Um pedaço de corda de 0,80 m de comprimento e peso 4,0 N é seguro sobre uma mesa sem atrito, ficando com a metade de
seu comprimento pendurado para fora da mesa.
O trabalho mínimo necessário para puxar a parte pendurada da corda para cima da mesa é, em joules, de
A temperatura final de equilíbrio, supondo–se que não há troca de calor com o ambiente, é, em °C, de aproximadamente,
Uma panela de pressão contendo água está no fogo, mas, suas válvulas não entraram em funcionamento, pois estão emperradas. Levantando–se a válvula principal com a mão, uma pessoa constatou que houve imediatamente fuga de parte do vapor para o exterior da panela. Nessa situação, é correto afirmar que, no interior da panela,
Duas partículas elétricas carregadas positivamente estão fixas sobre um eixo x nos pontos A e B, conforme a figura.
O campo elétrico resultante da presença dessas cargas
De acordo com a Proposta Curricular de Física/MG, o professor, ao elaborar seu plano de aula, deve atentar para
Um automóvel percorre uma estrada plana e horizontal com velocidade constante de 100 km/h. Ao avistar um radar fotográfico a uma distância de 1 km, o motorista reduz uniformemente a velocidade do automóvel, que passa pelo radar a 80 km/h. O módulo da aceleração do automóvel durante o intervalo de tempo em que sua velocidade diminuiu de 100 km/h para 80 km/h, em m/s2, foi de aproximadamente,
Gotas de água pingam, a intervalos regulares de tempo, de uma torneira situada acima de um tanque com água. Em 10 s foram contadas 20 gotas. As ondas produzidas na água chegam à beira do tanque após percorrerem 1,8 m em 3,0 s. O comprimento de onda vale, em m,
Para superar ou reduzir as dificuldades de aprendizagem dos alunos, levando em conta a diversidade de crenças, ideias, níveis sociais, etnia e outras, o professor deve
O Conteúdo Básico Comum (CBD) de Física procura focalizar elementos considerados essenciais na formação cultural e científica, sugerindo uma abordagem mais fenomenológica no primeiro ano do Ensino Médio. Para tanto, os conteúdos foram organizados desenvolvendo o conceito de energia. Tal opção pode ser justificada pelo fato de energia ser um tema
Uma mala de massa 8,0 kg permanece em repouso quando liberada em um plano inclinado de ângulo θ com a horizontal.
Adote sen θ = 0,60, cos θ = 0,80 e g = 10 m/s2. Nesse caso, a força de atrito que atua na mala tem módulo, em newtons, de
A capacidade térmica do sistema (frasco + água + latão), em cal/°C, vale
O nitrogênio, que pode ser considerado um gás ideal, possui massa específica de 1,25 kg/m3 à temperatura de 0 °C e à pressão de 76 cm Hg. Quando submetido à pressão de 4 atm e mantido à mesma temperatura, sua massa específica será, em kg/m3,
Dispõe–se de três pequenas esferas de material dielétrico A, B e C, inicialmente neutras e eletricamente isoladas. Atrita–se A
com B e, em seguida, as três esferas são aproximadas, conforme mostra a figura.
Observa–se então que a esfera
No ensino de Física, assim como no ensino de Ciências de forma geral, a disciplina deve ser apresentada aos alunos como uma construção humana
Considerando o ensino de Física na educação básica, a utilização de textos históricos e o estudo da História da Ciência ou alguns de seus aspectos deve ser