No período “Não o massagista, que não inspira nada” (linhas 28 e 29), a palavra “que” tem função de
Tendo em vista que, em um texto, as ideias organizam-se estabelecendo relações que constroem os sentidos, assinale a alternativa correta.
Considerando a pertinência da reflexão acerca de todos os eixos de ensino da língua portuguesa, assinale a alternativa que exemplifica a prática profissional de professores em relação ao tema apresentado no texto.
O poema de Murilo Mendes mostra a poesia como atividade humana marcada pelas ações de “desdobrar-se” e “responder por”. Assinale a alternativa que relaciona a forma do poema com essas ideias.
Assinale a alternativa correspondente a um trecho do texto que seja, simultaneamente, uma frase, uma oração e um período.
Qual é a figura de linguagem presente no trecho “Sei que não pega bem ficar falando mal de técnico” (linha 25)?
No trecho “O seu Almeida sempre desconversa quando pergunto como ele ganha dinheiro.” (linhas de 47 a 49), há
No contexto em que se insere, no período “O futebol os projeta e pendura nas manchetes” (linhas 14 e 15), o vocábulo sublinhado é
Assinale a alternativa em que a coesão é construída pelo emprego da elipse do sujeito.
Com base nas ideias apresentadas no segundo parágrafo do texto, assinale a alternativa correta.
Tendo em vista a perspectiva do texto e a importância da leitura para a comunidade escolar, é relevante a reflexão quanto às causas das dificuldades de compreensão de um texto. Assinale a alternativa que menciona as causas dessas dificuldades.
No que concerne à literatura contemporânea no Brasil, assinale a alternativa correta.
Com relação ao trecho “Sei que não pega bem ficar falando mal de técnico” (linha 25), é correto afirmar que ele tem