Planejar a aula e optar por utilizar recursos que facilitem a captação da estrutura conceitual do conteúdo e sua integração à estrutura cognitiva do aluno está de acordo com a teoria da aprendizagem:
Um dos mais importantes princípios da gestão democrática participativa é:
O Estado cumpre seu dever com a educação escolar pública, segundo a Lei n° 9.394/96 (LDB), quando garante:
De acordo com Belloni (1998), “O campo da educação enfrenta, pois, mais este desafio: o de constituir-se em espaço de mediação entre a criança e esse meio ambiente tecnificado e povoado de máquinas que lidam com a mente e o imaginário.” Em entrevista a Nova Escola, Maria Elizabeth declara que: “temos vários estudos em que o professor reconhece que a tecnologia é importante e ele quer utilizá-la. Mas não é apenas porque tem pouco domínio que não a emprega.” Para utilizar eficientemente a tecnologia como instrumento de aprendizagem, é necessário que o professor:
Ao romper com a visão classificatória da avaliação, que privilegia o consolidado, ou seja, a comparação de uma resposta dada com um padrão certo ou admissível, assumindo-a como parte do processo de construção do conhecimento, é fator determinante considerar o “erro” do aluno como indicador:
“Manter a proposta pedagógica e o planejamento escolar atualizados é a recomendação feita pela educadora Madalena Freire, de São Paulo. Tanto a proposta como o planejamento são processuais e devem correr em paralelo com a construção do conhecimento" . Para que o planejamento contemple a aprendizagem para todos, o professor deve evitar:
Identifique abaixo qual atitude NÃO está de acordo com a utilização crítica do livro didático pelo professor.
De acordo com Gadotti (1994), existem, certamente, algumas limitações e alguns obstáculos à instauração de um processo democrático como parte do projeto político-pedagógico da escola. Refletindo sobre a afirmação, pode-se elencar como “limitação e obstáculo” o:
É característica da avaliação formativa ser: