Leia o trecho abaixo e em seguida assinale a qual modalidade esportiva o trecho se refere.
“A quadra de jogo é um retângulo medindo 18 metros x 9 metros, circundada por uma zona livre de, no mínimo, 3 metros de largura em todos os lados. O espaço livre de jogo é o espaço sobre a área de jogo desprovido de qualquer obstáculo. O espaço livre de jogo deve medir, no mínimo, 7 metros a partir da superfície de jogo”.
É sugerido que a dança para a 7ª e 8ª série do ensino fundamental II seja:
No basquetebol, durante o tempo de jogo, um membro da equipe é, EXCETO:
No planejamento de uma aula, são princípios a serem observados, EXCETO:
No aspecto didático e pedagógico, o planejamento deve orientar o professor a responder alguns questionamentos relevantes. Em relação à pergunta: “ Para que vou ensinar?”, a mesma corresponde aos:
Para o ensino da dança, em todos os ciclos, são sugeridos a abordagem em relação ao conteúdo expressivo. NÃO é um tema relacionado ao conteúdo expressivo:
São exemplos de estímulo ao fomento da autonomia dos alunos, EXCETO:
“As concepções _________ e _________ da Educação Física consideravam a Educação Física como disciplina essencialmente prática, não necessitando, portanto, de uma fundamentação teórica que lhe desse suporte”. Preencha as lacunas corretamente.
Relacione os fundamentos técnicos do voleibol listados abaixo com as descrições:
(__) É realizado à altura da cabeça ou acima dela, as mãos se flexionam para trás, deixando que a bola se encaixe nos dedos e seja enviada de imediato para o local desejado.
(__) É o fundamento mais indicado para a recepção do saque, realizado com os braços estendidos à frente do corpo. Os dedos se unem, os punhos se tocam e os cotovelos se aproximam a fim de dar maior simetria aos antebraços (o ponto de contato com a bola).
(__) É a forma de ataque mais eficiente, potente e espetacular. É uma combinação de movimentos que coordena corrida, salto, ataque e queda.
Assinale a alternativa que corresponde à ordem em que aparecem:
As pessoas com deficiência estão inseridas na mesma instituição de ensino e no mesmo grupo de pessoas que não possuem deficiência. Nesse caso, acontece o processo chamado de: