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Considere o texto abaixo.

O Banco BMG acaba de fazer o primeiro balanço do processo de reestruturação de seu ...... com base na ITIL. Esta área do

banco funciona como uma verdadeira empresa de suporte técnico, oferecendo assistência e infra-estrutura em hardware e

software para mais de 20 mil lojas de correspondentes bancários parceiros, empresas privadas e pontos de venda (franquias),

espalhados por todos os estados brasileiros, além de atender a mais de 3 mil usuários internos.

A partir da implementação do módulo de incidentes baseado na ITIL o BMG passou a controlar melhor os níveis de atendimento.

O público usuário está dividido em 3 ilhas de atendimento: usuários internos, pontos de venda e correspondentes bancários e

revendas. Cada público tem características e necessidades específicas, mas a solução conseguiu unir em uma só tela todas as

áreas de atendimento. “Criamos parâmetros para cada um dos atendimentos. No momento do registro, ao escolher o tipo de

serviço prestado, o formulário muda dinamicamente, apresentando somente as informações necessárias para aquele atendimento",

explica a coordenadora. O atendimento aos chamados é feito por 23 técnicos, divididos em 2 níveis. As solicitações

resolvidas no 1º nível são encerradas automaticamente; para as que necessitam de aprovações, o próprio sistema emite um

e-mail fazendo a requisição. Após o encerramento do pedido, o solicitante tem 8 horas úteis para reabrir a solicitação, sendo

este tempo controlado pela ferramenta. Ao expirar o prazo, o sistema processa o encerramento definitivo.

(Adaptado de Revista ComputerWorld)

Preenche corretamente a lacuna:

O gerenciamento da integração do projeto de software requer que sejam feitas escolhas sobre alocação de recursos, concessões entre objetivos e alternativas conflitantes e gerenciamento de dependências mútuas entre as áreas de conhecimento. O PMBoK define processos de gerenciamento da integração de projetos, dos quais 5 estão listados abaixo. A associação correta entre um desses processos e sua função é

Existem várias estratégias de respostas a riscos de projetos de software. As estratégias a seguir se aplicam a ameaças ou riscos

que, se ocorrerem, podem ter impactos negativos nos objetivos do projeto, bem como estratégias que podem ser usadas tanto

para riscos negativos ou ameaças como para riscos positivos ou oportunidades.

I.Indica que a equipe do projeto decidiu não alterar o plano de gerenciamento do projeto para lidar com um risco ou não

conseguiu identificar outra estratégia de resposta adequada. Pode ser passiva ou ativa. A passiva não requer nenhuma

ação exceto documentar a estratégia, deixando que a equipe do projeto trate dos riscos quando eles ocorrerem. A ativa

mais comum é estabelecer uma reserva para contingências, incluindo tempo, dinheiro ou recursos para lidar com os riscos.

II.Implica na redução da probabilidade e/ou do impacto de um evento de risco adverso para dentro de limites aceitáveis.

Adotar uma ação antecipada para reduzir a probabilidade e/ou o impacto de um risco ocorrer no projeto em geral é mais

eficaz do que tentar reparar o dano depois de o risco ter ocorrido. Adotar processos menos complexos, fazer mais testes

ou escolher um fornecedor mais estável são exemplos de ações.

III.Procura eliminar a incerteza associada com um determinado risco positivo, garantindo que a oportunidade realmente

aconteça. Exemplos incluem designar os recursos mais talentosos da organização para o projeto a fim de reduzir o tempo

de conclusão ou para proporcionar um custo mais baixo do que foi originalmente planejado.

A associação correta, das estratégias de risco com sua definição, está expressa em

O modelo de maturidade para o gerenciamento e controle dos processos de TI do CobiT é baseado em um método de avaliar a

organização, permitindo que ela seja pontuada nos níveis de maturidade de 0 a 5. O gráfico abaixo mostra um possível nível de

maturidade de um processo de TI sendo implantado na Defensoria.

Observando o gráfico acima e, de acordo com o CobiT, é correto afirmar que

A Instrução Normativa 04 da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do MPOG, de 12/11/2010, dispõe sobre o processo de contratação de Soluções de Tecnologia da Informação pelos órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática (SISP) do Poder Executivo Federal. Em seu artigo 16 (nos parágrafos 1 e 2) o referido documento diz que a análise de riscos permeia todas as etapas da fase de Planejamento da Contratação e será consolidada no documento final de Análise de Riscos e que será aprovada e assinada pela Equipe de Planejamento da Contratação. O mesmo artigo define que a Análise de Riscos será elaborada pela Equipe de Planejamento da Contratação contendo os itens abaixo relacionados, EXCETO

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