Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Considerando o emprego do vocábulo “que”, analise as assertivas a seguir: I. Na linha 20, a ocorrência do vocábulo “que” pode ser classificada como pronome relativo cujo antecedente é a palavra “pontos”. II. Na linha 42, a palavra “que” é uma conjunção integrante e introduz a oração subordinada que tem a função de objeto direto do verbo “notar” (l. 41). III. Na linha 46, poderíamos substituir a expressão “as quais” por “que” sem que isso resulte em alteração do sentido da oração ou em incorreção gramatical. Quais estão corretas?
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Assinale a alternativa que apresenta um sinônimo possível para o vocábulo “estanque” (l. 51), desconsiderando eventuais necessidades de alterações a fim de manter a correção gramatical e as relações de concordância.
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.
De forma jamais vista, a doença se estabilizou e entrou numa marcha lenta sem precedentes. (l. 20).
A figura de linguagem predominante no período acima é:
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.
Acerca dos dos fragmentos a seguir, retirados do texto, considere o que se afirma.
• Tornaram-se noivos (l. 17).
• Casaram-se em 14 de julho de 1965 (l.18).
I. O termo “noivos" é um predicativo.
II. As duas orações têm predicado verbal.
III. A palavra “se" é partícula apassivadora pelo menos em uma das orações.
IV. Nos dois casos, a oração poderia começar com a partícula “se".
Quais estão corretas?
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Observando as contribuições de várias áreas do conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA.
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Assinale a alternativa cujo elemento conectivo expresse a correta relação de causa e consequência entre as ações do cotidiano de Ana.
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Considere a oração: “É melhor ir dormir para não perder a hora amanhã”, retirada do texto, e seus conhecimentos sobre orações subordinadas. ( ) A oração introduzida por “para” é uma oração reduzida final e sua forma expandida é “para que não perca a hora amanha”. ( ) O trecho “ir dormir para não perder a hora amanhã” tem a função de predicativo do sujeito. ( ) Ir dormir é uma oração subordinada substantiva expandida. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.
Considere o que se afirma sobre o seguinte período do texto:
“Stephen e Jane discutiram aquela situação terrível e decidiram manter o relacionamento".
I. É composto e misto: há coordenação e subordinação.
II. A primeira oração é assindética; a segunda é sindética aditiva; a terceira é substantiva objetiva direta.
III. A oração reduzida, se for expandida, ficará: que o relacionamento seria mantido.
IV. O termo sublinhado é predicativo do objeto.
Quais estão corretas?
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Analise as assertivas a seguir, considerando o exposto no texto: I. O assunto principal do texto é a presença inexorável do processo decisório mesmo em pequenas decisões cotidianas. II. O texto utiliza uma passagem narrativa como forma de fundamentar um texto biográfico acerca da vida e das descobertas de vários pesquisadores. III. De acordo com a leitura, pode-se inferir que Ana e a autora são amigas, uma vez que são ambas mulheres e compartilham rotinas semelhantes. Quais estão corretas?
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas das linhas 05, 10, 12 e 31.
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.
Sobre as ocorrências da palavra “que" no texto, assinale a alternativa INCORRETA.
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Assinale a alternativa que apresenta a correta possibilidade de reescrita do trecho “os processos decisórios nos indicam o quanto podemos ser diferentes em cada situação” retirado do texto.
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas pontilhadas das linhas 05, 08, 17 e 24.
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.
Considere os vocábulos a seguir, retirados do texto, e a afirmação sobre eles.
• incapacidade
• irresistível
• sobreviver
• prognóstico
Com exceção de _________, os demais pertencem ao grupo de vocábulos formados por _________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito dos fenômenos fonéticos de alguns vocábulos do texto.