O Protocolo Prevenção de Quedas publicado pelo Ministério da Saúde tem por finalidade reduzir a ocorrência de queda de pacientes nos pontos de assistência e o dano dela decorrente, por meio da implantação / implementação de medidas que contemplem a avaliação de risco do paciente, garantam o cuidado multiprofissional em um ambiente seguro e promovam a educação do paciente, familiares e profissionais.
São medidas específicas para prevenção de quedas em adultos hospitalizados, EXCETO:
A administração de sangue e componentes sanguíneos requer conhecimento a respeito das técnicas de administração e das possíveis complicações.
Em relação às condutas do enfermeiro relacionadas à transfusão de concentrado de hemácias, analise as seguintes afirmativas.
I. Ao receber o concentrado de hemácias, o enfermeiro deve realizar dupla verificação ou checagem dos rótulos para assegurar que o grupo ABO e o tipo Rh estão de acordo com o registro de compatibilidade e se o número e o tipo descritos no rótulo da bolsa de sangue e no prontuário do paciente estão corretos.
II. Antes de iniciar a administração do concentrado de hemácias, deve-se examinar a bolsa de sangue quanto à presença de bolhas de gás (que podem ser um sinal de hemólise) ou qualquer coloração e turvação incomuns (que podem indicar crescimento bacteriano).
III. Deve-se assegurar que a transfusão do concentrado de hemácias seja iniciada em até 30 minutos após a bolsa ter sido retirada do refrigerador do banco de sangue.
IV. Durante os primeiros 5 minutos, a transfusão deve ser administrada lentamente: não mais do que 15 mL/minuto. Se nenhum efeito adverso for observado, a velocidade do fluxo deve ser aumentada.
V. Caso ocorra qualquer reação adversa, o enfermeiro deve interromper a transfusão, manter o acesso IV com soro fisiológico por meio de outro equipo em velocidade lenta, avaliar o paciente, notificar o médico e o banco de sangue.
Estão corretas as afirmativas:
Sobre o atendimento a pessoa adulta em parada cardiorrespiratória (PCR), analise as afirmativas e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os elos da cadeia de sobrevivência na PCR intra-hospitalar são: 1- vigilância e prevenção; 2- reconhecimento e acionamento do serviço médico de emergência; 3- ressuscitação cardiopulmonar imediata de alta qualidade; 4- rápida desfibrilação; 5- suporte avançado de vida e cuidados pós-PCR.
( ) As compressões torácicas devem ser aplicadas a uma frequência de no mínimo 100/minuto e profundidade de pelo menos 5 cm.
( ) Durante a ressuscitação cardiopulmonar com via aérea avançada, deve-se administrar uma ventilação a cada 6 segundos (dez ventilações por minuto) enquanto são aplicadas as compressões torácicas contínuas.
( ) As prioridades para as mulheres grávidas em PCR são administração de ressuscitação cardiopulmonar de alta qualidade e o alívio da compressão aortocava. Se a altura do fundo for igual ou superior ao nível do umbigo, o deslocamento manual do útero para a direita pode ser benéfico para alívio da compressão aortocava durante as compressões torácicas.
Assinale a sequência CORRETA.
O protocolo de identificação do paciente tem por finalidade reduzir a incidência de incidentes, assegurando que o cuidado seja prestado à pessoa ao qual se destina.
Acerca das condutas voltadas para se promover assistência segura relacionadas à identificação dos pacientes, assinale a alternativa CORRETA.
A síncope é a perda transitória da consciência e do tônus postural de caráter súbito e de recuperação espontânea e pode não estar associada a:
As crises hipertensivas são classificadas em urgência e emergência hipertensiva e hipertensão maligna.
A esse respeito, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Emergência hipertensiva é definida como hipertensão grave com lesão aguda de órgão-alvo.
( ) A urgência hipertensiva é caracterizada pelo aumento significativo da pressão arterial sem evidências de lesão aguda em órgão-alvo.
( ) A urgência hipertensiva pode ser tratada fora do ambiente de UTI com medicações orais no período de 24 a 48 horas.
( ) Na emergência hipertensiva, o paciente deverá ser tratado em UTI com medicação intravenosa, ter uma redução rápida e gradual da pressão arterial.
Assinale a sequência CORRETA.