Ir para o conteúdo principal

A administração de sangue e componentes sanguíneos requer conhecimento a respeito das técnicas de administração e das possíveis complicações.

Em relação às condutas do enfermeiro relacionadas à transfusão de concentrado de hemácias, analise as seguintes afirmativas.

I. Ao receber o concentrado de hemácias, o enfermeiro deve realizar dupla verificação ou checagem dos rótulos para assegurar que o grupo ABO e o tipo Rh estão de acordo com o registro de compatibilidade e se o número e o tipo descritos no rótulo da bolsa de sangue e no prontuário do paciente estão corretos.

II. Antes de iniciar a administração do concentrado de hemácias, deve-se examinar a bolsa de sangue quanto à presença de bolhas de gás (que podem ser um sinal de hemólise) ou qualquer coloração e turvação incomuns (que podem indicar crescimento bacteriano).

III. Deve-se assegurar que a transfusão do concentrado de hemácias seja iniciada em até 30 minutos após a bolsa ter sido retirada do refrigerador do banco de sangue.

IV. Durante os primeiros 5 minutos, a transfusão deve ser administrada lentamente: não mais do que 15 mL/minuto. Se nenhum efeito adverso for observado, a velocidade do fluxo deve ser aumentada.

V. Caso ocorra qualquer reação adversa, o enfermeiro deve interromper a transfusão, manter o acesso IV com soro fisiológico por meio de outro equipo em velocidade lenta, avaliar o paciente, notificar o médico e o banco de sangue.

Estão corretas as afirmativas:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282