O Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior, na Resolução n° 7, de 31 de março de 2004, institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena. Nesta Resolução determina-se que a formação do graduado em Educação Física deve ser ampliada, abrangendo várias dimensões do conhecimento e assegurando a indissociabilidade da teoria-prática de conhecimentos. As experiências vivenciadas pelo aluno, por meio de estudos e práticas independentes, presenciais e/ou à distância, enquadra-se no currículo como:
O mercado fitness mundial disponibiliza um espaço cada vez maior para divulgação e comercialização de produtos relacionados a diferentes métodos de treinamento. Atualmente, o mundo do fitness vive a era do treinamento voltado para o desenvolvimento e estabilidade dos músculos da região central do corpo (abdominal, lombar, pelve e quadril), visando melhora da capacidade funcional dos indivíduos interessados em melhora da qualidade de vida ou do rendimento esportivo. Esta metodologia de treinamento, que surgiu como uma promessa há, aproximadamente, uma década e se firma hoje como uma realidade entre praticantes e profissionais do exercício, é o: