Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Cada tipo de solo possui características que implicam em limitações e potencialidades que devem ser consideradas em seu manejo para um uso sustentável. Apesar de o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos conter diversas classes, apenas os latossolos, os argissolos, e os neossolos respondem por mais de 70% da área do território brasileiro.

A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando as descrições com a classe de solo que mais se identificam.

COLUNA I

1. Latossolos
2. Argissolos
3. Neossolos

COLUNA II

( ) Podem desenvolver “lençol freático suspenso”, sobretudo quando abruptos, facilitando o processo de deslizamento, devido ao excesso de água no plano de cisalhamento entre os horizontes A e B.
( ) A grande espessura e boa aeração que apresentam os qualificam como os mais adequados para aterros sanitários, depósitos de efluentes, lagoas de decantação e cemitérios.
( ) O tipo quartzarênico tem constituição arenosa, com grãos soltos, possibilita fácil desagregação, tendendo a ser muito suscetível à erosão, mesmo quando ocorre em relevo suave.
( ) O tipo regolítico tem textura em geral arenosa, contendo apreciáveis teores de minerais facilmente intemperizáveis na fração areia, o que aumenta o risco de salinização.
( ) Em geral, apresentam baixa fertilidade natural e pouca água disponível, devido à sua característica de drenagem muito rápida, proporcionada por sua estrutura granular bem desenvolvida.
( ) Podem restringir o desenvolvimento radicular das plantas, em razão das características físicas do horizonte B, o que pode ser intensificado por processos de compactação quando o horizonte A é muito argiloso.

Assinale a sequência correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282