem na escrita, pois isto permitirá ao escritor (e também ao leitor) perceber quais suas ideias principais, o que facilitará, posteriormente, na compreensão do texto como um todo.

II. Constituído habitualmente por um ou dois períodos curtos iniciais, o tópico frasal, que é a introdução da unidade de composição, nos fornece o tema a ser desenvolvido.

III. O tópico frasal jamais poderá estar inserido em outra parte do texto, bem como estar diluído nele ou até mesmo implícito.

IV. Além do tópico frasal, o parágrafo pode ser iniciado também por: alusão histórica, em que a introdução ocorre com dados históricos; omissão de identificadores, em que se omite a identificação de personagens, ativando a curiosidade do leitor; e a interrogação, em que se faz uma pergunta visando a atrair a atenção do leitor.

V. Desenvolver o parágrafo é expor de forma pormenorizada sua ideia principal.

Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta:

A semântica é a parte da gramática que estuda os aspectos relacionados ao sentido das palavras e enunciados. A paronímia, a homonímia, a sinonímia, a antonímia e a polissemia são alguns dos recursos estudados pela semântica. A respeito disto, analise as afirmativas a seguir:

I. Polissemia é a propriedade que uma palavra tem de apresentar vários sentidos. Ex.: manga, cavalo, sopa, pé, rede.

II. Paronímia é a propriedade em que as palavras apresentam semelhanças na pronúncia, mas são diferentes na escrita. Ex.: descrição/discrição; emigrante/imigrante; estada/estadia.

III. Sinonímia são palavras de sentidos aproximados que podem ser substituídas uma pela outra em diferentes contextos. Ex.: diabo/capeta; mostrar/exibir; manifestar/ expressar; entendimento/compreensão.

IV. Homonímia é a propriedade em que as palavras apresentam semelhança na pronúncia, mas são diferentes na escrita. Ex.: flagrante/fragante; emergir/ imergir; eminente/iminente.

V. Antônimos são palavras de sentidos contrários entre si. Ex.: bom/mau; velho/novo; pobre/rico; doce/amargo.

Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta:

Ainda sobre os tipos de discurso, na passagem do discurso direto para o discurso indireto, ocorre mudança nas pessoas do discurso, mudança nos tempos verbais, mudança na pontuação das frases e mudança nos advérbios e adjuntos adverbiais. A esse respeito é possível afirmar que:

I. Toda a narrativa que se encontre na 1.ª pessoa no discurso direto passa para a 3.ª pessoa no discurso indireto, incluindo nessa mudança não só o verbo, mas também todos os pronomes que aparecem na frase, como os pronomes eu, nós e meu, que passam para ele/ela, eles/elas e seu no discurso indireto.

II. Frases interrogativas, exclamativas e imperativas no discurso direto passam para frases declarativas no discurso indireto.

III. As noções temporais como ontem, hoje e amanhã no discurso direto não sofrem alterações no discurso indireto.

IV. As noções espaciais como aqui, aí, este e isto no discurso direto passam para ali, lá, aquele e aquilo no discurso indireto.

V. O presente no discurso direto passa para pretérito imperfeito no discurso indireto, o pretérito perfeito no discurso direto passa para pretérito mais-que-perfeito no discurso indireto e o no discurso direto passa para futuro do pretérito no discurso indireto.

Estão corretas as afirmativas:

No contexto do ensino médio, o processo de ensino e de aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa deve levar o discente à construção gradativa de saberes sobre os textos que circulam socialmente, recorrendo a diferentes universos semióticos, o que deverá propiciar ao aluno o refinamento de habilidades de leitura, de escrita, de fala e de escuta. Contudo, é correto afirmar que isso implica:

I. Na ampliação contínua de saberes relativos à mutação, ao funcionamento e à circulação dos textos.

II. No desenvolvimento da capacidade de reflexão sistemática sobre a língua e a linguagem.

III. Na ampliação contínua de saberes relativos à configuração, ao funcionamento e à circulação dos textos.

IV. No desenvolvimento exclusivo da capacidade de reflexão sistemática sobre a linguagem.

V. Na ampliação contínua de saberes relativos à mutação, ao funcionamento e à circulação da linguagem.

Estão corretas as afirmativas:

Ao longo do texto, percebe-se um posicionamento dos autores acerca do conceito de metáfora. Para eles, trata-se de algo que:

Segundo Cereja & Magalhães (2005), a Figura de Linguagem é normalmente utilizada para tornar mais expressivo o que desejamos comunicar. Usada tanto na linguagem oral quanto na escrita, ela pode ampliar o significado de uma palavra, suprir a falta de termos adequados, ou criar significados e sentidos diferentes. Ela é uma forma de expressão em que as palavras são apresentadas com um sentido diferente daquele em que são convencionalmente empregadas.

Sobre as Figuras de Linguagem, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A Metáfora consiste no emprego de uma palavra com sentido que não lhe é comum ou próprio, sendo esse novo sentido resultante de uma relação de semelhança, e sempre por meio de um elemento comparativo expresso (como, tal qual, que nem, etc).

II. A Metonímia consiste na substituição de uma palavra por outra em razão de haver entre elas uma relação de interdependência, de inclusão ou de implicação.

III. A Hipérbole consiste em expressar uma ideia com exagero.

IV. A Antítese consiste no emprego de palavras que se opõem quanto ao sentido.

V. O Paradoxo consiste no emprego de palavras que por serem opostas quanto ao sentido, não se fundem em um enunciado.

Assinale a alternativa correta:

O Pré-Modernismo foi um período marcado pelo sincretismo de tendências artísticas, sem, no entanto, constituir um movimento literário propriamente dito. No Brasil, esse período deu-se, marcadamente no início do século XX (Cereja & Magalhães, 2005). A este respeito, assinale a alternativa incorreta:

Quando desejamos expressar algo a alguém, uma ideia, uma vontade, um argumento, utilizamos a língua para esta realização. Valemo-nos, então, das palavras para tal. Entretanto, ao selecioná-las não o fazemos de modo aleatório, mas sim com uma combinação que é orientada pela forma que estas palavras (artigo, substantivo, verbo, etc) assumem na frase e sua função (sujeito, objeto direto ou indireto etc). A Sintaxe é o campo que estuda como ocorrem estas combinações. A este respeito, afirma-se:

I. A Sintaxe é o estudo das palavras dentro das frases ou orações, da relação que elas criam entre si para compor o significado.

II. É também parte da Sintaxe, o estudo da relação das orações dentro do período.

III. Outros estudos da Sintaxe dizem respeito à análise dos períodos simples e compostos, mas as concordâncias nominal e verbal não são parte dos estudos sintáticos, mas sim, dos estudos morfológicos.

IV. É possível, através da Sintaxe, verificar quais são os termos essenciais, quais os integrantes e quais os acessórios da frase ou oração.

V. Através da análise sintática é possível verificar como se relacionam os termos de uma oração, que é estudado de acordo com o sentido e posição que nela ocupam.

Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta.

Acerca dos valores semânticos das orações coordenadas e subordinadas, bem como dos conectivos, afirma-se:

I. 'Tentei de tudo para que ele aprendesse a tocar um instrumento musical.' é uma oração subordinada adverbial final, em que a semântica indica uma finalidade relativa ao fato expresso na oração principal.

II. 'Trabalhou tanto que adoeceu.' é uma oração subordinada adverbial consecutiva, cuja semântica estabelece uma ideia de conformidade entre um fato nelas mencionado e outro expresso na oração principal.

III. 'Todas as tardes ia ao cinema ou fazia pequenas compras na região.' é uma oração coordenada sindética alternativa, em que a semântica expressa alternância, ligando orações que indicam ideias que se excluem.

IV. 'Maria sumiu da festa, porque ninguém mais a viu.' é uma oração subordinada adverbial causal, pois sua semântica indica a causa do efeito expresso na oração principal.

V. 'Ele comprou a passagem e partiu na primeira hora do dia.' é uma oração coordenada sindética aditiva, uma vez que sua semântica estabelece, em relação à oração anterior, uma noção de acréscimo, adição.

Estão corretas as afirmativas:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282