Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 10 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d

Podemos definir a Revolução Industrial como:

I. Um conjunto de mudanças tecnológicas profundas que se iniciou no Século XVIII e se prolongou pelo Século XIX.

II. Processo em que a máquina suplantou o trabalho humano e surgiu uma nova relação entretrabalho e capital.

III. A transformação econômica que deu origem as fábricas e ao trabalho assalariado.

IV. Até o final do século XVII a maioria da população européia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira manufatureira o produtor dominava todo o processo produtivo.

Assinale as afirmativas Corretas:

Sobre a Crise de 1929 é Correto Afirmar, Exceto:

Com relação ao Governo de Fernando Henrique Cardoso:

I. No discurso de posse, em 1° de janeiro de 1995, destacou duas prioridades governamentais: consolidar a estabilidade da nova moeda e reverter o quadro de exclusão social que atingia grande parte da população.

II. No aspecto social, durante o Governo, acirraram-se os conflitos e as disputas na área rural, ganhando importância o movimento dos trabalhadores Rurais Sem Terras (MST), surgido na década de 1980. Ao mesmo tempo latifundiários passaram a formar milícias para defender suas propriedades, muitas delas tidas como improdutivas. Sobre pressão popular e sobre o quadro de violência no campo, o governo implantou alguns mecanismos de desapropriação das terras improdutivas, na tentativa de baixar o elevado índice de concentração de terras nas mãos dos proprietários privados.

III. No segundo mandato, houve dificuldade para manter o valor da moeda estável, sem desvalorizá-la em relação ao Dólar, agravando-se o já crítico quadro social. Depois de um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), o país teve acesso a um novo empréstimo no valor de quarenta e um bilhões de Dólares, no entanto, como forma e honrar tal empréstimo, tornaram-se necessários mais cortes os gastos públicos além do aumento dos impostos.

IV. Na política, merecesse destaque a aprovação presidencial da Lei complementar nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal, pela qual foram estabelecidas normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, fixando os limites de gastos e as regras para o endividamento dos poderes executivos, legislativo judiciário e o então existente poder moderador, nos níveis estaduais e municipais.

Em Relação às afirmações anteriores é correto afirmar que:

O movimento cultural europeu do século XVIII, que apresentou novas ideias políticas, sociais e econômicas, é conhecido como Iluminismo. Por isso, esse século ficou conhecido como o Século das Luzes ou da Ilustração (...). (IBEP, Caderno do Futuro, 2013, p. 78).

I. Os pensadores iluministas defendiam a razão como fonte do conhecimento humano. Buscavam explicações racionais para o Universo e para a sociedade. Desenvolveram teorias políticas e sociais que se opunham à sociedade da época. Combatiam os governos democráticos e os privilégios sociais, que oprimiam a burguesia e as camadas populares. Defendiam o respeito aos direitos do homem.

II. As ideias iluministas representavam os anseios da burguesia, que encontrou nelas as justificativas para criticar a velha ordem, a sociedade tradicional e os seus privilégios.

III. Apoiada a esses novos ideais, a burguesia promoveu em vários países revoluções liberais contra o absolutismo real e a velha ordem política, nos fins do século XVII.Destacaram-se a Revolução Francesa de 1789, e as lutas de libertação das colônias da América.

IV. Os pensadores iluministas defendiam à razão como fonte do conhecimento humano. Buscavam explicações irracionais para o universo e para a sociedade. Desenvolveram teorias políticas e sociais que se opunham à sociedade da época. Combatiam os governos

absolutistas e os privilégios sociais, que oprimiam a burguesia e as camadas populares.

Assinale as afirmativas Corretas:

Ao longo do século XIX, Inglaterra e França estiveram à frente do processo de conquista e colonização do continente africano. Foram seguidas por outras nações, o que originou disputas por territórios, criando um clima internacional de rivalidades. O temor de que essas lutas levassem a custosos e incontroláveis confrontos entre as nações industrializadas que motivou as grandes potências a se reunirem em 1884 e 1885, na Conferência de Berlim, para dividir entre si o continente africano. Referente ao texto acima, todas as afirmativas estão incorretas, Exceto:

É correto afirmar, Exceto:

Com relação aos tempos homéricos na Grécia é correto afirmar:

I. A denominação tempos homéricos para o início da história grega foi dada porque as principais fontes para o estudo desse período são as obras atribuídas ao poeta Homero, a Ilíada e a Odisseia.

II. Os relatos sobre a expansão sobre os Aqueus na Ásia Maior estão no poema a Ilíada.

III. A narrativa sobre a vida cotidiana dos Gregos e o retorno de grandes heróis, como Ulisses está no poema a Odisseia.

IV. Os tempos Homéricos tiveram início com a invasão dos romanos em 1.200 a.C. Assinale as afirmativas Corretas:

Todas as afirmativas estão corretas, Exceto:

Com relação à Guerra Fria assinale a alternativa incorreta.

Com relação à Segunda Guerra Mundial.

I. Adolf Hitler nasceu na Áustria, no final do século 19, em 1889. Em 1913, entrou para o exército austríaco e acabou lutando na 1ª Guerra Mundial. Em 1921, tornou-se líder dos nazistas. Aos 34 anos foi preso, após uma tentativa de golpe de Estado. Em 1933, com 44 anos, foi eleito cidadão alemão e nomeado chanceler. No ano seguinte, com a morte do presidente, tornou-se Führer (líder do povo alemão). Começou então a expansão militar do país, dando início a 2ª Guerra Mundial. Em 1945, após ser derrotado, acabou cometendo suicídio.

II. A bomba que destruiu Hiroshima foi lançada pelo avião Enola Gay e detonada a 500 metros de altitude, liberando uma energia equivalente a 20 mil toneladas de dinamite. O calor no centro da explosão foi enorme e queimou tudo num raio de um quilômetro, transformando os metais em gases, as construções em pó e os seres humanos em cinzas.

III. O Pacto germânico-soviético, deixou o governo nazista livre para se lançar sobre a Polônia, o que aconteceu em primeiro de setembro de 1939. Dois dias depois, os governos de Inglaterra e França declaravam guerra à Alemanha. Era o início da Primeira Guerra Mundial.

IV. A política de apaziguamento determinava que as nações liberais respondessem com acordos e concessões as agressões Alemãs. Entretanto além de permitir a expansão nazista, esse sistema isolava cada vez mais a Europa Ocidental da Polônia.

Em Relação às afirmações anteriores é correto afirmar que:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282