O planejamento da organização do trabalho pedagógico envolve decisões sobre aspectos simples, porém fundamentais para a
construção de uma rotina de atividades que possa efetivamente contribuir para a aprendizagem dos alunos. Sendo assim, a
rotina planejada e realizada na escola deve ser
A Resolução da SEE–MG n 469/2003, em seus artigos 18 e 19, defende uma avaliação contínua e diagnóstica do processo de
aprendizagem para garantir a Progressão Continuada dentro de cada Ciclo escolar. Neste sentido, ao final dos Ciclos o
professor deve
O conceito de “zona de desenvolvimento proximal", elaborado por Lev Vygotsky, refere-se à distância entre
Marisa é professora do 1 ano do Ensino Fundamental e acabou de realizar a avaliação diagnóstica dos alunos de sua sala. A
partir desta atividade, a professora deverá
Sandra é professora do 2 ano do Ensino Fundamental e está enfrentando diversos conflitos de relacionamento entre os alunos
no que diz respeito às regras de convivência. Para estabelecer um clima de respeito e colaboração entre os alunos, a ação mais
adequada seria