Com relação ao processo evolutivo de organismos vivos, julgue o item subsequente.
Os primeiros organismos vivos foram protocélulas, unidades autônomas delimitadas por membranas e organização funcional complexa que permitia a atividade essencial de autorreplicação.
A classificação dos organismos vivos em cinco reinos tem como base as características desses seres e objetiva agrupar as espécies de determinado reino de acordo com caracteres específicos. Acerca desse assunto e da diversidade da vida, julgue o item que se segue.
Os coanócitos são células ciliadas que constituem a estrutura corpórea das esponjas e são responsáveis por capturar e realizar a fagocitose de partículas alimentares trazidas pela água.
A classificação dos organismos vivos em cinco reinos tem como base as características desses seres e objetiva agrupar as espécies de determinado reino de acordo com caracteres específicos. Acerca desse assunto e da diversidade da vida, julgue o item que se segue.
A taxonomia evolutiva tradicional e a sistemática filogenética ou cladista são teorias utilizadas para reconhecer e ordenar grupos taxonômicos.
Considerando essa afirmação, julgue o próximo item, a respeito da genética.
A ciência da genética começou com o trabalho dos austríacos Watson e Crick quando da publicação do resultado de seus experimentos referentes aos cruzamentos entre linhagens de ervilhas.
Tendo o texto apresentado anteriormente como referência e considerando que, em um ecossistema hipotético, existam plantas geneticamente modificadas, plantas silvestres, animais herbívoros e carnívoros, insetos, como formigas e abelhas, e microrganismos decompositores, julgue o item a seguir.
Os seres vivos referidos no texto são autótrofos e podem agir como produtores no ecossistema hipotético proposto.
Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos relacionados ao ensino, julgue o seguinte item.
A capacidade de definir metas específicas a serem atingidas em cada aula é uma competência disciplinar importante para professores de biologia.
Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue o item que se segue.
Ao apresentar um espécime ou demonstrar um fenômeno aos alunos durante uma aula prática, o professor se utiliza de uma modalidade didática que, embora possibilite aos alunos adquirirem habilidades de manuseio, preparo e realização de experimentos, é limitada por não desafiar a imaginação e o raciocínio dos estudantes.
Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue o item que se segue.
A técnica de mapas conceituais consiste na elaboração de diagramas representando conceitos e as suas correlações.
A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue o item seguinte.
Sendo a biologia uma área de estudo investigativa, atividades práticas como coleta de material biológico no campo podem ser empregadas como uma importante ferramenta para seu ensino.
No que se refere à avaliação da aprendizagem em biologia, julgue o item a seguir.
Métodos de avaliação como a aplicação de provas ao término dos módulos temáticos são úteis como função formativa, pois permitem avaliar o conhecimento prévio dos alunos e constatar dificuldades refletidas na aprendizagem.
O emprego de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) tem ocupado um papel cada vez mais relevante nas práticas pedagógicas, como no ensino de biologia. Considerando as diferentes tecnologias disponíveis e o seu papel no processo ensino-aprendizagem, julgue o item que se segue.
A construção de blogs com temas biológicos pelos alunos é uma ferramenta de estimulação para que colham e interpretem informações, busquem imagens e reportagens para postar, leiam, cheguem a conclusões e emitam opiniões.
No que se refere a competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de biologia, julgue o item subsequente.
Situação hipotética: Durante uma aula para estudantes do ensino médio sobre vacina contra febre amarela, o professor abordou os tipos de anticorpos presentes na vacina, a cobertura vacinal e as reações cruzadas com outros antígenos presentes em outros vírus da mesma família. Assertiva: De acordo com os parâmetros curriculares, a aula desse professor está adequada ao público-alvo, pois o estudante de ensino médio deve ser capaz de entender os mecanismos envolvidos na resposta do organismo aos diferentes tipos de vacinas contra agentes infecciosos.
Um laboratório é um ambiente potencialmente perigoso e saber interpretar os pictogramas de alerta presentes em frascos de reagentes e em equipamentos presentes nesse ambiente é fundamental para o desenvolvimento adequado das atividades. Considerando os pictogramas precedentes, julgue o item subsecutivo.
Pictogramas como o indicado pelo número 2 devem ser representados na cor preta sobre fundo verde para indicar situação de perigo.
Com base na figura apresentada, que ilustra uma célula eucarionte, julgue o item a seguir.
Substâncias como glicose e alguns aminoácidos podem penetrar nas células eucarióticas através da membrana por difusão facilitada, sem gasto de energia, sendo a difusão processada a favor de um gradiente com o auxílio de uma molécula transportadora ou permeasse.
Com relação ao processo evolutivo de organismos vivos, julgue o item subsequente.
A especiação resultante do surgimento de barreiras reprodutivas entre populações geograficamente separadas é denominada especiação simpátrica ou geográfica e pode ocorrer por meio de especiação por vicariância ou do efeito do fundador.