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“Em setembro de 1973, o golpe de Estado que derrubou o presidente eleito Salvador Allende motivou um debate entre advogados brasileiros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A ata da reunião da entidade ocorrida no mesmo mês registra a proposta de um dos seus membros para ‘que a OAB se dirija ao Governo do Chile solicitando seja respeitada a situação jurídica dos brasileiros que ali se encontram protegidos pelo instituto do asilo’. Outro advogado sugeriu também a necessidade de recorrer à ONU”.
(Apud Denise Rollemberg. “Memória, Opinião e Cultura Política. A Ordem dos Advogados do Brasil sob a Ditadura (1964–1974)”. In: REIS, Daniel Aarão; ROLLAND, Denis (orgs.). Modernidades Alternativas. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2008, p. 93.)

A respeito da conjuntura política nacional e internacional da década de 1970, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A OAB foi alvo de atentado a bomba por setores das Forças Armadas que se opunham ao processo de abertura política iniciado no governo Médici.
( ) A OAB e outras organizações da sociedade civil brasileira atuaram dentro e fora do país em defesa dos direitos humanos.
( ) A decisão da OAB de recorrer à ONU em defesa do direito de asilo representou uma crítica indireta à ditadura brasileira.
As afirmativas são, respectivamente,

O professor de História apresenta duas fotografias para estimular o debate sobre o esporte na sociedade contemporânea, entre os seus alunos.
A primeira foto registra a cerimônia de abertura dos jogos olímpicos de Berlim (1936). A segunda, a premiação de Tommie Smith e John Carlos na prova de atletismo dos 200 metros dos jogos olímpicos na Cidade do México (1968).


Sobre as duas imagens e seus respectivos contextos históricos, analise as afirmativas a seguir.

I. Ambas as imagens mostram o uso político do esporte, visto como instrumento útil para mobilizar a nação a favor do programa do regime instituído.
II. Enquanto a primeira imagem representa o esporte– propaganda gerido pelo Estado, a segunda enfatiza a comercialização do esporte–espetáculo, no segundo pós– guerra.
III. As imagens mostram o uso de eventos esportivos para difundir mensagens para as massas, seja por parte do Estado, seja por parte de minorias.
Assinale:

O aprendizado autônomo e a aplicação responsável das habilidades e competências adquiridas assumiram um papel central na Educação em História. Esta nova abordagem do processo de ensino e aprendizagem reativou o debate teórico sobre os conceitos de “consciência” e de “pensamento histórico”, derivados do historicismo e retomados por Jorn Rüsen no campo da didática.
Para Jorn Rüsen, a consciência histórica é “(...) a suma das operações mentais com as quais os homens interpretam sua experiência da evolução temporal de seu mundo e de si mesmos, de forma tal que possam orientar, intencionalmente, sua vida prática no tempo”.
(RÜSEN, Jorn. Razão histórica: teoria da história: fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora UNB, 2010. p. 57)

As alternativas a seguir identificam procedimentos didáticos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem, centrados no tema da consciência histórica, tal como definida acima, à exceção de uma. Assinale–a.

Nossos livros e atividades escolares, ao longo do tempo, têm reproduzido imagens cristalizadas sobre os índios. Nas últimas décadas, entretanto, antropólogos, historiadores e arqueólogos vêm se indagando a respeito deste desafio: como superar o ensino estereotipado sobre o tema da cultura indígena nas salas de aula? Um primeiro passo é a análise crítica dos livros didáticos que produzimos e adotamos, identificando seus equívocos e contradições.
Com relação aos equívocos e contradições que encontramos na maioria dos livros didáticos, analise as afirmativas a seguir. I. As sociedades indígenas são mencionadas, na maior parte das vezes, nos capítulos referentes à chamada pré–história do Brasil, no período anterior à chegada dos exploradores europeus e na fase chamada de pré–colonizadora, o que transforma as sociedades indígenas em “objetos do passado”.
II. Existem mais de duas centenas de povos indígenas no Brasil atual, entretanto, em vários livros os índios costumam ser projetados em um “espaço distante” e caracterizados como habitantes das florestas.
III. Nos livros didáticos a população brasileira é apresentada como resultante de um processo histórico de miscigenação, o que nos transforma a todos em “descendentes” de europeus, africanos e indígenas, homogeneizando a pluralidade da cultura indígena.
Assinale:

Analise as imagens a seguir.



Com base na análise das imagens, assinale a alternativa que caracteriza corretamente as atitudes dos homens em relação à morte, na Baixa Idade Média.

Ao trabalhar em sala de aula com imagens de cidades coloniais, o professor apresenta uma gravura holandesa produzida em 1624, no contexto das invasões em Salvador.
Em meio à baía, estão representadas as naus holandesas, contra as quais os canhões das fortalezas portuguesas disparam, envoltos em fumaça.



Em relação aos processos de ocupação, uso e apropriação do espaço urbano na América Portuguesa, representados na fonte iconográfica acima, analise as afirmativas a seguir.
I. A gravura mostra algumas das funções atribuídas ao espaço urbano durante o período colonial, tais como a função comercial e militar.
II. A gravura identifica, para os conquistadores holandeses, os pontos estratégicos de Salvador, como as estruturas de defesa e a topografia do terreno.
III. A gravura retrata as fortificações, característica da ocupação territorial litorânea, construídas para assegurar a exploração de produtos extrativos.
Assinale:

Em seu discurso de posse transmitido pela “Voz do Brasil”, o Presidente Jânio Quadros faz referência à conjuntura internacional e anuncia, em linhas gerais, uma nova postura do governo brasileiro em termos de sua inserção no mundo: Palácio da Alvorada, 31 de janeiro de 1961.
[COMUNICADO]
Rio de Janeiro, 1º de fevereiro de 1961
Atravessamos horas das mais conturbadas que a humanidade já conheceu. O colonialismo agoniza, envergonhado de si mesmo, incapaz de solver os dramas e as contradições que engendrou. Ao Brasil cabe estender as mãos a esse mundo jovem, compreendendo–lhe os excessos ou desvios ocasionais, que decorrem da secular contenção de aspirações enobrecedoras. (...) Os nossos portos agasalharão todos os que conosco queiram comerciar. Somos uma comunhão sem rancores ou temores. Temos plena consciência da nossa pujança para que nos arreceemos de tratar com quem quer que seja.
(Apud FRANCO, Alvaro da Costa (org.). Documentos da política externa independente. Rio de Janeiro: Centro de História e Documentação Diplomática; Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2007. Vol. 1: p. 21–31, p. 30–31.)

Assinale a alternativa que indica, respectivamente, o processo histórico e o princípio de política externa a que o discurso presidencial alude.

Desde a segunda metade do século XIX, a tradição das exposições universais e coloniais transforma o mundo não europeu em objeto de museu. A imagem a seguir reproduz um cartaz da Exposição Colonial Internacional e dos Países de Além–Mar, de 1931, realizada em Paris e visitada por oito milhões de pessoas. A legenda do cartaz esclarece: “É com 76.900 homens que a França assegura a paz e os benefícios de sua civilização a seus 60 milhões de indígenas”.



Em sala de aula, o docente usa esta fonte com o objetivo de identificar características do discurso colonial europeu do período entreguerras. As alternativas a seguir identificam corretamente as características deduzidas da análise histórico– iconográfica, à exceção de uma. Assinale–a.

“Nas várias áreas do currículo escolar existem, implícita ou explicitamente, ensinamentos a respeito dos temas transversais (...). Por outro lado, sua complexidade faz com que nenhuma das áreas, isoladamente, seja suficiente para explicá–los; ao contrário, a problemática dos temas transversais atravessa os diferentes campos do conhecimento.”
(BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998, p. 26 inhttp://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf.)
Com relação ao ensino a partir de temas transversais ou geradores, analise as afirmativas a seguir, de acordo com a perspectiva dos PCN’s e das novas discussões teórico– metodológicas e didáticas da História.
I. As questões dos temas transversais devem ser integradas às áreas convencionais do currículo escolar, de tal forma que produzam adaptações nas orientações didáticas de cada área e que assegurem um trabalho pedagógico voltado à educação de valores em todas as áreas.
II. A questão ambiental é um exemplo de tema que, embora não seja habitualmente incluído nos conteúdos das aulas de História, só pode ser plenamente compreendido por meio da articulação de conhecimentos históricos com as contribuições de outras disciplinas escolares.
III. A transversalidade do conjunto de temas escolhidos para integrar o currículo escolar deve resultar na criação de áreas didaticamente autônomas e estruturadas em torno de atividades comuns às várias disciplinas, de modo que incentive e promova a polivalência dos professores de História.
Assinale:

Em sala de aula, um professor propôs aos alunos, a análise da imagem a seguir: uma xilogravura de Lucas Cranach, o Velho, intitulada “Cristo expulsa os vendilhões do templo de Jerusalém e o Papa vende indulgências”, retirada de Paixão do Cristo e do Anticristo, de Lutero (Wittenberg, 1521).



No contexto das Reformas, as imagens religiosas poderiam ser usadas para diferentes funções. A xilogravura acima, do ponto de vista dos reformadores luteranos, foi elaborada para desempenhar uma função

Entre os anos de 1879 e 1880, a capital do Império foi palco de protestos violentos, duramente reprimidos por tropas da polícia e do Exército, com saldo de pelo menos três mortos. Era a Revolta do Vintém, que também teve como consequência a queda do ministério que tinha instituído a cobrança da taxa de um vintém (20 réis) sobre o transporte urbano. O novo ministério nomeado pelo Imperador revogou a tarifa.
As motivações e os resultados obtidos pela revolta popular indicam que a Revolta do Vintém viabilizou–se por meio de mecanismos de organização da sociedade civil e de participação política popular

A Lei n. 11.645/08, que tornou obrigatório o estudo da História e das culturas afro–brasileira e indígena nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e de Ensino Médio,

A respeito da “Era das Revoluções”, analise as afirmativas a seguir.
I. As consequências da Revolução Industrial Inglesa e da Revolução Francesa, em seu conjunto, consolidaram a França e a Inglaterra como potências capitalistas do mundo.
II. O período das guerras napoleônicas traduziu, em termos militares e econômicos, o confronto entre França e Inglaterra pela hegemonia europeia e mundial.
III. Os efeitos do Bloqueio Continental, decretado pela França durante o período das guerras napoleônicas, contribuíram para a afirmação da hegemonia comercial britânica na América do Sul.
Assinale:

As Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) têm sido usadas como instrumentos para a pesquisa e o ensino da História. No entanto, o seu uso também acarreta mudanças epistemológicas na concepção, produção e comunicação do conhecimento histórico. Para superar o uso meramente instrumental das TICs, o historiador deve eletrônicas de fontes e aparatos bibliográficos.

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