O profissional do ensino deve fundamentar a sua prática:
Quando se transforma a vida de aula e da escola, de modo que se possa vivenciar práticas sociais e intercâmbios acadêmicos que induzam à solidariedade, à colaboração, à experimentação compartilhada, assim como a outro tipo de relações com o conhecimento e com a cultura que estimulem a busca, a comparação, a iniciativa e a criação, identifica-se as características de uma Pedagogia:
Se cabe ao professor fazer uma re-seleção dos conteúdos a partir do que lhe é sugerido na programação oficial que tem como base o Projeto Político Pedagógico (PPP) escolar, é preciso que ele tenha:
A didática é tratada nesta avaliação, como um ramo de estudo da Pedagogia partindo dos vínculos entre finalidades sócio-políticas e pedagógicas e as bases teórico-científicas e técnicas da direção do processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva o estudo sistemático da didática como teoria do processo de ensino, deve levar em conta:
Os conteúdos de ensino devem retratar a experiência social da humanidade no que se refere a conhecimentos e modos de ação, transformando-se em:
O saber pertence à classe social que o produz pelo seu trabalho e deve ser por ela reapropriado, recuperando:
O professor Waldir utiliza os jogos pedagógicos conforme definido no PPP escolar, com base nas orientações dos PCN. Assim sendo, ele deve planejar as atividades lúdicas, oferecendo aos estudantes as condições para as aprendizagens significativas, advindas de situações pedagógicas intencionais. É importante ressaltar que essas aprendizagens, de natureza diversa, devem ocorrer:
O processo didático caracterizado como mediação escolar, perpassado pelos objetivos-conteúdos-métodos, apoiado no processo de ensino e aprendizagem, deve ter em vista as finalidades da educação em nossa sociedade. Assim sendo os objetivos devem:
A professora Magda planeja e executa situações de ensino que motivam os alunos a estudarem sistematicamente. Assim sendo ela deve sempre retomar as atividades de casa identificando os acertos, ressignificando os erros e os considerando como algo:
A função educativa da escola, imersa na tensão dialética entre reprodução e mudança deve oferecer uma contribuição específica de:
O professor Marcos desenvolve práticas pedagógicas que possibilitam situações de ensino e aprendizagem que favorecem a formação das estruturas formais da mente e a apropriação da bagagem cultural, enquanto produto da evolução histórica da humanidade, favorecendo o desenvolvimento que segue à aprendizagem. Assim, o professor Marcos tem como fundamentação básica os princípios psicológicos defendidos por:
A professora Flávia acompanha sistematicamente as atividades realizadas em casa pelos seus alunos, desafiandoos a responderem cada questão, favorecendo o vir a ser, possibilitando situações de aprendizagens formativas que estimulam às novas descobertas pelos mesmos. Nesta direção as situações de ensino devem favorecer aprendizagens significativas, as quais tem como diagnóstico uma avaliação: