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A respeito das concepções socioantropológica e clínico-patológica da surdez, julgue o item que se segue.

A concepção clínico-patológica da surdez considera os surdos membros de uma minoria linguística, com cultura e identidade próprias.

Com relação à identidade, à cultura e à comunidade surda, julgue o item a seguir.

O artefato cultural da literatura surda é marcado pela memória de fatos, episódios, histórias e experiências vividos por pessoas surdas e transmitidos ao longo das várias gerações de povos surdos, comumente, por práticas verbais sinalizadas.

Com relação a marcos históricos e normativos da educação especial no Brasil, julgue o item a seguir, de acordo com Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

No Brasil, o atendimento educacional para pessoas com deficiência iniciou-se no século XX.

Com relação à estrutura linguística da LIBRAS, julgue o item a seguir.

Em LIBRAS, a palavra Brasil é sinalizada apenas mediante datilologia, o que equivale à soletração dessa palavra em língua portuguesa: B-R-A-S-I-L.

Acerca da educação bilíngue para surdos e de propriedades da LIBRAS e da língua portuguesa, julgue o item a seguir.

No processo de aquisição de segunda língua escrita, crianças surdas cuja língua materna seja de sinais valem-se de seu conhecimento da língua de sinais para compreender a língua escrita, o que lhes confere capacidade não só de decodificar a escrita, mas também de aprender a gramática da segunda língua.

Com relação à aquisição da LIBRAS por crianças surdas, julgue o item que se segue.

A aquisição de língua de sinais por crianças surdas filhas de pais surdos acontece de forma muito similar à aquisição de línguas orais por crianças ouvintes filhas de pais ouvintes.

Com relação à aquisição da LIBRAS por crianças surdas, julgue o item que se segue.

Em se tratando de criança surda filha de pais ouvintes, o desenvolvimento linguístico dela na LIBRAS pode ficar prejudicado se ela adquirir a língua após o chamado período crítico, que se estende, aproximadamente, dos dois anos de idade até a puberdade.

Acerca da história da educação de surdos, julgue o item a seguir.

Com a entrada do professor francês Ernest Huet no Imperial Instituto de Surdos-Mudos, o número de discentes surdos no instituto aumentou significativamente, devido ao reconhecimento dado pelas famílias de surdos ao trabalho desse educador.

A respeito das funções dos tradutores e intérpretes da LIBRAS para a língua portuguesa no espaço educacional, julgue o item a seguir.

Em sala de aula, é conveniente que os tradutores e intérpretes da LIBRAS dominem pelo menos os seguintes eixos do saber: o linguístico, o discursivo, o disciplinar e o pedagógico.

A Lei n.º 12.319/2010, que regulamenta a profissão de tradutor e intérprete da LIBRAS, estabelece que, no exercício de sua profissão, os intérpretes devem

priorizar o público surdo em detrimento do público ouvinte, traduzindo apenas da língua oral para a LIBRAS, e não da LIBRAS para a língua oral.

A Lei n.º 12.319/2010, que regulamenta a profissão de tradutor e intérprete da LIBRAS, estabelece que, no exercício de sua profissão, os intérpretes devem

atentar para as especificidades da comunidade surda, conduzindo e promovendo ações pontuais e ágeis para servi-la.

A respeito das concepções socioantropológica e clínico-patológica da surdez, julgue o item que se segue.

A concepção socioantropológica da surdez considera os surdos pessoas com deficiência.

Com relação à identidade, à cultura e à comunidade surda, julgue o item a seguir.

O artefato cultural familiar identifica um problema social quando do nascimento de uma criança surda, tanto em famílias de pais surdos quanto em de pais ouvintes.

Considerando o relato apresentado, julgue o item a seguir, a respeito do comportamento de pessoas surdocegas.

Apesar do seu pseudoisolamento, a pessoa surdocega apresenta grande habilidade em presumir eventos futuros a partir de pistas do ambiente.

No que diz respeito aos estudos culturais surdos e aos estudos surdos, julgue o item a seguir.

As pessoas surdas ou com deficiência auditiva devem ter intervenções pedagógicas hegemônicas e padronizadas, porque todas elas enfrentam as mesmas dificuldades, o que as caracteriza como iguais.

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