Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 35 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Ao longo do século XIX, os artistas desenvolveram, em suas obras, aspectos de uma nova sensibilidade e de uma nova visão
de mundo, esses fatores, agregados aos novos acontecimentos do início do século XX, contribuíram para o surgimento das
vanguardas europeias. Sobre as vanguardas, assinale a afirmativa correta.

Considerando a obra apresentada, é correto afirmar que “o quadro representa a cena da Batalha de São Romano, em 1432; onde os florentinos saíram vitoriosos sobre os ______________. Uccello explora a perspectiva _____________ na obra, usando as lanças caídas para ilustrar os pontos de fuga. O artista transforma cavalos e cavaleiros em volumes de todo tipo, cujas múltiplas faces e nítidos perfis são observados com a objetividade de um cientista”. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

No início do século XX, alguns artistas brasileiros com base em uma realidade marcada pelos conflitos sociais de seu tempo passam a conhecer o que se faz fora do país e a discutir qual o papel da arte na realidade brasileira. Um dos artistas mais conhecidos desse período foi Emiliano Di Cavalcanti (1897-1976). Sobre Di Cavalcanti, assinale a afirmativa correta.

Uma caixa cênica italiana contém diversos elementos que a compõem. De acordo com as definições acerca dos elementos que compõem a caixa cênica italiana, assinale a afirmativa correta.

O uso da máscara no teatro grego tinha as seguintes funções, EXCETO:

No teatro musicado, do qual Arthur Azevedo foi o maior representante brasileiro, o papel da música dentro do espetáculo é:

O tempo é o que caracteriza o ritmo da dança. Podemos pensar em três velocidades no movimento do corpo durante a dança.
Considerando o tempo rápido, analise as afirmativas a seguir.

I. Andar sobre o palco no ritmo do cotidiano.
II. Saltar em deslocamento diagonal sobre o palco.
III. Atravessar o palco de forma diagonal em câmera lenta.
IV. Fazer uma pirueta com os pés em flex.

Está correto o que se afirma apenas em

Piero Della Francesca foi um pintor italiano que nasceu na cidade toscana de Borgo San Sepolcro e viveu por volta de 1420-1492. Sobre Piero Della Francesca, assinale a afirmativa INCORRETA.

Sobre a obra apresentada, assinale a afirmativa correta.

Durante o período chamado de “Alta Renascença”, os importantes desenvolvimentos artísticos se deram em Roma. Sobre o desenvolvimento artístico em Roma, analise as afirmativas a seguir.

I. O retorno do papado de Avignon para Roma trouxe consigo uma nova onda de confiança e riqueza, estimulando o mecenato.

II. Em meados do século XVI, depois de perturbadores eventos políticos, o frei dominicano Girolamo Savonarola foi condenado e queimado em praça pública; esses eventos contribuíram para que o centro do mecenato artístico fosse transferido de Florença para Roma.

III. A morte de Lorenzo de Médici e as extravagâncias da classe média florentina contribuíram para o declínio da cidade de Florença como centro do mecenato artístico.

IV. Com a invasão de Carlos VIII da França, a família Médici, que governava a cidade, foi obrigada a fugir de Florença.

Está correto o que se afirma em

A conceituação acerca do espaço cênico foi elaborada por vários estudiosos do teatro. Considerando a conceituação proposta por Marcos Bulhões Martins (2004), relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Espaço simbólico.
2. Espaço físico.
3. Lugar teatral.
4. Espaço teatral.

(  ) É a materialidade do espaço concreto, físico.
(  ) É composto pelo local do público e pelo local de atuação.
(  ) É aquele que a plateia vê com o auxílio da imaginação, seja provocada pela movimentação dos atores, seja por indicação de texto verbal etc.
(  ) É efêmero. Só se configura quando o público está diante do fenômeno teatral.

A sequência está correta em

Na Commedia dell’arte, o roteiro de improviso serve para:

A duração é um dos parâmetros do som e pode ser classificada como:

“Termo utilizado para definir se um som é agudo ou grave. Sons altos são agudos e sons baixos são graves. O que faz um som ficar agudo ou grave é a frequência do som. Quanto maior a frequência, mais agudo (alto) é o som; e quanto menor a frequência, mais grave (baixo) é o som. Essa frequência corresponde aos ciclos (oscilações por segundo) da onda sonora.” As informações se referem à seguinte propriedade do som:

Considerando o quadro apresentado, bem como as características da obra de Giotto, assinale a afirmativa correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282