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Folha de respostas:

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Quanto à linguagem dos documentos oficiais, é CORRETO afirmar:

Segundo o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, para se conseguir a impessoalidade (característica fundamental na comunicação oficial) é necessário:

  1. Introduzir nos documentos oficiais juízos de valor a respeito do que está sendo comunicado, dependendo do assunto a ser tratado.
  2. Às vezes, ter um pouco de intimidade na comunicação, pois isso facilita o entendimento das pessoas menos escolarizadas.
  3. Não fazer uso da comunicação oficial com finalidade particular, pois esse tipo de comunicação é feita exclusivamente em nome do serviço público.
  4. Obedecer às regras formais e de padronização textual, tanto para as comunicações feitas em meio eletrônico como para as impressas.

A alternativa que responde CORRETAMENTE é apenas:

_____________ é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente por um Ministro de Estado ou por um Ministério.

O preenchimento CORRETO do espaço está na alternativa.

Analise as afirmativas abaixo em relação à linguagem da Redação Oficial e responda o que se pede.

  1. Caracteriza-se pelo uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade, uniformidade e impessoalidade.
  2. É a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações.
  3. Distingue-se pela pessoalidade, uso do padrão coloquial de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

A alternativa que responde CORRETAMENTE é:

Leia as proposições sobre o Padrão Ofício e responda o que se pede.

  1. No Padrão Ofício o cabeçalho é utilizado em todas as páginas do documento.
  2. O Manual de Redação da Presidência da República não recomenda estrutura padrão para o Padrão Ofício.
  3. A numeração das páginas é obrigatória apenas a partir da segunda página.
  4. Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem informar o
    signatário seguindo um padrão.

A alternativa que responde CORRETAMENTE é apenas:

Leia as proposições a seguir sobre esses deveres fundamentais dos servidores públicos ao redigir documentos oficiais e coloque (V) para verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Após a redação fazer uma releitura para evitar erros e equívocos.
( ) Redigir documentos respeitando rigorosamente as normas do Manual de Redação da Presidência da República.
( ) Usar o Manual de Redação da Presidência da República, adequando-o ao perfil de público a que atende.
( ) Redigir documentos oficiais em uma linguagem transparente, clara, inteligível, pois, é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos.
( ) Em alguns documentos, o servidor público pode usar gírias, jargões, linguagem regional para que os cidadãos entendam melhor os documentos oficiais.

Está CORRETA a alternativa:

Analise as afirmações sobre o uso do Correio Eletrônico (E-mail) nas redações oficiais e responda o que se pede.

( ) Sua utilização tornou-se prática comum apenas nas correspondências do âmbito privado.
( ) Atualmente o e-mail pode ser considerado um documento oficial.
( ) Por ter baixo custo e ser muito rápido, o e-mail transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos oficiais.
( ) A estrutura do e-mail é muito flexível, por isso, pode-se usar uma linguagem incompatível com a dos documentos oficiais.
( ) O local e a data são obrigatórios no corpo da mensagem.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

As manchetes a seguir foram retiradas do jornal “Paraíba Online". Marque a alternativa que preenche CORRETAMENTE as referidas manchetes, considerando as normas ortográficas explicitadas pelo Manual de Redação da Presidência da República.

  1. Presidente da ALPB _______ PT de fazer _______ e causar crise política no PSB.
  2. Justiça concede liminar e evita _______ de cargos de confiança na UFPB e IFPB.
  3. Suspeito de furto é preso em _______ em Campina Grande.
  4. Após denúncias anônimas, _______ é fechado em Campina Grande.

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