Em relação ao Decreto n. 5.622, de 19 de dezembro de 2005, analise os itens a seguir e marque com V se a assertiva for verdadeira e com F se for falsa. Ao final, assinale a opção correspondente. ( ) A educação superior poderá ser ofertada a distância, abrangendo cursos e programas sequenciais, de graduação, de especialização, impedida a oferta de programas de mestrado e de doutorado. ( ) O decreto caracteriza a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. ( ) A duração dos cursos na modalidade a distância segue a regramento específico de acordo com os níveis de ensino. ( ) A avaliação do desempenho do estudante na modalidade a distância, para fins de conclusão de estudos, promoção e obtenção de diplomas, levará em consideração o cumprimento das atividades programadas e a realização de exames presenciais. ( ) Os convênios e os acordos de cooperação celebrados para fins de oferta de cursos ou programas a distância entre instituições de ensino brasileiras, devidamente credenciadas, e suas similares estrangeiras, independem de análise e homologação prévia pelo órgão normativo do respectivo sistema de ensino, para que os diplomas e certificados emitidos tenham validade nacional.
A respeito da Formação Continuada de Profissionais da Educação, assinale a opção incorreta.
Sobre o financiamento da educação brasileira, podemos
afirmar ser correto, exceto que:
A implantação da Educação Integral nas escolas requer
a construção de um Projeto Pedagógico que considere
a organização do trabalho pedagógico em tempos e
ambiências apropriadas às aprendizagens, a formação
dos agentes envolvidos no processo de formação, além
de infraestrutura e meios para sua viabilização. Acerca da
Educação Integral, é incorreto afirmar:
Partindo do conceito de Gestão Participativa assinale as alternativas em V para verdadeiro e F para falso e em seguida marque o item que representa sua análise. ( ) A gestão escolar participativa é fundamental para melhorar a qualidade pedagógica do processo educacional das escolas e garantir ao currículo escolar maior sentido de realidade e atualidade. ( ) A participação dos professores é processo dificultado pela atividade solitária do desenvolvimento das atividades pedagógicas, que intervêm no fazer desta categoria e causam confusão no entendimento do que seja participação. ( ) Aos gestores cabe a tarefa de criar um ambiente estimulador da participação, promovendo um clima de confiança, estabelecendo demanda de trabalho centrado em ideias e desenvolvendo a prática de assumir responsabilidades em conjunto. ( ) A teoria das relações humanas ou modelo afetivo, estabelece que os ganhos de produtividade são resultado da identificação do funcionário com o seu gestor, de tal forma que a melhoria se relaciona com a liderança. ( ) A teoria administrativa ou modelo cognitivo propõe que a participação aumenta a produtividade a disponibilizar, para a tomada de decisões, estratégias e informações mais qualificadas.
A respeito da Qualidade na Educação, assinale a opção incorreta.
A respeito da Avaliação da Educação Superior, assinale a opção incorreta.
O desenvolvimento social e econômico do país requer a viabilização de projetos educacionais eficazes e eficientes, sobretudo na área de ciência e tecnologia, atualmente um dos principais instrumentos para superação das desigualdades sociais. Nessa perspectiva, julgue como verdadeiras (V ) ou falsas (F ) as opções a seguir. ( ) O processo de inclusão digital democratiza o acesso às tecnologias da informação, possibilitando a inserção de todos na sociedade da informação. ( ) A inclusão digital possibilita também ao cidadão exercer participação política na sociedade do conhecimento. ( ) O uso das tecnologias da informação e comunicação restringe as possibilidades de desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e interpretação de textos. ( ) A exclusão digital acentua a exclusão social, pois as principais atividades econômicas e parte da produção cultural da sociedade estão migrando para a rede mundial de computadores. Assinale a sequência correta:
O conceito de qualidade da educação está condicionado ao contexto sociocultural em que se insere a escola, não havendo um padrão, sobretudo, em um país tão diverso quanto o Brasil. Nessa perspectiva, qualidade é um conceito dinâmico em constante processo de construção e ressignifi cação. Coordenadas pela Ação Educativa, Unicef, Pnud, Inep e MEC, equipes técnicas elaboraram Indicadores da Qualidade na Educação, para auxiliar o processo de avaliação e melhoria da qualidade na escola:
1.Ambiente educativo.
2.Prática pedagógica e avaliação.
3.Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.
4.Gestão escolar democrática.
5.Formação e condições de trabalho dos profissionais da escola.
( ) Ações articuladas que favorecem a alfabetização inicial e ampliação da capacidade de leitura e escrita.
( ) Ações planejadas e refletidas da atuação dos docentes com vistas a promoção da aprendizagem.
( ) Compartilhamento de decisões e informações, envolvendo todos os atores envolvidos no processo educativo da escola.
( ) Ações que garantem a socialização e a convivência, desenvolvem e fortalecem a noção de cidadania e de igualdade entre todos.
( ) Ações que possibilitem a formação continuada dos profissionais da educação, assim como, as condições de trabalho necessárias para o bom desenvolvimento das atividades.
Associe os Indicadores da Qualidade na Educação aos conceitos que melhor representam as dimensões avaliadas na escola e a seguir, assinale a sequência correta:
A educação a distância apresenta-se como uma modalidade
de ensino-aprendizagem na qual a comunicação e
construção de conhecimentos podem desenvolver-se com
a participação dos indivíduos em diferentes tempos e locais.
Acerca da educação a distância é incorreto afirmar:
A respeito da relação entre Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação, assinale a opção incorreta.
A respeito da Avaliação da Educação Básica, assinale a
opção incorreta.
O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) integra o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), tendo como objetivo ampliar o acesso e a permanência na Educação Superior. Destacamos a seguir algumas dimensões do Reuni, exceto:
A respeito da Função Social da Educação e da Escola
assinale a assertiva incorreta.
Não compõe o Projeto Político Pedagógico (PPP):