A Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida pela Lei nº 10.436/2002 e, posteriormente, regulamentada pelo Decreto nº 5.626/2005 que dispôs, dentre várias questões, os usos e o ensino dessa língua nos espaços escolares. Posteriormente, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), de 2015, ratificou o que foi estabelecido no Decreto sobre o uso e a difusão da Libras e da Língua Portuguesa para o acesso das pessoas surdas à educação e explicitou qual deve ser a formação de professores para os usos e o ensino dessas duas línguas na escola. O Decreto nº 5.626/2005 e a LBI, sobre o ensino de Libras e Língua Portuguesa para estudantes surdos, estabelece que:
Considerando as especificidades da surdocegueira que precisam ser observadas para os processos de inclusão escolar, analise as afirmativas a seguir.
I. A surdocegueira é entendida como a diminuição ou ausência da audição e da visão concomitantemente, podendo ser em diferentes graus em cada um dos sentidos, que vai desde a ausência parcial até a total.
II. A pessoa com surdocegueira congênita é caracterizada como aquela que passa a ter essa condição ao longo da sua vida, quando já utiliza uma língua, que pode ser oral ou sinalizada.
III. A surdocegueira adquirida é caracterizada por aquela que nasceu ou que desenvolveu a deficiência antes do desenvolvimento de uma língua.
IV. Quando uma forma de comunicação é aprendida, com o apoio de um professor ou mediador, o guia-intérprete é o profissional
que passa a assumir os serviços de tradução, interpretação, descrição e guia para a promoção da acessibilidade para as pessoas com surdocegueira.
V. A surdocegueira demanda estratégias diferenciadas para a interação, comunicação e participação em situações cotidianas, que passam pela acessibilidade escolar até a interação e comunicação com os próprios familiares.
Está correto o que se afirma apenas em
A educação especial no Brasil é oriunda de um longo processo histórico e, ao resgatá-lo, podemos compreender o porquê de determinadas abordagens e também a sua estruturação. Os processos de escolarização das pessoas com deficiência no país tiveram início com a criação de duas instituições; são elas:
A Comunicação Alternativa e Aumentativa está prevista nas Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado (Brasil, 2009) como parte do campo de Tecnologia Assistiva.
Diante do exposto, pode-se afirmar, em relação aos usos dessa forma de comunicação, que se trata de um campo da ciência que, EXCETO:
Em relação ao processo de construção e apropriação de conceitos básicos da matemática por estudantes cegos, há recursos e tecnologias assistivas que contribuem para o trabalho a ser desenvolvido no Atendimento Educacional Especializado.
Considerando esse contexto, assinale, a seguir, o recurso que contribui para o ensino do conceito de números para estudantes cegos?