Nos períodos abaixo estão em destaque orações que contribuem para a sequenciação lógica das ideias, promovendo, pois, a coerência textual:
I- Apesar de todos os participantes do estudo se mostrarem inicialmente saudáveis, os que estavam obesos apresentaram um risco de 96% maior de desenvolver “falência" cardíaca, 50% maior de apresentar doença nas coronárias e 7% maior de ter um acidente vascular cerebral. [...]
II- Para muitos especialistas, não adianta apenas monitorar diabetes, colesterol e hipertensão arterial sem buscar reduzir o peso de quem está obeso.
III- Para tentar controlar a obesidade, ainda não se inventou nada melhor que a combinação de uma alimentação adequada com o aumento da prática de atividades físicas.
IV- O médico pode optar por tratamentos complementares, mas a mudança de estilo de vida é central nessa história.
Marque a alternativa que apresenta o tipo de relação lógico-semântica inferido da combinação das orações:
No período abaixo exposto, que é o subtítulo do ensaio “A LUTA NAS EMPRESAS", uma estrutura se apresenta na voz passiva analítica:
Diz a norma gramatical, em relação à concordância entre verbo e sujeito, que o verbo concorda em número e pessoa com o núcleo do sujeito da oração. Por outro lado, há usos variáveis da concordância, dentre os quais o do sujeito composto e o de expressões partitivas. Observe as regras abaixo e responda ao que se pede com relação aos exemplos que seguem:
- O sujeito composto leva o verbo para o plural, independentemente da posição em que apareça o sujeito; mas é possível a concordância com o núcleo mais próximo, se o sujeito vem após o verbo.
- Se o sujeito é representado por expressões partitivas, a concordância se dá com o núcleo, podendo também ser estabelecida com o substantivo que denota o conjunto.
I- A sustentação dos partidos, a exposição de suas ideias no rádio e na televisão e a atuação de seus parlamentares no Congresso vai/vão custar neste ano aos cofres públicos mais de 11 bilhões de reais. (Quanto custa a democracia -Veja, 04/10/17).
II- Na conta está / estão o fundo partidário, a renúncia de impostos para as emissoras que exibem as propagandas obrigatórias e os orçamentos da Câmara e do Senado. (Idem)
III- [...] Até os 5, 6 anos, a criança aprende em ritmo espantoso, e isso será valioso para toda a vida. Infelizmente, é uma fase que costuma ser negligenciada – famílias pobres não recebem orientação básica sobre como enfrentar o desafio de criar um bebê, falta/ faltam boas creches e pré-escolas e, sobretudo, o empurrão certo na hora certa. (Entrevista “Primeiro empurrão", Veja, 27/09/17).
IV- Cerca de 50% dos produtos oncológicos do mundo atualmente são consumidos pelos Estados Unidos. E metade deles especificamente pelo Medicare, o seguro de saúde gerido pelo governo para pessoas idosas. Quando há um novo produto para câncer no mundo, portanto, sabe-se de antemão que boa parte das vendas será / serão feita(s) para o governo dos Estados Unidos. (Entrev. “O médico que vale ouro", Veja, 04/10/17).
Após analisar como se concretizam as regras de concordância nos exemplos acima, NÃO admite (m) a variação da forma verbal apenas
Nos períodos abaixo listados, todas as orações em destaque são subordinadas. Mas em apenas um deles consta uma oração subordinada adjetiva, a saber:
A charge a seguir, publicada no período em que foi divulgado o preço cobrado nas clínicas particulares pela vacina da dengue, denuncia, através do diálogo entre os personagens, a dificuldade de quem precisa de tratamento, mas não tem condição de custeá-lo.
Com base na análise do segundo enunciado presente na charge, deduzimos que
I- existe uma falha estrutural no segundo enunciado, em virtude de a vírgula ter sido usada para separar o sujeito do predicado.
II- a vírgula presente no segundo enunciado é usada para marcar a supressão da forma verbal.
III- a opção pelo uso do verbo “cobrar" no subjuntivo sinaliza a possibilidade da existência de clínicas em que a vacina é vendida por um valor inferior a 300 reais, mesmo que ela não seja encontrada.
IV- o uso do verbo “cobrar" no presente do indicativo seria também adequado ao contexto, dada a existência de uma só clínica em que a vacina é vendida por um valor inferior a 300 reais.
Dentre as proposições acima podemos afirmar que está(ão) CORRETAS apenas as proposições:
Considerando a linguagem e sua articulação com as práticas interativas sociais no ensino, é possível asseverar que
I- a função social do ensino de língua deve ser pautada numa perspectiva de educação linguística que tenha como escopo a transmissão de conteúdos gramaticais, privilegiando o nível culto da linguagem.
II- o caráter social, político, histórico e ideológico da linguagem coloca a enunciação como construção social, resultante da interação humana que se realiza por meio do dialogismo.
III- a língua é um sistema estável e imutável, sem valores ideológicos.
Analise as proposições e marque a alternativa adequada. Está (ão) CORRETA (s), apenas
Irandé Antunes (2007, p.104) afirma que “Tem-se em mente o mito de uma língua uniforme, sem variação, sem adequação à situação em que é usada e, lá no fundo, o outro mito de que a norma culta é inerentemente melhor que as outras. No entanto, a ciência linguística defende que o bom uso de língua é aquele que é adequado às condições de uso".
Compreende-se, pois, que
( ) existem variações linguísticas porque as línguas são fatos sociais, situados num tempo e num espaço concretos, com funções definidas.
( ) a norma culta deve ser endeusada, absolutizada como um recurso suficiente ao sucesso da interação.
( ) a linguagem padrão deve ser ensinada e usada, adequadamente, quando a situação comunicativa assim o exigir.
Analise as proposições e coloque V para verdadeira e F para falsa. Marque a alternativa CORRETA.
O avanço da investigação, na área de linguagem, quanto à relação linguagem/sentido/sujeito, voltado para o ensino de produção de texto escrito, tem evidenciado que
I- o texto escrito deve ser considerado como produto acabado, a-histórico, que atenda às regras das normas de uma língua formal.
II- o aluno-autor deve estar, cada vez mais, comprometido com uma “atitude responsiva", quando inserido na interação verbal, em práticas linguístico-sociais e discursivas.
III- a interlocução do professor, numa relação interativa como condição de produção, é constitutiva desse processo.
Analise as proposições e marque a alternativa adequada. Está(ão) CORRETA(S), apenas
Do ponto de vista da gramática normativa, existe uma falha de regência na sentença “Todo brasileiro tem direito à moradia e viver feliz", considerando o substantivo regente “direito" e o complemento regido. Abaixo se apresentam algumas alternativas de reescrita dessa construção. Assinale a CORRETA:
Analise os períodos abaixo, com atenção para o processo de combinação das orações
I- É tentador atribuir esse fenômeno a fatores específicos ao Brasil.
II- Não chega a surpreender que a confiança nas instituições investigadoras, e nos que conduzem a Lava Jato, esteja começando a cair.
Nesses períodos, a oração subordinada em destaque assume a função sintática de
O título de um texto anuncia o tema a ser abordado, marca o posicionamento do autor e também o tom (se crítico, irônico, humorístico, objetivo) do texto; sendo, portanto, um fator de coerência textual. Observe os títulos a seguir, de modo a avaliar a sua adequação ao conteúdo do texto:
A respeito da combinação das palavras, deduz-se que
I- o vocábulo “valores", em Homem de valores, produz o efeito de ambiguidade; ao fazer tal escolha, o autor não só se refere diretamente à quantia paga por votos pelo deputado Eduardo Cunha; como, sutilmente, alude à desqualificação de caráter desse deputado.
II- o mesmo efeito irônico provocado pela anteposição do adjetivo em “Poderoso Paulo Rabelo!" é reproduzido na expressão que dá título à nota jornalística Fina Ironia; desta vez, por meio da anteposição do adjetivo, o autor denuncia o tom crítico do texto.
III- tendo em vista a função denotativa do texto jornalístico, o título Saúde Frágil, ao contrário dos títulos 1 e 2, anuncia, sem qualquer nuance de dubiedade semântica, o tema da matéria – as implicações aos envolvidos em ilícitos, ou seja, os malefícios à sua saúde, sequela provocada em virtude das delações divulgadas.
É(são) falsa(s) apenas a(s) afirmação(ões):
Os Parâmetros Curriculares Nacionais representam um avanço considerável nas políticas educacionais brasileiras e, em particular, no que se refere à Língua Portuguesa e nas concepções do ensino de língua/linguagem. Neste sentido, em relação ao enunciado, analise as proposições e marque a alternativa adequada.
I- Há um olhar com maior acuidade sobre as políticas linguísticas, contra o iletrismo e em favor da cidadania crítica e consciente.
II- Frente à diversidade regional, cultural e política existente no país, os PCNs não são adequados para as práticas educativas em sala de aula.
III- Os PCNs ensejam uma grande reflexão sobre a construção de currículos plurais, adequados a realidades locais.
Está (ão) CORRETA (s), apenas
Concebendo-se o signo como algo vivo e móvel, capaz de evoluir, pode-se afirmar que
“Produzir linguagem significa produzir discursos. Significa dizer alguma coisa para alguém, de uma determinada forma num determinado contexto histórico [...]. Isso significa que o discurso, quando produzido, manifesta-se, linguisticamente, por meio de textos que se organizam dentro de um determinado gênero" (PCNs Língua Portuguesa, p. 25).
Pode-se afirmar, então, que
I- os gêneros são formas relativamente estáveis de enunciados, disponíveis na cultura , caracterizados por conteúdo temático, estilo e construção composicional.
II- as intenções comunicativas, como parte das condições de produção dos textos, geram usos sociais que determinam os gêneros.
III- produz-se qualquer gênero textual apenas com os conhecimentos linguísticos.
Analise as proposições e marque a alternativa adequada.
Está (ão) CORRETA (s), apenas
Considerando-se a relação entre o ensino e a aprendizagem da palavra escrita na escola, pode-se afirmar que
( ) a linguagem da escola tem se distanciado cada vez mais daquela utilizada pelos alunos.
( ) conhecimentos linguísticos, conhecimentos de mundo e fatores pragmáticos e interacionais influenciam no estabelecimento da coerência textual.
( ) a aprendizagem da linguagem escrita depende, unicamente, da competência linguística, no que diz respeito ao domínio de um conjunto de regras gramaticais.
Analise as proposições e coloque V para Verdadeira e F para Falsa.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA.