Considere as seguintes afirmações sobre princípios ou práticas da XP (Extreme Programming).
I - Um representante do usuário final do sistema (cliente) deve estar disponível todo o tempo à equipe de XP. Em um processo de Extreme Programming, o cliente é um membro da equipe de desenvolvi-mento e é responsável por levar ao grupo os requi-sitos de sistema para implementação.
II - Todos os desenvolvedores devem refatorar o código continuamente, assim que encontrarem oportunidades de melhorias de código.
III - Os desenvolvedores trabalham em todas as áreas do sistema, de modo que não se desenvolvam ilhas de expertise. Todos os desenvolvedores têm responsabilidade em relação ao código; qualquer um pode mudar qualquer coisa.
Quais estão corretas?
No contexto da orientação a objetos, ___________ é um conceito que encapsula dados e abstrações proce-durais necessárias para descrever o conteúdo e comportamento de alguma entidade do mundo real.
A alternativa que contém o termo que completa corre-tamente a lacuna do texto acima é
Considerando que, durante o processo de validação de requisitos, estes são submetidos a diferentes tipos de verificação, assinale a alternativa cuja verificação indica que no documento de requisitos não existem descrições diferentes para uma mesma função do sistema.
Considere as seguintes afirmações sobre princípios dos métodos ágeis.
I - Os clientes devem estar totalmente envolvidos no processo de desenvolvimento. Seu papel é fornecer e priorizar novos requisitos do sistema e avaliar suas iterações.
II - Embora as habilidades da equipe devam ser reconhecidas e exploradas, seus membros não devem desenvolver maneiras próprias de trabalhar, podendo o processo ser prescritivo.
III - Deve-se ter em mente que os requisitos do sistema irão mudar, por isso, o sistema deve ser projetado de maneira a acomodar essas mudanças.
Quais estão corretas?
Qual alternativa abaixo apresenta um requisito funcional de software?
Os diagramas de classe UML também podem exibir relações entre classes. Uma relação de ___________ representa uma conexão particular entre classes em que alterações na segunda classe podem requerer alterações na primeira classe; essa relação é indicada por uma linha tracejada (com setas opcionais nas extremidades e com rótulos opcionais).
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto acima.
No que se refere ao diagrama que visa identificar os atores que utilizarão o software, bem como as funciona-lidades que o software disponibilizará, assinale a alter-nativa correta.
Os vários diagramas que fazem parte de UML 2.5 proporcionam representações gráficas de modelos do sistema. No entanto, estas representações gráficas, muitas vezes, não são suficientes; muitas vezes, pré-con-dições ou pós-condições devem ser satisfeitas antes de completar alguma ação especificada. __________ complementa UML, permitindo especificar pré e pós-con-dições de uma maneira formal.
A alternativa que contém o termo que completa corre-tamente a lacuna do texto acima é
Técnicas de descoberta de requisitos (às vezes chamada de elicitação de requisitos) é o processo de reunir infor-mações sobre o sistema requerido e os sistemas existentes e separar dessas informações os requisitos do usuário e de sistema; o uso destas técnicas faz parte da maioria dos processos de engenharia de requisitos.
___________ é o nome dado a uma técnica em que o stakeholder responde a um conjunto predefinido de perguntas sobre o sistema usado no momento e sobre o sistema que será desenvolvido; os requisitos surgem a partir das respostas a essas perguntas.
A alternativa que contém o termo que completa corre-tamente a lacuna do texto acima é
Assinale a alternativa que apresenta o diagrama comportamental a partir da versão 2.0 da Unified Modeling Language (UML) – Linguagem de Modelagem Unificada, cujo foco está na ordem temporal em que mensagens são trocadas entre os objetos envolvidos em um determinado processo.
Requisitos não funcionais – como o nome sugere – são requisitos que não estão diretamente relacionados com os serviços específicos oferecidos pelo sistema a seus usuários. Podem ser provenientes das características requeridas para o software, da organização que desen-volve o software ou de fontes externas. Os requisitos não funcionais que especificam ou restringem o comportamento do software – como por exemplo o seu desempenho, seus requisitos de proteção, seus requisitos de usabilidade e a taxa aceitável de falhas – são denominados requisitos