As altas habilidades – também chamada de superdotação – de acordo com Antipoff e Campos (2010), recebem muitas interpretações equivocadas, o que pode se configurar como um desafio na inclusão de estudantes que apresentam essa característica. Um dos objetivos do Plano Estadual de Educação do Paraná (2015-2025), estabelecido na Meta 4.29, é: “garantir a oferta de educação inclusiva, vedada exclusão do ensino regular sob alegação de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, promovendo a articulação pedagógica entre o ensino regular e o atendimento educacional especializado”.
Considerando as altas habilidades/superdotação, com o objetivo de evitar as interpretações equivocadas e promover a inclusão desses estudantes, assinale a afirmativa correta.
As Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado da Educação Básica Especializado (Brasil, 2009) estabelecem que a educação especial é uma modalidade de ensino, que realiza o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e que disponibiliza recursos, serviços e orientação para o processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular. Assim, as Diretrizes preveem que o Projeto Pedagógico da escola deve institucionalizar a oferta do AEE e a sua organização, EXCETO:
De acordo com as Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado (Brasil, 2009), os recursos de tecnologia assistiva estão previstos como forma de ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia, atividade e participação. Nesse sentido, o professor do atendimento educacional especializado tem como atribuição ensinar e/ou usar, EXCETO:
Considerando a demanda para que os professores da educação especial conheçam e possam usar o Braille durante a atuação profissional, assinale a afirmativa que o descreve corretamente.
O processo de desenvolvimento da comunicação das pessoas surdocegas, de acordo com Almeida (2008), pode ser fortemente influenciado pelo período no qual ocorreu a surdocegueira, ou seja: a surdocegueira congênita ou a surdocegueira adquirida. Em cada um desses modos pode-se ter diferentes percepções do mundo e, portanto, demanda diferentes abordagens. Nesse sentido, é importante que professores e profissionais do campo da educação especial conheçam as diferentes formas de comunicação catalogadas e disponíveis para serem adotadas pelas pessoas surdocegas. Considerando o desenvolvimento da linguagem e da comunicação das pessoas surdocegas, assinale a afirmativa INCORRETA.
A compreensão sobre a deficiência intelectual, segundo Milian et al. (2013), vem deixando um passado remoto mais atrelado ao senso comum e assumindo uma compreensão científica comprometida com avaliações mais cuidadosas e sistemas de atendimentos mais eficazes. Nesse sentido, Veltrone e Mendes (2011) explicam que a compressão da deficiência intelectual por parte dos educadores se faz importante para o planejamento de abordagens apropriadas na promoção da inclusão desses alunos. Com fundamentação em bases nacionais e internacionais, a deficiência intelectual vem sendo entendida como o funcionamento intelectual significativamente abaixo da média, com manifestação antes dos 18 anos de idade e que seja associado a inabilidades em pelo menos duas áreas.
Nesse contexto, são consideradas inabilidades que podem ser associadas à deficiência intelectual, EXCETO
Diversas concepções e metodologias foram desenvolvidas, historicamente, em relação à educação de surdos. Essas abordagens, também conhecidas como “filosofias educacionais”, mudaram ao longo dos anos devido às pesquisas científicas, experiências educacionais e ao movimento da comunidade surda brasileira em busca de direitos. Assinale, a seguir, a abordagem prevista, atualmente, na Lei Brasileira de Inclusão para a educação de estudantes surdos.
Nesse contexto, pode-se afirmar que o ensino colaborativo, no campo da educação especial, é o trabalho de:
A oferta do Atendimento Educacional Especializado na educação infantil, nas instituições de ensino vinculadas ao Sistema Estadual de Ensino do Paraná, foi regulamentada por meio da Instrução nº 15/2018 – SEED/SUED, que estabeleceu critérios para esses trabalhos no estado. No documento, dentre outras questões, estão os procedimentos a serem adotados para os processos de registro, o acompanhamento e a documentação dos estudantes da educação especial.
Sobre tais procedimentos, analise as afirmativas a seguir.
( ) O estudante deve ter uma pasta individual com documentos necessários para o atendimento da educação especial, como relatórios de avaliação psicoeducacional e/ou pedagógica, avaliação clínica (audiometria, avaliação oftalmológica, psiquiátrica e/ou neurológica) e parecer semestral.
( ) No histórico escolar não deverá constar que o estudante frequentou Sala de Recursos Multifuncionais e/ou Centro de Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil.
( ) Cabe à secretaria da escola que mantém a Sala de Recursos Multifuncional e/ou o Centro de Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil a responsabilidade sobre a documentação do estudante.
A sequência está correta em
O Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) é um importante instrumento para o planejamento das intervenções pedagógicas a serem desenvolvidas com os alunos atendidos pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE). Com base nas Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado (Brasil, 2009), a elaboração do PAEE deve contemplar, EXCETO:
A educação especial no Brasil contou com a força estabelecida por políticas, tratados e outros documentos internacionais, dos quais o Estado brasileiro se tornou signatário. Um dos principais documentos internacionais que contribuíram para a difusão da defesa da inclusão escolar no país é oriundo da Conferência Mundial de Educação Especial, que reafirmou o
compromisso para com a educação direcionada a todos, reconhecendo a necessidade e urgência de se estabelecer a educação para as crianças, jovens e adultos com deficiência dentro do sistema regular de ensino. Diante do exposto, pode-se afirmar que o documento, oriundo da Conferência Mundial de Educação Especial, que se tornou um grande marco para a inclusão escolar no Brasil, foi a Declaração:
São consideradas especificidades que compõem as características do TEA, EXCETO:
O Braille constitui-se como importante meio para a comunicação, a expressão, a profissionalização, a independência e a inclusão de pessoas com deficiência visual. De acordo com as Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille (Brasil, 2018), a produção de textos didáticos de qualidade em Braille requer cuidados especiais e, para isso, são recomendadas algumas etapas de produção. Considerando tais Normas Técnicas, assinale, a seguir, os procedimentos apropriados para a produção de textos didáticos em Braille.
Além de textos ampliados, audiodescrição, linha Braille e modelos táteis, são considerados recursos pertinentes para o uso no Atendimento Educacional Especializado aos estudantes com deficiência visual (cegos ou com baixa visão):
São consideradas ações que contribuem para a consolidação dos objetivos estabelecidos na Meta 4 do referido Plano, EXCETO: