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Folha de respostas:

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Acerca da relação currículo e cultura, dadas as afirmativas,

I. Na sua atuação, a escola precisa acolher, criticar e colocar em contato diferentes saberes, diferentes manifestações culturais e diferentes óticas. A contemporaneidade requer culturas que se misturem e ressoem mutuamente, que convivam e se modifiquem; modificando, assim, outras culturas por meio da convivência pacífica e respeitosa.

II. O currículo não é um veículo que transporta algo a ser transmitido e absorvido, mas sim um lugar em que, ativamente, em meio a tensões, produz-se e se reproduz a cultura. Currículo se refere, portanto, à criação, a recriação e à contestação da produção cultural. 

III. O currículo é um campo em que se tenta impor tanto a definição particular de cultura de um dado grupo quanto o conteúdo dessa cultura.

verifica-se que está/ão correta/s

Fruto de uma produção acadêmica que visava problematizar os 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil e das influências da cultura alagoana, o pensador alagoano Élcio Verçosa escreveu: 

De acordo com o texto, é correto afirmar: 

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069/1990, é proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de:

I. aprendiz; 
II. exercer atividade especial compatível com o seu desenvolvimento;                                                                                                            III. exercer atividade com carga horária reduzida.

Dos itens, verifica-se que está/ão correto/s 

A compreensão sobre o sentido e as finalidades do projeto pedagógico nas escolas esclarece que nele estão contidasprincipais reflexões em torno do estudante que se deseja formar e quais os caminhos que devem ser percorridos pela escola para concretizar esse ideal (VEIGA, 2002; SAVIANI, 1983). Dadas as afirmativas a respeito da estrutura e das finalidades do Projeto Político-Pedagógico, 

I. O Projeto Político-Pedagógico deve ser entendido como um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade. 

II. O Projeto Político-Pedagógico tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: como organização da escola como um todo; e como organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imediato procurando preservar a visão de totalidade.

III. Os objetivos práticos presentes no Projeto Político-Pedagógico precisam ser pensados pelos órgãos reguladores e normativos (secretarias de educação, conselhos municipais de educação) e executados pelas escolas. Assim, haverá plena coerência entre os objetivos institucionais e as expectativas da comunidade escolar.

IV. A construção do Projeto Político-Pedagógico deve ser feita, preferencialmente, com a participação de toda a comunidade escolar, sendo que os professores precisam estar envolvidos nessa construção, pois é atribuição desse segmento.

verifica-se que estão corretas apenas 

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