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Com relação às unidades lexicais da língua brasileira de sinais

(LIBRAS), julgue os itens que se seguem.

No sinal empregado em LIBRAS para a palavra trabalho, a

orientação das palmas das mãos realiza-se em posição

contralateral, sendo o sinal articulado com as duas mãos.

Com relação aos níveis de análise linguística da LIBRAS, julgue os

próximos itens.

Os sinais em LIBRAS correspondentes a igreja e escola são

constituídos a partir de uma base morfológica comum.

Os sinais correspondentes a restaurante, supermercado e

hospital, por outro lado, são unidades lexicais que não

compartilham unidades morfológicas de mesma base entre si.

Com relação aos níveis de análise linguística da LIBRAS, julgue os

próximos itens.

Os sinais que equivalem aos verbos poder e precisar

distinguem-se, entre outros, pelo tipo de movimento: no sinal

para poder, o movimento é simultâneo, pontual e único,

realizado de cima para baixo; no sinal para precisar, o

movimento também é simultâneo, mas repetido pelos punhos,

de cima para baixo e de baixo para cima.

Acerca de LIBRAS e língua portuguesa, julgue os itens

subsecutivos.

O que em língua portuguesa é denominado concordância

verbal, realizada entre o sujeito e o verbo da oração, pode ser

marcado em LIBRAS pelo ponto de início e pelo ponto final

do movimento. Assim, a diferença de sentido das orações

glosadas < BEATRIZ AJUDAR SUZANA > e < SUZANA

AJUDAR BEATRIZ > é marcada pela direção do movimento

realizado durante a produção dessas frases.

Quanto à educação bilíngue para surdos, julgue os itens seguintes.

Conforme definição legal, são denominadas escolas ou classes

de educação bilíngue aquelas em que a LIBRAS e a

modalidade oral da língua portuguesa são exclusiva e

necessariamente os canais de desenvolvimento do processo

educativo de alunos surdos e ouvintes.

A afirmação das identidades surdas não decorre imediata

e inexoravelmente da condição biológica do não ouvir; antes,

funda-se em uma série de pressupostos políticos e culturais e, por

isso, históricos, que permitem aos sujeitos surdos novas, e

possíveis, representações, significações e categorias sociais.

Hugo Eiji. Identidades surdas. Internet: (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando os

diversos aspectos a ele relacionados, julgue os itens que se seguem.

Não se observam diferenças substanciais entre a cultura surda

e a cultura ouvinte, uma vez que tanto surdos quanto ouvintes

estabelecem uma relação visual com o mundo.

Cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo

e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável, ajustando-o

a suas percepções visuais, que contribuem para a definição das

identidades surdas e das “almas" das comunidades surdas. Isso

significa que abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e

os hábitos do povo surdo.

Karin Strobel. As imagens do outro sobre a cultura

surda. Florianópolis: UFSC, 2008 (com adaptações).

Acerca da cultura surda, julgue os itens a seguir.

A língua de sinais compõe de maneira fundamental o artefato

cultural das comunidades surdas.

A respeito da proposta educacional bilíngue, julgue os seguintes

itens.

Conforme tal proposta, para que o estudante surdo tenha êxito

no processo de aprendizagem, é necessário que o professor

seja, preferencialmente, surdo e usuário nativo da língua de

sinais ou bilíngue.

Considerando o disposto na Lei n.º 12.319/2010 e no código de

ética que regula a atuação profissional do tradutor e intérprete da

LIBRAS, julgue os próximos itens.

A competência linguística do tradutor e intérprete deve ser

avaliada anualmente por intermédio de exame de proficiência

em tradução e interpretação em LIBRAS.

Considerando o disposto na Lei n.º 12.319/2010 e no código de

ética que regula a atuação profissional do tradutor e intérprete da

LIBRAS, julgue os próximos itens.

No ambiente educacional, compete ao tradutor e intérprete

realizar interpretação na língua de sinais, sendo atribuição do

professor de português como segunda língua a tradução para a

língua oral.

Com base no disposto na Lei n.º 10.098/2000, julgue os itens que

se seguem.

A previsão referente à adoção de medidas técnicas pelos

serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens

restringe-se à garantia do uso da legenda para viabilizar o

acesso das pessoas com deficiência auditiva à informação.

Considerando o disposto na Lei n.º 10.436/2002, julgue os itens

subsequentes.

Conforme tal lei, a LIBRAS é a forma de comunicação

consistente em um sistema linguístico que tem natureza

visual-motora, estrutura gramatical própria e é empregado por

comunidades de pessoas surdas do Brasil.

Julgue os itens seguintes, com base no disposto no

Decreto n.º 5.626/2005

A função de tradutor e intérprete de LIBRAS-língua

portuguesa exercida pelo professor da educação básica,

bilíngue, aprovado em exame de proficiência em tradução e

interpretação de LIBRAS-língua portuguesa, é idêntica à do

professor docente.

Ainda com base no Decreto n.º 5.626/2005, julgue os itens

subsecutivos, acerca da formação e da atuação do profissional

intérprete de LIBRAS.

As instituições de ensino da educação básica e da educação

superior devem incluir em seus quadros, em todos os níveis e

em todas as etapas e modalidades, o tradutor e intérprete de

LIBRAS-língua portuguesa, para viabilizar o acesso à

comunicação, à informação e à educação de alunos surdos.

Com relação aos níveis de análise linguística da LIBRAS, julgue os

próximos itens.

As marcações não manuais presentes nos sinais apresentados

nas figuras I e II a seguir, que se referem a casinha e casarão,

respectivamente, atribuem grau ao sinal.


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