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Sobre as atribuições do pedagogo na Educação Básica, compete a ele:

I. Atuar como profissional especializado em estudos e ações relacionados com a ciência pedagógica e problemática educativa.

II. Atuar em sala de aula, revelando domínio no trato com os conhecimentos específicos das disciplinas curriculares.

III. Atuar em diferentes campos onde houver uma prática educativa com caráter de intencionalidade.

IV. Atuar em diferentes campos, atividades e ações educativas escolar e extraescolar.

V. Atuar preparando atividades para serem aplicadas em sala de aula pelo professor, centralizando as decisões sobre aprovação e reprovação.

Estão corretas as afirmativas:

O diretor de uma escola municipal adotou procedimentos que promoveram mudanças sociopolíticas relevantes. Constata-se, nessa escola, que a gestão da educação adquiriu outras características e que foram implantados processos democráticos, entre eles:

Com base nessas afirmações, são fundamentais para o funcionamento da gestão democrática no ensino:

I. A gestão pautada pela transparência, com divulgação ampla de todas as informações necessárias para o debate do assunto em pauta.

II. As reuniões pedagógicas pautadas pelo diálogo franco, aberto e responsável de todos os envolvidos na comunidade escolar.

III. As relações, entre as pessoas envolvidas no processo, baseadas no princípio da alteridade, do respeito e da colaboração.

IV. As reuniões dos membros marcadas sempre em caráter de urgência e as pessoas participando com suas opiniões individuais sobre o assunto.

Estão corretas as afirmativas:

Essa atribuição do pedagogo na Educação Básica justifica-se por:

I. Ser o pedagogo uma exigência dos sistemas de ensino e da realidade escolar, tendo em vista melhorar a qualidade da oferta de ensino para a população.

II. Ser o profissional que entra na coordenação pedagógica e planos de ensino, da articulação dos conteúdos, das reuniões de estudos, conselho de classe, etc.

III. Utilizar estratégias pedagógicas centradas em currículo disciplinar e homogeneizante, que desconsidera as relações entre as diversas áreas do conhecimento.

IV. Priorizar as peculiaridades local e regional em detrimento de uma cultura nacional, elaborando e implementando projetos definidos pela Direção da escola.

V. Estabelecer objetivos pedagógicos e orientações didáticas para desenvolver atitudes e valores com a finalidade de promover a formação crítica e reflexiva do cidadão.

Estão corretas as afirmativas:

A prática da avaliação pode acontecer de diferentes maneiras. Deve estar relacionada com a perspectiva coerente com os princípios adotados e com o entendimento da função que a educação escolar deve ter na sociedade. Torna-se relevante entender que os estudantes aprendem por meio de diferentes formas, a partir de diferentes vivências pessoais. Nesse sentido, o papel da escola é incluir, promover o crescimento e desenvolver possibilidades para que os sujeitos realizem aprendizagens vida afora.

Com base nos textos, qual deve ser a função da avaliação da aprendizagem na Educação Básica?

A Resolução CNE/CEB Nº 2, 11 de setembro de 2001, em seu Artigo 1º, institui as Diretrizes Nacionais para a educação de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, na Educação Básica, em todas as suas etapas e modalidades. Já o Artigo 3º destaca por Educação Especial, modalidade da Educação Escolar, “um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que assegura recursos e serviços educacionais especiais, organizados institucionalmente para apoiar, complementar, suplementar e, em alguns casos, substituir os serviços educacionais comuns, de modo a garantir a educação escolar e promover o desenvolvimento da potencialidades dos educandos que apresentam necessidades educacionais especiais, em todos as etapas e modalidades da Educação Básica".

De acordo com os pressupostos da inclusão escolar expressos na referência política, avalie as afirmações que se seguem.

I. O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos.

II. O movimento mundial pela inclusão educacional é uma carta de intenções que provê ações políticas de atendimento especializado, que deve ocorrer em sala de aula, diferenciadas, na mesma escola.

III. A educação inclusiva prevê o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento nas escolas regulares.

IV. Fundamentada na concepção de Direitos Humanos, a inclusão educacional expressa um paradigma que conjuga igualdade e diferenças como valores indissociáveis.

Estão corretas as afirmativas:

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