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A elaboração de um orçamento prévio é uma etapa do planejamento das obras, antes do fim do detalhamento do projeto, com finalidade de verificar a viabilidade do empreendimento. Uma forma de estimar o custo é considerar elementos provenientes de uma obra semelhante, com quantidades de materiais e serviços e respectivos custos conhecidos, cujo método é conhecido como:

O Ministério dos Transportes nos próximos 20 anos tem como meta modi?car a matriz modal de transportes. Julgue os itens subsequentes.

I. Priorizar investimentos no setor ferroviário e hidroviário, oferecendo melhor qualidade ambiental, menor consumo de petróleo e menor poluição atmosférica.

II. Priorizar investimentos no setor rodoviário, pois já temos uma malha rodoviária que atende todas as necessidades do transporte no País.

III. Priorizar investimentos no setor aeroviário, pois pode-se atender todas as necessidades com maior rapidez e segurança.

É correto o que se a?rma em

Os dormentes é um dos principais elementos das vias férreas, com as seguintes funções: suportar os trilhos, manter o eixo da via constante e transmitir ao lastro as ações verticais e horizontais dos eixos dos veículos ferroviários. Com relação a este assunto, assinale o item incorreto.

A dragagem é uma operação que visa aprofundar portos e vias navegáveis removendo parte do fundo do mar ou do leito dos rios e canais. Geralmente junto à draga operam uma chata e um rebocador, para recolhimento e descarte do material extraído. Para dragagem de areia ?na cimentada, não seria recomendado a utilização de:

O equipamento mostrado na ?gura compõe a equipe mecânica necessária à execução do serviço de tratamento super?cial triplo com CAP. A capacidade do tanque é de 6000 l, o consumo do caminhão é de 3 l/m2 , o fator de e?ciência é de 0,50, a distância percorrida no trecho é de 10 km e o tempo total de ciclo é de 300 min. A produção horária do equipamento é de:

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O Sistema de Custos Rodoviários do DNIT (SICRO) utiliza metodologia e critérios para o cálculo dos custos unitários dos insumos e serviços necessários à execução das obras de construção, restauração e sinalização rodoviária e dos serviços de conservação rodoviária. De acordo com a metodologia adotada pelo SICRO, indique qual das opções apresenta corretamente os critérios de medição a serem adotados.

Os asfaltos são aglomerantes de grande interesse em obras de construção civil por se tratar de um poderoso ligante, rapidamente adesivo, altamente impermeável e de longa durabilidade.

I. Durante o aquecimento e manipulação de um cimento asfáltico, a temperatura deve se manter sempre superior à correspondente ao ponto de fulgor.

II. O asfalto líquido de cura rápida é uma mistura de cimento asfáltico, de 80 a 120 de penetração, e de um solvente altamente volátil, em geral com ponto de evaporação próximo ao da gasolina.

III. As emulsões asfálticas são misturas homogêneas de cimento asfáltico com solvente de hidrocarboneto de baixa volatilidade.

IV. Nos asfaltos líquidos de cura média, utiliza-se cimento asfáltico com penetração menor que a do cimento asfáltico usado nos asfaltos líquidos de cura rápida.

A respeito das características dos diferentes tipos de asfalto, assinale a opção incorreta.

As máquinas de terraplenagem estão em contínuo processo de aprimoramento tecnológico e com elevado valor de mercado, exigindo operadores bem treinados.

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O equipamento apresentado na figura acima é:

Existem métodos empíricos para estimar a tensão admissível a partir de ensaios de campo como a sondagem à percussão e o ensaio de cone. Um dos métodos propostos estima a tensão admissível, em MPa, como sendo o produto do NSPTmédio por 0,02. Em que o NSPTmédio é a média aritmética dos NSPT da região localizada entre a cota de apoio da sapata e o término do bulbo de pressões, considerado aproximadamente 1,5 vezes a menor dimensão da sapata.

Para a construção de uma residência com carga máxima nos pilares de 20 toneladas, a ser executada no terreno onde foi realizada a sondagem apresentada anteriormente, foram dimensionadas sapatas com dimensões (2,0 x 1,0) m, assentes na profundidade mostrada na figura anterior.

Considerando essa situação, analise as afirmativas.

I. A profundidade estimada para o bulbo de pressão das sapatas será de 5,0 m.

II. A tensão admissível estimada em função do NSPT será de 0,4 kgf/cm2 .

III. As dimensões das sapatas estão adequadas à tensão admissível estimada para o solo.

IV. Observa-se a presença do nível d’água a 3,5 m do RN, o que dificultaria o assentamento das sapatas em profundidades maiores.

É correto o que se afirma em

Para avaliar o comportamento do solo são empregados ensaios de laboratório de modo a se determinar parâmetros de resistência e deformabilidade. Com relação aos ensaios de laboratório, analise as afirmativas.

I. O ensaio de cisalhamento direto não permite a determinação do módulo de cisalhamento.

II. No ensaio de compressão triaxial adensado não drenado (CU), a pressão neutra durante o ensaio é praticamente nula, e as tensões totais aplicadas indicam as tensões efetivas.

III. O ensaio de compressão edométrica avalia a compressibilidade e a resistência dos solos.

É correto o que se afirma em

No planejamento de uma obra, os cronogramas são elementos que permitem o acompanhamento do desenvolvimento físico e financeiro de um empreendimento. A respeito da elaboração de cronogramas e dos seus principais tipos, é correto afirmar que

A ?gura abaixo representa uma embarcação ?uvial denominada

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Considerando o Boletim de Medição apresentado e a Composição de Custo Unitário para o serviço Concreto Asfáltico abaixo, assinale a opção correta.

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Ao se fazer o levantamento das áreas contribuintes de pistas, taludes e terrenos lindeiros, facilmente obtém-se a vazão de projeto, para pequenos trechos da rodovia. Para se obter a vazão de projeto, ao se dimensionar os dispositivos de condução longitudinal da drenagem, utiliza-se:

Para a execução de um pavimento asfáltico, foi feita a aplicação de uma camada de material betuminoso sobre a superfície de uma base concluída, objetivando aumentar a coesão da superfície da base pela penetração do material betuminoso empregado, impermeabilizar a base e promover condições de aderência entre a base e o revestimento. Essa prática é chamada de