Um automóvel percorre uma estrada plana e horizontal com velocidade constante de 100 km/h. Ao avistar um radar fotográfico a uma distância de 1 km, o motorista reduz uniformemente a velocidade do automóvel, que passa pelo radar a 80 km/h. O módulo da aceleração do automóvel durante o intervalo de tempo em que sua velocidade diminuiu de 100 km/h para 80 km/h, em m/s2, foi de aproximadamente,
Procurou-se repetir as etapas do Método Experimental para investigar a questão O que faz com que um corpo de massa m e
volume V afunde num líquido de densidade ρ ?
Após discussões com os alunos, foram levantadas as hipóteses de resposta à questão. Utilizando-se frascos cilíndricos, de
diferentes volumes, após testada cada uma das hipóteses e descartadas as não relevantes, chegou-se à conclusão de que
apenas a massa m e o volume V são determinantes do afundamento do corpo no líquido. Na etapa final do experimento,
considerou-se o corpo como sendo um frasco de volume V, com tampa e contendo areia. Variando a quantidade de areia no
frasco, foi possível perceber diferença no comportamento de afundar ou não no líquido. Daí, a conclusão: um corpo afunda no
líquido se
Gotas de água pingam, a intervalos regulares de tempo, de uma torneira situada acima de um tanque com água. Em 10 s foram contadas 20 gotas. As ondas produzidas na água chegam à beira do tanque após percorrerem 1,8 m em 3,0 s. O comprimento de onda vale, em m,
Duas partículas elétricas carregadas positivamente estão fixas sobre um eixo x nos pontos A e B, conforme a figura.
O campo elétrico resultante da presença dessas cargas
Dois resistores ôhmicos R1 e R2 podem ser associados em série ou em paralelo. Quando associados em série e ligados a uma
fonte de tensão V, o resistor R2 dissipa uma potência duas vezes maior que R1. Se forem associados em paralelo e ligados à
mesma tensão, a potência dissipada por R1 em relação à dissipada por R2 é
De acordo com a Proposta Curricular de Física/MG, o professor, ao elaborar seu plano de aula, deve atentar para
Para superar ou reduzir as dificuldades de aprendizagem dos alunos, levando em conta a diversidade de crenças, ideias, níveis sociais, etnia e outras, o professor deve
O Conteúdo Básico Comum (CBD) de Física procura focalizar elementos considerados essenciais na formação cultural e científica, sugerindo uma abordagem mais fenomenológica no primeiro ano do Ensino Médio. Para tanto, os conteúdos foram organizados desenvolvendo o conceito de energia. Tal opção pode ser justificada pelo fato de energia ser um tema
Ao trabalhar o tema "motor e gerador elétrico", o professor de Física deve considerar, entre outros aspectos, que esse tema
Um pedaço de corda de 0,80 m de comprimento e peso 4,0 N é seguro sobre uma mesa sem atrito, ficando com a metade de
seu comprimento pendurado para fora da mesa.
O trabalho mínimo necessário para puxar a parte pendurada da corda para cima da mesa é, em joules, de
Uma panela de pressão contendo água está no fogo, mas, suas válvulas não entraram em funcionamento, pois estão emperradas. Levantando-se a válvula principal com a mão, uma pessoa constatou que houve imediatamente fuga de parte do vapor para o exterior da panela. Nessa situação, é correto afirmar que, no interior da panela,
Dispõe-se de três pequenas esferas de material dielétrico A, B e C, inicialmente neutras e eletricamente isoladas. Atrita-se A
com B e, em seguida, as três esferas são aproximadas, conforme mostra a figura.
Observa-se então que a esfera
Duas pequenas esferas metálicas e idênticas A e B estão eletrizadas com cargas QA = 5 µC e QB = −1 µC. Colocam-se as
esferas em contato e, a seguir, elas são separadas a uma distância de 10 cm. Considerando a constante eletrostática
k0 = 9 . 109 N.m²/C², a intensidade da força elétrica de interação entre as esferas, em newton, vale
O efeito fotoelétrico é um fenômeno no qual metais, quando expostos à energia radiante, podem chegar a emitir elétrons. Sobre o efeito fotoelétrico é correto afirmar que
Um professor de Física do Ensino Médio que opte por trabalhar com a metodologia de Projeto como uma Proposta Pedagógica Interdisciplinar, ao desenvolver uma sequência didática que trate do conceito de calor deve, entre outros, assumir um papel de