De acordo com o Coletivo de Autores (1993), o conteúdo “ginástica” permite ao aluno:
A concepção crítico-emancipatória é um dos desdobramentos da tendência crítica e valoriza:
Sobre a concepção de aulas abertas é correto afirmar que:
Podem ser considerados fundamentos básicos do basquete, EXCETO:
Sobre as relações existentes entre os corpos, os gêneros e as sexualidades é correto afirmar, EXCETO:
Para se conhecer o corpo como um organismo integrado, como um corpo vivo, que interage com o meio físico e cultural, os Parâmetros Curriculares Nacionais elege a abordagem de alguns conhecimentos para o bloco “Conhecimentos sobre o corpo”, EXCETO:
- Os temas transversais citados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física, são EXCETO:
A concepção dominante da Educação Física, no seu início, é calcada na perspectiva que muitos autores chamam de higienismo. Nela, a preocupação central é com:
Segundo Castellani Filho (1999) as teorias da Educação Física podem ser classificadas em não-propositivas e propositivas. As teorias não propositivas segundo este autor seriam aquelas que não expõem a dinâmica curricular e o tratamento dado ao conhecimento, sendo então conceituadas como abordagens e entre elas temos:
Sobre a perspectiva histórico-crítica e o ensino da Educação Física não é corretor afirmar que:
A busca em garantir o direito do aluno de saber o porquê de estar realizando este ou aquele movimento estão ligados a dimensão do conteúdo:
O sistema de formação e treinamento esportivo é organizado em diferentes estruturas: administrativas ou organizacionais, de aplicação, temporal e substantiva. A estrutura temporal abrange as diferentes fases de desenvolvimento dos níveis de rendimento conforme algumas variáveis importantes que possibilitam a definição do nível adequado de rendimento que seja humanamente ético e permitido. Marque a alternativa que corresponde a uma variável da estrutura temporal.
Com a preocupação de garantir a coerência com a concepção exposta e a efetivação dos objetivos da Educação Física, os Parâmetros Curriculares Nacionais elegeram critérios para a seleção dos conteúdos na área. A esse respeito, relacione a primeira coluna com os critérios de organização dos conteúdos com demandas sociais da segunda coluna. COLUNA I 1 – Relevância social 2 – Características dos alunos 3 – Características da própria área COLUNA II ( ) Recorte dos conhecimentos que vêm sendo produzido sobre a cultura corporal e estão sendo incorporados pela Educação Física. ( ) Seleção de práticas da cultura corporal que têm presença marcante na sociedade brasileira. ( ) Definição dos conteúdos que consideram as diferenças entre regiões, cidades e suas respectivas populações. A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o conteúdo “esportes” deve ser abordado sob o enfoque da apreciação e da discussão dos aspectos, EXCETO:
São possibilidades de dança e outras atividades rítmicas e/ou expressivas que podem ser abordadas nas aulas de Educação Física, EXCETO: