Pacientes que possuem redução do fluxo salivar sofrem com a perda de lubrificação da cavidade bucal, afetando muitas funções e favorecendo o desenvolvimento de infecções em consequência da diminuição da proteção por ela proporcionada.
Esse é um problema comum em idosos, e, para esses pacientes, são indicados dentifrícios
O primeiro molar permanente irrompe na cavidade bucal aproximadamente aos 6 anos de idade, sendo o elemento dentário que apresenta a maior incidência de lesões de cárie ao longo da vida do indivíduo.
O risco aumentado para a ocorrência de cárie nesses elementos pode ser explicado
Uma criança de 13 anos de idade compareceu a um serviço de pronto-atendimento odontológico após cair da bicicleta. O exame clínico revelou luxação lateral do elemento 11 com fratura de esmalte. O exame radiográfico mostrou formação radicular completa e ausência de fratura radicular. Nessa consulta, foi realizada a reposição e contenção apropriada do elemento.
Os passos seguintes, com relação ao manejo do dente traumatizado no presente caso, envolvem:
Riscos ocupacionais no ambiente de trabalho odontológico indicam a possibilidade de dano ao profissional ou a ocorrência de algum evento adverso em decorrência da sua atividade laboral. São exemplos de agentes físicos que acarretam riscos ocupacionais no ambiente de trabalho do cirurgião-dentista:
Com relação ao processo de cicatrização tecidual, analise as afirmativas a seguir:
I. Quando uma laceração asséptica ou uma incisão cirúrgica é fechada inicialmente com suturas ou outros métodos, e a cicatrização acontece sem deiscência e com mínima formação de cicatriz, trata-se da cicatrização por primeira intenção.
II. Se as condições de cicatrização forem menos favoráveis, a cicatrização da lesão se dá por meio do preenchimento lento do defeito tecidual com tecido de granulação e conjuntivo, umprocesso chamado de cicatrização por segunda intenção.
III. No caso de lesões mais complexas, o cirurgião pode tentar promover a cicatrização por terceira intenção, por meio de um procedimento dividido que combina a cicatrização secundária com fechamento primário tardio.
Está correto o que se afirma:
Um paciente adulto que apresenta distúrbio de coagulação é submetido a exodontia do elemento 46. No pós-operatório, o paciente apresenta sangramento persistente que não cessa com manobras locais. Uma medicação para uso via oral que pode ser empregada para controle do episódio hemorrágico é
A imunização dos profissionais de saúde tem o objetivo de proteção contra infecções virais e bacterianas imunopreveníveis. As principais doenças bacterianas contra as quais o cirurgião-dentistadeve imunizar-se para sua proteção e a de seus pacientes são:
A área de “col”, situada nas regiões entre pré-molares e molares, corresponde a uma concavidade que une as papilas vestibular e lingual dos dentes posteriores, adaptando-se ao formato do contato interproximal.
Essa região é recoberta por um epitélio delgado do tipo:
Processos de reabsorção, fisiológicos ou patológicos podem acometer as raízes dos elementos dentários. Um desses, com início invasivo na região cervical, possui aspecto clínico que pode variar de um pequeno defeito na margem gengival até o aparecimento de uma descoloração rósea da coroa dentária. Radiograficamente, evidencia-se uma linha radiopaca separando a área de reabsorção do canal radicular, e, histologicamente, observa-se o predomínio de tecido fibrovascular derivado do ligamento periodontal.
Trata-se, nesse caso, de uma reabsorção radicular:
O prognóstico de um dente com lesão endoperiodontal está diretamente associado com a classificação da lesão. Lesões em dentes sem dano radicular apresentam melhor prognóstico. Com relação ao tema, a lesão endoperiodontal mais avançada e suas características (de acordo com a Classificação das doenças e condições periodontais e peri-implantares de 2018) é:
Durante a remoção cirúrgica de um terceiro molar inferior incluso, a presença e a posição do segundo molar permanente inferior podem representar a principal barreira física impedindo a sua remoção completa.
Essa complicação ocorre principalmente quando o terceiro molar inferior incluso se encontra:
Um paciente do sexo masculino, 55 anos, atendido na clínica do TJ-MS, apresentava-se com todos os elementos dentários em boca (exceto terceiros molares). O exame periodontal mostrou medidas de profundidade de bolsa preferencialmente a sondagem e de nível clínico de inserção variando de 4 a 6mm em todos os dentes. O índice de sangramento de Muhlemann & Son era de 90%. Na anamnese, o paciente relatou ser hipertenso compensado, tabagista (10 cigarros/dia). O exame de sangue mostrou níveis de HbA1C = 8,0%.
Com base nas informações acima, o diagnóstico do paciente, de acordo com a nova classificação das doenças e condições periodontais (2018), é:
Analise a situação clínica a seguir. O elemento 36 apresenta restauração fraturada de amálgama MO. Não há cárie nem alteração de sensibilidade no dente. Ao exame clínico observa-se, na face mesial, inflamação gengival e profundidade de sondagem de 5mm. O término da restauração encontra-se 2mm subgengival e distando 3mm da crista óssea alveolar.
Diante do exposto, a conduta clínica mais adequada é
A utilização do aparelho ortodôntico preventivo denominado “placa lábio-ativa”, ou em inglês “lip bumper”, é indicada para correção de pressão atípica do lábio e interceptação de maloclusões do tipo:
A Regeneração Tecidual Guiada (RTG) é uma técnica cirúrgica para tratamento de sequelas da periodontite, baseada no princípio de que somente as células do ligamento periodontal possuem o potencial para regenerar o aparato de inserção do dente.
O objetivo da RTG para o prognóstico do tratamento periodontal é: