Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 15 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Quando estudamos os objetivos da educação física escolar nos deparamos com uma lista extensa, por exemplo: democratizar o acesso a educação física, a busca pela autonomia, lazer e saúde enquanto possibilidades da educação física, etc. Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) Após o período formal de aulas de educação física na escola (mais de 11 anos ao longo da escolaridade), os alunos deveriam ter condições de manter uma prática regular de atividade física, se assim desejarem, sem o auxílio de especialistas. Deveriam negar atitudes de violência no esporte ou em qualquer outra manifestação social, apreciar um bom espetáculo de dança ou mesmo esporte, reconhecer as características de uma academia de ginástica adequada, posicionar-se criticamente em relação aos padrões de beleza impostos pelas diferentes mídias, participar de um jogo de voleibol na praia no seu tempo livre de lazer, relacionar as diferentes práticas de atividades físicas com aspectos nutricionais e os gastos energéticos, além de muitos outros aspectos. ( ) A discussão sobre saúde na escola, em muitos casos, tem sido catalisada pela educação física, e a abordagem de maior destaque é aquela com base em um entendimento de ser humano e de movimentos fundamentados predominantemente em valores humanos. Essas manifestações podem ser percebidas pela eleição dos conteúdos esportivos orientados ao alcance da performance máxima, ou de concepções que reduzem os alunos a um conjunto anatomofisiológico. ( ) Embora o conceito da instituição escola esteja se alterando nas últimas décadas, ele esteve, até agora, atrelado à reprodução da cultura e do trabalho. Falta, nesse sentido, espaço para o lazer. Essa falta não se restringe às discussões sobre sua importância, mas se confunde com a falta de espaços, horários, contingente humano, enfim, resume o que a escola pensa sobre o lazer: nada ou quase nada. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Ao pensarmos em avaliação do ato de ensinar educação física, nos deparamos com a concepção dos critérios. Analise as definições dos tipos de critérios descritos abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) Se um professor de educação física se orientar preferencialmente por um Conceito Funcionalista, então poderá tomar como ponto de partida da análise o seguinte: a qualidade das aulas de educação física deve ser avaliada na medida em que melhoram resistência, força e mobilidade dos alunos. ( ) Se um professor de educação física se orientar preferencialmente por um Conceito Biologista, parte do princípio que a prática desportivo-motora em si mesma atua formativamente, então será útil, como guia de análise, o seguinte: a qualidade das aulas de educação física deve ser avaliada a medida em que desencadeia prazer nos alunos e contribua para a manutenção da alegria no movimento e no jogo. ( ) Se um professor de educação física se orientar preferencialmente por um Conceito Behaviorista, acredita que a educação física deve se voltar para a melhoria de habilidades técnico-desportivas, operacionalizáveis, então poderá servir, como ponto de partida, o seguinte: a qualidade das aulas de educação física deve ser avaliada na medida em que contribua para o aumento de rendimentos técnico-desportivos dos alunos. A ordem correta de preenchimentos dos parênteses, de cima para baixo, é:

Quando estudamos o desenvolvimento motor humano temos a determinação da importância de tal. Sendo assim, analise as assertivas abaixo: I. O desenvolvimento humano é uma área complexa e diversificada de estudo na qual não podemos considerar-nos completamente educados até compreendermos todos os aspectos das mudanças que ocorrem durante várias fases da vida. Devemos esforçar-nos para compreender as mudanças motoras que experimentamos comumente com a idade e suas inerentes mudanças intelectuais. II. A compreensão plena do desenvolvimento motor torna necessário o conhecimento dos domínios cognitivo, afetivo e físico, pois eles não afetam profundamente o comportamento motor. III. A compreensão do desenvolvimento motor humano é importante também para ajudar os indivíduos a aperfeiçoar ou aprimorar seu desempenho nos movimentos, o que pode proporcionar muitos benefícios. Quais estão corretas?

Em relação ao processo ensino-aprendizagem no ensino do desporto, analise as assertivas abaixo: I. A aprendizagem motora se preocupa com o estudo do processo de aquisição de habilidades motoras, em outras palavras, o foco das pesquisas está em investigar como os indivíduos adquirem habilidades motoras. Pode-se dizer que as perguntas feitas em torno dessa preocupação referem-se aos mecanismos internos envolvidos no processo de aquisição de habilidades motoras e os fatores que influenciam esse processo. II. A prática pode ser definida como um esforço consciente de organização, execução, avaliação e modificação das ações motoras a cada tentativa. Ela tem sido um dos fatores mais estudados no campo da aprendizagem motora, uma vez que é um aspecto fundamental para a ocorrência de aprendizagem. III. Além da prática, na aquisição de habilidades motoras, é fundamental a informação, seja esta advinda de fontes externas (feedback extrínseco) ou do próprio corpo (feedback intrínseco). Assim, o feedback, em uma definição mais ampla pode ser entendido como toda informação de retorno sobre um movimento realizado, transmitida pelo professor ou percebido pelo próprio aprendiz, para auxiliar no processo de aquisição de habilidades motoras. Quais estão corretas?

O ________________ é um aspecto do aprendizado e desenvolvimento que lida com o estudo de tarefas isoladas em condições específicas. O ________________ é um processo interno que produz alterações consistentes no comportamento individual, em decorrência da interação da experiência, da educação e do treinamento com processos biológicos. O ________________ é uma alteração contínua no comportamento motor ao longo do ciclo da vida, e pode ser estudado como um processo ou como um produto. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Os PCNs elencam critérios de avaliação para educação física no 1º ciclo. Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que corresponde aos critérios de avaliação para o 1º ciclo.

Quando nos deparamos com socorros nos esportes, uma etapa importante do estudo é a avaliação das lesões. Existem 3 etapas: a pré-avaliação, a avaliação primária e a avaliação secundária. Relacione a Coluna 1 de acordo com as etapas de avaliação da Coluna 2. Coluna 1 1.Avaliação primária. 2.Avaliação secundária. Coluna 2 ( ) Respiração. ( ) Histórico. ( ) Toque. ( ) Circulação. ( ) Inspeção. A ordem correta de preenchimentos dos parênteses, de cima para baixo, é:

Movimentos axiais são movimentos do tronco ou dos membros que direcionam o corpo, enquanto este permanece em posição estacionária. Gallahue e Ozmun, no livro “Compreendendo o desenvolvimento motor – bebês, crianças, adolescentes e adultos”, estabelecem uma sequência de desenvolvimento para movimentos axiais. Sendo assim, analise as assertivas abaixo: I. Base de apoio exagerada faz parte do estágio inicial dos movimentos axiais. II. Fluência rítmica e suave faz parte do estágio elementar dos movimentos axiais. III. Executar sequência de vários movimentos com facilidade faz parte do estágio maduro dos movimentos axiais. Quais estão corretas?

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) elencam uma série de objetivos de educação física para os ciclos do ensino fundamental (1º, 2º, 3º e 4º ciclos). Analise os objetivos abaixo e assinale a alternativa que corresponde ao objetivo traçado para o 1º ciclo.

Dentre os itens listados abaixo, qual deles NÃO é um tema transversal citado pelos PCNs?

Basicamente as investigações sobre os efeitos de diferentes estruturas de prática na aprendizagem de habilidades motoras têm manipulado as práticas: ____________ (caracterizada pela variação aleatória de tarefas, ou aspectos da tarefa), __________ (caracterizada por repetição ou por não envolver variações durante a execução de várias tentativas da tarefa de aprendizagem), ________________ (caracterizada pela execução de todas tentativas de uma tarefa, para depois passar para uma outra tarefa), e ____________ (caracterizada pela prática de várias tarefas que são apresentadas em uma sequência pré-estabelecida, seguindo sempre a mesma ordem). Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Em relação aos movimentos estabilizadores fundamentais, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) A estabilidade é o aspecto mais fundamental do aprendizado de movimentar-se. Por ela, as crianças obtêm e mantêm um ponto de partida para as explorações que fazem no espaço. ( ) Experiências motoras projetadas para melhorar as habilidades estabilizadoras das crianças possibilitam-lhes desenvolver flexibilidade nos ajustes de postura enquanto se movimentam segundo uma variedade de maneiras diferentes e, frequentemente, incomuns em relação aos seus centros, linhas de gravidade e às suas bases de apoio. ( ) Para que um indivíduo tenha uma estabilidade eficiente, é necessária a habilidade de perceber determinada mudança na relação entre as partes do corpo que altera seu equilíbrio. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

O __________________ é focalizado na escola, tem por finalidade democratizar e gerar cultura pelo movimento de expressão do indivíduo em ação como manifestação social e de exercício crítico da cidadania, evitando a exclusão e a competitividade exacerbada. O _________________ é referenciado pelo princípio do prazer lúdico, essas manifestações ocorrem em espaços não comprometidos com o tempo e livres de obrigação da vida cotidiana, apresentam com propósito a descontração, a diversão, o desenvolvimento pessoal e a interação social. O _________________ traz consigo os propósitos de novos êxitos e a vitória sobre os adversários. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Os PCNs elencam critérios para seleção dos conteúdos para o 3º e 4º ciclos do ensino fundamental. São eles:

Com base nos PCNs para o 3º e 4º ciclos, analise as assertivas abaixo: I. Os PCNs foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais e políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. Com isso, pretende-se criar condições, nas escolas, que permitam aos nossos jovens ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercício da cidadania. II. De acordo com os PCNs, o objetivo do ensino fundamental é conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país. III. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de educação física trazem uma proposta que procura democratizar, humanizar e diversificar a prática pedagógica da área, buscando ampliar, de uma visão apenas biológica, para um trabalho que incorpore as dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais dos alunos. Incorpora, de forma organizada, as principais questões que o professor deve considerar no desenvolvimento de seu trabalho, subsidiando as discussões, os planejamentos e as avaliações da prática de educação física. Quais estão corretas?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282