João está encarregado de projetar um banco de dados PostgreSQL para gerenciar informações de cursos universitários, segundo o modelo lógico simplificado:

Para assegurar a unicidade dos dados, João deverá garantir que cada "Aluno" possa realizar a "Matricula" em uma "Disciplina" apenas uma vez. Para tanto, ele deverá evitar a duplicidade de matrículas e criar a restrição de integridade:
João, administrador de Banco de Dados MySQL, precisa realizar,
periodicamente, o backup lógico completo do banco de dados
"tjms_db".
Para completar a tarefa, João deverá executar o comando:
O analista Marcos recebeu o arquivo data.csv e precisa analisar o seu conteúdo por meio das seguintes informações:
Para isso, Marcos começou a desenvolver o seguinte trecho de código escrito em Python:
import pandas as pd
df = pd.read_csv('data.csv')
Para obter as informações de que precisa, Marcos deve usar os seguintes comandos:
Na linguagem SQL, as constraints são usadas para especificar regras para os dados armazenados em uma tabela. A constraint que garante que a coluna não contenha valores nulos, que todos os valores da coluna sejam únicos e que a coluna identifique unicamente cada registro da tabela é o:
No contexto de atualização imediata, o banco de dados pode ser atualizado por algumas operações de uma transação antes que ela alcance seu ponto de confirmação. Dessa forma, durante a recuperação de um banco de dados após uma falha de transação, é necessário desfazer as operações não confirmadas e refazer as operações confirmadas para manter a integridade dos dados.
Para tanto, o algoritmo de recuperação do banco de dados que deverá ser aplicado é
Observe as tabelas A e B a seguir, que possuem, respectivamente, 9 e 10 registros.

Após executar diferentes tipos de junções entre essas tabelas, o total de registros retornados em cada caso, sendo eles INNER JOIN, RIGHT JOIN, FULL OUTER JOIN, CROSS JOIN e LEFT JOIN, é, respectivamente:
João está escrevendo uma consulta que envolve várias tabelas e precisa garantir que todas as suas linhas sejam incluídas no resultado, mesmo que não haja correspondências entre elas.
Para tanto, João deverá utilizar o seguinte operador de junção:
Considere as seguintes tabelas, com suas respectivas colunas, que se relacionam pela coluna FornecedorID:
Produto (ProdutoID, ProdutoNome, FornecedorID) Fornecedor (FornecedorID, FornecedorNome)
Para retornar a lista, sem repetições, de Fornecedores que possuem Produtos com preços menores que 20, deve-se
executar o comando SQL:
A normalização de dados é o processo de analisar os esquemas de relações com base nas dependências funcionais de seus atributos e chaves primárias, envolvendo uma série de Formas Normais (FN). Observe o esquema da tabela "Andamento_Processo", a seguir

A tabela "Andamento_Processo" possui chave primária composta, atributos com valores atômicos e ausências de dependências transitivas entre os atributos não chave. Com base nisso, é correto afirmar que "Andamento_Processo" está normalizada na FN:
No processamento de transações em bancos de dados, é fundamental garantir que uma transação não sofra interferências
de outras transações executadas simultaneamente. Para isso, o resultado parcial de uma transação não deve ser acessado por outra transação, até a sua efetivação. Nesse sentido, deve ser assegurada a propriedade de transação conhecida como:
A organização UMTINO, de recursos humanos, teve um prejuízo de mais da metade de seu faturamento, porque suas regras para a mudança do estado do seu principal software (desenvolvimento para produção) não haviam sido definidas e documentadas com níveis de separação para prevenir problemas operacionais.
No tocante aos procedimentos e responsabilidades operacionais que a UMTINO deveria implementar, considera(m)-se prática(s) essencial(is):
Observe o seguinte trecho de um script SQL:
START TRANSACTION;
INSERT INTO tabA(coluna1)
VALUES(1);
Para que o resultado da execução do comando INSERT, no MySQL, seja persistido no banco de dados, o script
apresentado deve terminar com o comando:
João está encarregado de projetar um banco de dados PostgreSQL para gerenciar informações sobre casos jurídicos e advogados, considerando as seguintes especificações:
• a tabela "Caso" armazena informações sobre os casos, incluindo um identificador único “IDCaso” como chave primária;
• a tabela "Advogado" armazena informações sobre os advogados, incluindo um identificador único “IDAdvogado” como chave primária;
• cada caso pode ter vários advogados envolvidos;
• um advogado pode estar envolvido em vários casos.
Nesse contexto, João precisa modelar um relacionamento “muitos-para-muitos” entre "Caso" e "Advogado". Para isso, ele deverá criar uma tabela de associação, denominada "Participacao", utilizando o script SQL:
João está analisando o plano de execução de uma consulta SQL complexa e percebe que o seu desempenho é insatisfatório. Após uma análise detalhada, ele identifica que a consulta está usando, na cláusula “WHERE”, uma função em uma coluna da tabela, o que está afetando negativamente a sua execução.
Com a intenção de melhorar o desempenho da consulta, João deverá:
João, administrador de Banco de Dados Oracle, percebe que a configuração de um parâmetro específico precisa ser ajustada para otimizar o desempenho do banco de dados. Ele precisa fazer essa alteração, de forma persistente, no arquivo de inicialização (spfile) e garantir que ela seja aplicada após o reinício do banco de dados.
Para isso, João deverá executar o comando: