Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 14 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Para entendermos o desenvolvimento motor, é necessário compreendermos a sua relação com o contexto neural. Em função disto podemos afirmar que esse desenvolvimento tem uma direção

As habilidades motoras são diferentes de movimentos, as pessoas aprendem as ações especialmente quando começam aprender ou reaprender as habilidades motoras. Assinale a alternativa CORRETA sobre a classificação das habilidades motoras.

A educação física através de suas práticas, sejam elas esportivas ou recreativas, pode ser um instrumento indispensável para crianças com dificuldades de aprendizagem dos diferentes tipos. Marque V para verdadeiro e F para falso nas alternativas abaixo.

( ) TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) atinge 5 a 10% de escolares.

( ) A dislexia se manifesta só a nível cognitivo, nunca no aspecto motor.

( ) O atraso cognitivo não representa atraso motor paralelamente.

( ) A criança com autismo apresenta ausência de resposta aos métodos normais de ensino.

( ) A criança com síndrome de Down apresenta déficit motor e hipotonia.

A sequência CORRETA é

A psicomotricidade é uma área do conhecimento que estuda a interação entre corpo e mente, levando em consideração a relação entre o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo. Marque a alternativa CORRETA sobre as percepções.

Na aprendizagem motora encontramos a teoria do circuito fechado, onde o ambiente é previsível e do circuito aberto, ambiente imprevisível. Assinale a alternativa CORRETA abaixo.

O esporte escolar é um excelente instrumento metodológico voltado para o desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo. O vôlei de quadra é disputado nos Jogos Olímpicos desde 1964. Assinale a alternativa CORRETA sobre o vôlei e sua prática.

Os movimentos reflexos são, em geral, visíveis em bebês mais novos. Diferentemente dos movimentos aleatórios, os reflexos são movimentos involuntários que o indivíduo faz em resposta a estímulos específicos. Normalmente desaparecem até o primeiro ano de vida, alguns persistindo até o final da vida. Correlacione a segunda coluna de acordo com a primeira em função do tipo de reflexo e sua resposta. (1) Reflexo de Babinski (2) Reflexo Moro (3) Reflexo Tonico-cervical (4) Reflexo Busca (5) Reflexo Palmar-mandibular ( ) Boca se abre, olhos se fecham. ( ) Braços estendidos, pernas flexionadas. ( ) Braços e pernas estendidos. ( ) Os dedos dos pés se estendem. ( ) Cabeça gira para o lado estimulado. A sequência CORRETA é

A obesidade infantil é um tema que deve fazer parte das discussões teóricas e práticas nas aulas de Educação Física e de outras disciplinas na escola. Sabemos que é muito difícil, fisiologicamente, alterar os componentes da composição corporal em aulas de Educação Física Escolar, realizadas 2 vezes por semana, com uma duração de 50 minutos cada uma, e com um número grande de alunos por turma. A educação física escolar tem que agir de forma inclusiva e oportunizando conteúdos que estimulem sua prática. Assinale a alternativa CORRETA abaixo:

Para compreendermos o desenvolvimento psicomotor é necessário que se entendam os componentes teóricos como lateralidade, equilíbrio, coordenação, tônus, etc... Assinale a alternativa CORRETA abaixo:

Um ponto fundamental para o desenvolvimento motor é o papel da ação na percepção. Há muito tempo os desenvolvimentistas têm suspeitado que o movimento é extremamente importante para o desenvolvimento da percepção. Baseado nessa fundamentação, assinale V para verdadeiro e F para falso. ( ) A performance do equilíbrio melhora dos 3 aos 19anos. ( ) Affordances são protocolos para avaliação da percepção. ( ) As experiências locomotoras facilitam as percepções de profundidade e espaço. ( ) Os bebês que engatinham relacionados aos que já andam apresentam diferenças na sensibilidade às superfícies mais ou menos inclinadas. ( ) O controle postural não envolve percepção e ação. A sequência CORRETA é

Numa visão didática a avaliação é de fundamental importância e sabemos que é extremamente difícil o processo de avaliação em educação física, por falta de critérios estabelecidos pelas escolas e profissionais. Dessa forma, assinale a alternativa CORRETA dentre os itens abaixo:

Na educação física escolar é importante para o professor observar o desenvolvimento psicomotor dos seus alunos_ Muitas vezes algumas crianças apresentam características inadequadas no seu processo de desenvolvimento, que são classificadas com o distúrbios psicomotores que se classificam em cinco tipos. Marque V para verdadeiro e F para falso nas alternativas abaixo: ( ) A instabilidade psicomotora é o tipo mais simples de distúrbio psicomotor. ( ) A paratonia é um a das características da debilidade psicomotora. ( ) A sincinesia caracteriza-se pela participação de grupos musculares não solicitados no movimento. ( ) Na inibição psicomotora as crianças não apresentam distúrbios glandulares. ( ) A lateralidade cruzada é definida aos 24 meses. A sequência CORRETA é

Se a escala corporal determina de fato a seleção da pegada que começa na primeira infância, o pegar se toma rapidamente uma habilidade bem praticada com o tamanho da mão e o tamanho do braço em crescimento levados em consideração na razão da escala corporal. Assinale a alternativa CORRETA em função do desenvolvimento do alcançar enquanto ato motor

Dentro do contexto metodológico da educação física, encontramos algumas abordagens do ensino-aprendizagem. Assinale a alternativa CORRETA acerca destas abordagens.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282