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Diretor de “Araguaia” quer novela “densa” para alavancar ibope – O diretor Marcos Schechtman é um entusiasta do seu trabalho. Graduado em ciências sociais e filosofia
pela UFRJ, Schechtman é um intelectual. Estreou na TV fazendo uma adaptação da “Comédia Humana”, de Balzac. Para caracterizar o ambiente de “Araguaia”, vale-se do conceito “rurbano”. “O interior projetado na nossa literatura não é o que existe na prática. Encontrei na região fazendeiros que passavam o fim de semana em Nova York”, diz.

Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2010/09/804411-diretor-de-araguaia-quer-noveladensa-para-alavancar-ibope.shtml>.Acesso em: 12 jul. 2019 (Adaptação).

A respeito do conceito de “rurbano”, considere as afirmativas a seguir.

  1. O termo indica um tipo de sociedade intermediária que concilia os aspectos contraditórios de uma vida rural e urbana; assim, remete à ideia de um atravessamento do rural pelo urbano, e vice-versa.
  2. O termo foi originalmente cunhado pelo geógrafo Gilberto Freyre, que o usou pela primeira vez em meados da década de 1940, quando a população brasileira deixou de ser majoritariamente rural para ser majoritariamente urbana.
  3. Um retrato das áreas “rurbanas” pode ser observado no trânsito, onde se encontram bicicletas, carroceiros e cavalos transitando e disputando lugar com automóveis nas vias mais urbanizadas das cidades.
  4. Um reflexo da rurbanização está na geração de emprego e renda no meio rural, impulsionada por demandas não agrícolas das populações urbanas, como é o caso das demandas geradas por residência no campo e de serviços ligados ao lazer (turismo rural e preservação ambiental, por exemplo).

Estão corretas as afirmativas

Analise a tabela a seguir, que apresenta dados da estrutura etária da população de Uberlândia / MG nos anos de 1991, 2000 e 2010.

Com base nessas informações, assinale a alternativa incorreta.

“[...] devemos considerar a existência de pelo menos três mundos num só. O primeiro seria o mundo tal qual nos fazem vê-lo: a globalização como fábula; o segundo seria o mundo tal como ele é: a globalização como perversidade; e o terceiro, o mundo como ele poderia ser: uma outra globalização”.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento
único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2006.

Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2006. A respeito da proposta de Milton Santos, assinale a alternativa incorreta.

Cada tipo de solo possui características que implicam em limitações e potencialidades que devem ser consideradas em seu manejo para um uso sustentável. Apesar de o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos conter diversas classes, apenas os latossolos, os argissolos, e os neossolos respondem por mais de 70% da área do território brasileiro.

A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando as descrições com a classe de solo que mais se identificam.

COLUNA I

1. Latossolos
2. Argissolos
3. Neossolos

COLUNA II

( ) Podem desenvolver “lençol freático suspenso”, sobretudo quando abruptos, facilitando o processo de deslizamento, devido ao excesso de água no plano de cisalhamento entre os horizontes A e B.
( ) A grande espessura e boa aeração que apresentam os qualificam como os mais adequados para aterros sanitários, depósitos de efluentes, lagoas de decantação e cemitérios.
( ) O tipo quartzarênico tem constituição arenosa, com grãos soltos, possibilita fácil desagregação, tendendo a ser muito suscetível à erosão, mesmo quando ocorre em relevo suave.
( ) O tipo regolítico tem textura em geral arenosa, contendo apreciáveis teores de minerais facilmente intemperizáveis na fração areia, o que aumenta o risco de salinização.
( ) Em geral, apresentam baixa fertilidade natural e pouca água disponível, devido à sua característica de drenagem muito rápida, proporcionada por sua estrutura granular bem desenvolvida.
( ) Podem restringir o desenvolvimento radicular das plantas, em razão das características físicas do horizonte B, o que pode ser intensificado por processos de compactação quando o horizonte A é muito argiloso.

Assinale a sequência correta.

No decorrer do período escolar, cada estudante entra em contato com um grande volume de informações a respeito do espaço geográfico brasileiro e mundial. Em cada conteúdo que lhe é apresentado, faz-se necessária a compreensão de vários conceitos geográficos que se constituem como instrumentos para uma aprendizagem efetiva. O uso indiscriminado dos termos dentro da Geografia pode conduzir ao empobrecimento do objeto de estudo e dos próprios conceitos. Então, é necessário conhecer o universo da discussão conceitual que circunda as categorias de análise que são utilizadas nas pesquisas geográficas.

LISBOA, S. S. A importância dos conceitos da Geografia para a aprendizagem de conteúdos geográficos escolares. In: Revista Ponto de Vista, v. 4, p. 23-35. 2007 (Adaptação).

Nesse contexto, considere as definições a seguir.

  1. Significa mais do que simplesmente uma localização geográfica, está relacionado aos diversos tipos de experiência e envolvimento com o mundo e se associa ao sentimento de pertencer a determinado espaço, de identificação pessoal com uma dada área.
  2. Meio no qual se desenvolvem e se manifestam os diferentes tipos de fluxos; também pode ser entendido como um conjunto de nós (elementos do espaço) interconectados, sendo nó o ponto no qual uma curva se entrecorta.
  3. Níveis em que o espaço é “subdividido” para melhor ser compreendido e analisado; não envolve apenas análise numérica, quantitativa, mas também qualitativa dos fenômenos analisados.
  4. Refere-se a “um todo” do qual derivam os demais conceitos e com o qual eles se relacionam; o homem é o seu agente por excelência – somente passa a existir quando se verifica interação entre o homem e o meio em que vive.

As definições I, II, III e IV mais se aproximam, correta e respectivamente, às seguintes categorias da análise geográfica:

Estiagens, secas, enxurradas e inundações representam cerca de 84% dos desastres naturais ocorridos no Brasil, de 1991 a 2012. Nesse período, quase 39 mil desastres
naturais registrados afetaram cerca de 127 milhões de pessoas.

A esse respeito, observe o gráfico a seguir.

Considere as afirmativas a seguir sobre essa temática.

  1. O destaque da região Sudeste na proporção de mortos está relacionado à densidade demográfica: um mesmo desastre atingindo duas regiões com densidades demográficas distintas trará maiores danos para a que possuir mais habitantes por área.
  2. As regiões Norte e Centro-Oeste têm baixos percentuais de afetados e de mortos por desastres no país, o que está relacionado aos grandes “vazios demográficos” ainda existentes nessas regiões, pois também são afetadas por eventos naturais diversos.
  3. O elevado percentual de afetados em relação ao de mortos na região Nordeste é explicado pelos baixos índices de desenvolvimento humano na região, o que aumenta a vulnerabilidade social aos eventos naturais.

Estão corretas as afirmativas

No Brasil, ao se analisar o histórico de ocorrência de eventos climáticos extremos, observou-se que nos últimos 30 anos eles têm aumentado significativamente, contribuindo para a deflagração de desastres naturais. Como esses extremos são associados à variabilidade natural do clima, existem indícios de que eles seriam mais intensos e frequentes num futuro clima mais quente.

MARENGO, J. A. O futuro clima do Brasil. REVISTA USP. n. 103. p. 25-32, 2014. (Adaptação).

Analise a imagem a seguir, a respeito das projeções para as próximas décadas para o clima do Brasil por região.

A respeito de possíveis desdobramentos desse cenário, assinale a alternativa incorreta.

A secretária de Segurança Nacional dos Estados Unidos pediu aos ministros de Segurança da Guatemala, El Salvador e Honduras que detenham novas caravanas
de migrantes que pretendem chegar ao seu país de forma irregular. Na busca por soluções à migração, pediu-lhes para mostrar “liderança para deter a formação das caravanas” que, na sua opinião, “trouxeram crime, violência e instabilidade para a região”. Em fevereiro, foi apresentado o estudo “Honduras: causalidades da migração internacional” a cerca de 50 acadêmicos na Universidade Nacional, em Tegucigalpa. A pesquisa aponta que as pessoas no país decidem emigrar pela “pobreza e desigualdade”, “insegurança” e por “fatores culturais”.

Disponível em <https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2019/02/20/interna_internacional,1032333/eua-pedem-a-america-central-que-detenha-caravanas-demigrantes.shtml>. Acesso em: 13 jul. 2019 (Adaptação).

Assinale o tipo de migração que melhor representa a situação referenciada pelo texto.

Observe a imagem a seguir.

A respeito da bacia do Rio Uberabinha, considere as afirmativas a seguir.

  1. Na porção ocidental da bacia do Rio Uberabinha, predomina uma rede de drenagem com maior densidade hidrográfica.
  2. À jusante da cidade de Uberlândia, predomina uma rede de drenagem com menor densidade hidrográfica, sobretudo na porção mais oriental.
  3. A bacia do Rio Uberabinha tem formato alongado e sentido geral SE-NW para sua rede de drenagem principal, embora os afluentes da porção setentrional tenham, em geral, sentido SW-NE (margem esquerda) e NE-SW (margem direita).

Estão corretas as afirmativas

Os mapas e gráficos armazenam informação espacial abstrata e estruturada e devem ser considerados instrumentos indispensáveis ao aprendizado dos temas relacionados com o ambiente, o território e a Geografia como um todo. O mapa fornece uma perspectiva simultânea de uma área e organiza o conhecimento espacial, expressando relações. A pessoa com deficiência visual não pode prescindir desse meio de comunicação, que, adaptado ao tato, ajuda na organização de suas imagens espaciais internas.

ALMEIDA, R.D. Cartografia escolar.São Paulo: Contexto, 2007.

Considere as seguintes adaptações.

  1. Transcrição completa das informações visuais dos mapas convencionais para uma forma perceptível pelo tato.
  2. Uso de maquetes elaboradas a partir de dados de curvas de nível para o trabalho com as representações do relevo e suas dinâmicas.
  3. Exercícios sobre escala cartográfica utilizando brinquedos como carrinhos, bonecas e bichos de vários tamanhos.
  4. Utilização de texturas para representar a variação de cores dos mapas convencionais, geralmente associadas a informações qualitativas, quantitativas ou ordenadas.

Estão adequadas ao público com deficiência visual para o trabalho da cartografia e suas aplicações na Educação Básica as adaptações

A Geografia é capaz de tratar os fenômenos espaciais sobre múltiplas escalas espaço-temporais. Apesar das orientações acadêmicas e oficiais colocarem o foco no cotidiano e no espaço vivido para a educação geográfica, isso não significa ignorar a dimensão do tempo longo (ou geológico). Os resultados de milhões de anos de interação entre os elementos da natureza e energias existentes nos sistemas ambientais não devem ser relegados à simples descrição do meio físico, o que limita o avanço das discussões acerca da gênese das paisagens e dos recursos naturais – fundamental para o reconhecimento do tempo da natureza nas diversas situações cotidianas e da dinamicidade própria do sistema Terra. No entanto, nos livros didáticos de Geografia são comuns textos fundamentados em notícias com um catastrofismo alarmista de uma mídia sensacionalista, o que, muitas vezes, reflete a falta de conhecimento dos ciclos e das dinâmicas próprias dos sistemas naturais.

SARAIVA JUNIOR, J. C. Tempo geológico, sociedade e ensino de geografia física. HOLOS. ano 29, v. 5, p. 219-233, 2013(Adaptação).

Demandam uma abordagem em tempo longo para serem compreendidas, exceto:

Analise as imagens a seguir.

A respeito do fenômeno movimento gravitacional de massa (MGM) e sua espacialidade em Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.

A respeito do emprego da aula de campo como prática pedagógica no ensino de Geografia para o Ensino Fundamental, assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Além de aproximar a teoria da realidade, possibilita vincular a leitura e a observação, assim como situações e ações que, associadas à problematização e à contextualização encaminhadas pelo docente, ampliam a construção do conhecimento pelo aluno.

( ) Estimula o desenvolvimento de várias inteligências, sobretudo a espacial, ou seja, a capacidade de perceber com precisão o mundo visuoespacial e de realizar transformações sobre essas percepções.

( ) Diante de alguns fatores dificultadores (como riscos à segurança, custo financeiro e indisciplina), cabe ao professor avaliar a viabilidade dessa prática – em algumas situações, ela pode não ser adequada ao perfil ou à faixa etária de uma determinada turma.

( ) Diferente de um passeio, uma aula de campo deve ser planejada nas etapas de pré-campo, campo e pós-campo, orientada por objetivos pedagógicos e conteúdos curriculares predefinidos.

( ) Dentre suas contribuições para a educação geográfica, destaca-se que: instiga os alunos à observação e à comparação, permite associar teoria e prática, favorece a contextualização dos conteúdos, estimula os alunos à análise interdisciplinar.

Assinale a sequência correta.

A respeito da taxa de fecundidade no Brasil, observe o gráfico a seguir.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

  1. Desde 2007, a taxa de fecundidade no Brasil é menor ou igual a 2, ou seja, a média de filhos por mulher em idade reprodutiva é de até duas crianças.
  2. A queda na taxa de fecundidade no Brasil pode ser relacionada ao envelhecimento da fecundidade, ou seja, à decisão da mulher de engravidar mais tarde.
  3. O aumento na taxa de fecundidade após 2015 pode ser relacionado ao adiamento da decisão de ter filhos, por causa da epidemia de zika no país entre 2015 e 2016.

Estão corretas as afirmativas

O desenvolvimento das técnicas e a complexificação da sociedade ampliaram a capacidade interventora do homem sobre as dinâmicas da natureza, atribuindo-lhe o
papel de agente geológico-geomorfológico. No entanto, a magnitude e intensidade da ação antrópica sobre as dinâmicas da natureza variam no tempo–espaço, de
acordo com os diversos arranjos socioambientais e o nível de desenvolvimento dos diferentes grupos sociais.

SILVA, E. C. N; DIAS, M. B. G; MATHIAS, D. T. A abordagem tecnogênica: reflexões teóricas e estudos de caso. In. Quaternary and Environmental Geosciences, v. 5. n. 1. 2014, p. 1-11 (Adaptação).

A respeito da ideia de tecnógeno, assinale a alternativa incorreta.

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