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A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR) utiliza o Livro Registro de Classe On-line (LRCO) como uma ferramenta 
essencial para o planejamento e registro das aulas, o que auxilia na organização pedagógica e no acompanhamento do processo 
de ensino-aprendizagem. Considerando a relação entre o planejamento da aula disponibilizada no LRCO, o atendimento aos 
objetivos de aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades, analise as afirmativas a seguir.

No âmbito do AEE são desenvolvidas atividades de acordo com as necessidades educacionais específicas dos estudantes, tais 
como:

A política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva é construída por diferentes atores e marcos 
normativos, dentre eles o Decreto nº 7.611/2011, que dispõe, dentre outras providências, da educação especial e do atendimento educacional especializado. Assinale a alternativa que descreve corretamente todos os sujeitos que o Decreto nº 
7.611/2011 define como Público-Alvo da Educação Especial (PAEE).

Na organização do Atendimento Educacional Especializado (AEE), a equipe pedagógica envolvida é responsável por organizar 
o uso da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). Considerando as orientações da Instrução Normativa nº 003/2024 –
DEDUC/SEED do estado do Paraná, qual a organização possível?

Podem ser consideradas, ao menos, três tendências sobre o modo de pensar e praticar a inclusão, atualmente, nos sistemas 
educacionais, as quais diferem em natureza, princípios e formas de concretização, em sala de aula. Uma delas é considerada 
a forma mais conservadora de todos os conceitos. Dos partidários desse posicionamento, ouvem-se afirmações do tipo “se 
todos os professores forem capacitados antes”, “quando todas as escolas estiverem adaptadas”, “apenas se diminuírem o 
número de alunos por turma”, “se eu tiver um especialista como auxiliar...” ou seja, são afirmações que remetem a um futuro 
incerto e que, pela impossibilidade de concretizarem-se a curto prazo, inviabilizam o direito de acesso e permanência dos 
alunos público-alvo da inclusão à escola, no momento atual, descumprindo o preceito assegurado na Constituição Federal. 
As informações mencionadas harmonizam-se com a inclusão:

A tecnologia assistiva é o termo usado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar 
ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover vida independente e inclusão. 
Assim, a tecnologia assistiva inclui ampla gama de equipamentos, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os 
problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências, caracterizando-se, desse modo, fundamentalmente, por seu caráter:

A professora mostra um livro de literatura infantil a Miguel, aluno autista com bom nível de expressão oral, e solicita a leitura 
do trecho: “o rato falou para a pata: o céu pegou fogo”. 

Professora: Leia Miguel.
Miguel: Rato. E este nome aqui é o pato. (aponta para a palavra pata)
Professora: Muito bem, é isso mesmo.
Miguel: Falou com a pata...
Professora: Falou o quê?
Miguel: Falou que o céu pegou fogo!
Professora: Quem disse isso?
Miguel: O rato falou para a pata que o céu pegou fogo.

A análise da interação permite afirmar que o aluno empregou estratégia de:

Sabemos que o referencial curricular da rede é o documento que define e estabelece, considerando a Base Nacional Comum 
Curricular (BNCC), os direitos de aprendizagem dos estudantes brasileiros para cada etapa/ano/série da educação básica 
por meio do desenvolvimento de competências e habilidades. É quase impossível, tendo em vista as dificuldades de aprendizagem, que todos avancem sem algum comprometimento; de outro lado, é importante compreender que não é possível 
que o estudante avance na escolaridade sem aprender e que, infelizmente, há um acúmulo de defasagens que precisará 
ser trabalhado. É preciso construir uma trajetória de aprendizagem que dê conta de recompor e interromper a produção 
de novas defasagens. Para que isso aconteça, a reorganização curricular é indispensável para que os estudantes avancem 
no desenvolvimento de outras habilidades, devendo ser orientada pelos critérios de:

Pessoas surdas são atendidas pelo correio

Surdos e pessoas com deficiência de fala têm um novo canal de comunicação na Central de Atendimento dos Correios. A 
empresa disponibilizou um número telefônico exclusivo que vai atender chamadas feitas a partir de um Terminal Telefônico 
Para Surdos. Esse aparelho tem um teclado que permite à pessoa com deficiência auditiva ou da fala digitar uma mensagem de 
texto para o destinatário e, assim, se comunicar com outras pessoas. A intenção é permitir que surdos, mudos e pessoas com 
deficiência de fala tenham acesso à informações sobre produtos e serviços e possam registrar manifestações. O novo canal 
funciona das 8 horas da manhã até às 8 da noite, de segunda a sexta-feira. E aos sábados, das 8 às 2 horas da tarde. Não há 
atendimento aos domingos e feriados. Quem quiser usar o serviço, pode ligar no número 0800 725 0898. De acordo com o 
último censo do IBGE, há cerca de 10 milhões de deficientes auditivos no Brasil.

(Disponível em: https://assistivaitsbrasil.wordpress.com. Acesso em: novembro de 2024.)

O serviço descrito objetiva contemplar:

Determinada escola pública que oferta a etapa do ensino fundamental, em um município localizado no interior do estado, 
recebe uma criança com deficiência que vem com sua família procurando uma vaga para se matricular; entretanto, não 
apresenta o laudo médico. Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), como a escola deverá 
proceder? 

Em uma escola que atende a etapa do ensino fundamental (anos iniciais e anos finais), duas professoras regentes de turma 
com formação exclusiva em pedagogia têm experiência com alunos público-alvo da educação especial e solicitam o 
cumprimento integral da jornada de trabalho, atuando como professoras especializadas em educação especial na Sala de 
Recursos Multifuncionais (SRM). Considerando a legislação sobre o tema, é correto afirmar que o pedido:

A Ana Paula, em relação às outras crianças, eu tratava como igual, porque realmente ela se comportava igual, como as outras 
crianças... Ela já veio alfabetizada, só que eu tinha que orientar (...). Ela lia muito bem, ela já sabia fazer treino ortográfico, 
ditado, ela fazia tudo direitinho, copiava da lousa e tudo.

(Ângela – professora da 1ª série de Ana Paula, aluna com Síndrome de Down.)

O depoimento acerca da aluna sinaliza no sentido de que a prática pedagógica dessa professora:

As ações de flexibilização e adequação curriculares não são desenvolvidas apenas por um segmento de atores educacionais, 
revelando realizações em diferentes níveis de atuação. Quando envolvem ações em que estejam contemplados todos os 
segmentos da comunidade escolar, além daquelas diretamente relacionadas ao planejamento e execução dos componentes 
curriculares, tais como: conteúdos programáticos (o que ensinar); objetivos (para que ensinar); sequência temporal dos conteúdos (quando ensinar); metodologia de ensino (como ensinar) e avaliação do processo ensino-aprendizagem (o quê, como 
e quando avaliar), tem-se o nível de atuação em:

A Secretaria Estadual da Educação entregou nesta quarta-feira (9), em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, 500 celulares a alunos 
monitores da rede pública. A solenidade de abertura do programa Aluno Monitor contou com a presença do Secretário da 
Educação, Roni Miranda, e do diretor de Educação da SEED-PR, Anderfabio dos Santos, e destacou o esforço e o protagonismo dos 
estudantes. O evento reúne 500 alunos de 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs), designados pelo desempenho acadêmico e 
dedicação ao programa, que inclui mais de 28 mil jovens em todo o estado. Com a participação de mais de 28 mil estudantes, o 
Programa Aluno Monitor se consolidou como uma das iniciativas mais bem-sucedidas da educação paranaense. Em 2024, 500 
alunos foram selecionados entre mais de 10 mil participantes.

(Disponível em: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/. Acesso em: novembro de 2024. Adaptado.)

De acordo com os canais oficiais da SEED Paraná, o principal objetivo do Programa em referência é:

Na etapa do ensino médio, as expectativas dos jovens estudantes frente ao futuro pessoal e profissional tornam-se mais 
intensas e profundas. A dupla condição de jovem e estudante coloca em discussão uma amplitude de dilemas e anseios, bem 
como a preparação que a escola proporciona aos jovens para o enfrentamento desses dilemas. O Novo Ensino Médio (NEM) 
traz o projeto de vida como um dos eixos fundamentais da formação escolar, visto que o desenvolvimento do componente é 
fundamental tanto para a formação geral básica quanto para a parte diversificada. De acordo com o Referencial Curricular do 
Ensino Médio, considerando os fundamentos contidos no caderno dos itinerários formativos, o projeto de vida:

I. É construído na relação com os outros, ainda que se manifeste internamente; é fruto de exploração externa.

II. Influencia a vida dos indivíduos, mas também ecoa na vida em sociedade. 

III. É um fenômeno psicossocial, que se assenta na intersecção dos saberes individuais e dos valores presentes na cultura na 
qual nos inserimos, juntamente com a influência de outras pessoas e projetos coletivos. 

IV. São dimensionados pela ética e por valores morais preciosos, para a construção de uma sociedade civilizada, em que se 
concretiza o exercício da cidadania. 

Está correto o que se afirma

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