Num jantar de amigos, em um restaurante, um dos presentes diz: “Estas sopas de legumes ficam sempre um pouco insossas, né?”
Considerando a situação comunicativa da frase, a sua finalidade mais importante é:
A palavra motorista designa um indivíduo na seguinte frase:
Entre os textos abaixo, aquele em que predomina a exposição, e NÃO a argumentação, é:
Observemos, agora, o caso de um advogado no tribunal, que declara que a acusação contra o seu cliente era sem fundamentos, já que não tinham sido apresentadas testemunhas nem outros meios de convencimento aos julgadores.
Nesse caso, a defesa se fundamenta:
Os raciocínios dos textos argumentativos ora se apoiam no método indutivo – do particular para o geral – ora no método dedutivo – do geral para o particular.
A frase que exemplifica o método indutivo é:
Todas as frases abaixo, retiradas de um dicionário de citações, mostram um mesmo vocábulo empregado duas vezes.
A frase em que o vocábulo repetido mostra significados diferentes é:
Imaginemos que, um dia, ao chegar a sua casa, alguém encontra a seguinte mensagem na secretária eletrônica: “Oi, aqui é a Carmem, e queria dizer-lhe que quinta-feira vou para Paris”.
Considerando um ato comunicativo normal, entre as coisas que não estão ditas, mas que estão implícitas para que a mensagem faça sentido, a opção correta é:
Considere o comentário a seguir:
Frase nominal. Superlativo relativo ou comparativo de excelência. Elipse do verbo.
Dentre as cinco frases publicitárias abaixo, a que está relacionada ao comentário acima é:
A frase abaixo que pode, ou não, ser considerada uma ironia é:
Todo texto argumentativo inclui normalmente elementos de defesa da tese apresentada; leia, por exemplo, o texto a seguir.
“Observo que a má conduta moral não consiste na ação física exterior, mas na visão interior da vontade, fora das leis da razão e da religião. Isso é claro, já que matar um inimigo na batalha e dar a pena de morte a um criminoso não são considerados pecados; no entanto, o ato exterior é exatamente o mesmo que no caso de um assassinato.” (Berkeley)
Para defender sua tese, apresentada no primeiro período do texto, o autor apelou para:
Abaixo aparecem cinco frases com marcadores textuais destacados; assinale a frase em que se indica corretamente o valor textual de um desses marcadores:
Muitos vocábulos empregados em frases têm seu sentido histórico documentado em dicionários; outros, porém, só possuem significados quando situados em um contexto.
A frase abaixo em que o vocábulo destacado tem significado dependente do contexto é:
Um pleonasmo é uma figura que repete termos; um anacoluto é marcado por uma interrupção.
A frase abaixo que contém um anacoluto, e não um pleonasmo, é:
Em alguns enunciados podemos empregar as formas que / qual dos relativos; o enunciado abaixo em que é obrigatório o emprego da forma qual é:
A frase abaixo em que o emprego da conjunção E se mostra adequado é: