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No que diz respeito à avaliação psicológica e ao psicodiagnóstico, julgue os itens subsequentes.

Dadas a especificidade e a particularidade da investigação psicológica, esse processo não é útil para analisar o padrão comportamental de grupos.

Julgue os itens a seguir, relacionados à comunicação dos resultados da intervenção profissional, no âmbito da psicologia.

A declaração documento-chave da perícia do ponto de vista técnico-processual, deve conter as conclusões decorrentes da investigação e da análise técnica realizadas pelo perito, por isso devem ser inteligíveis, autoexplicativos e convincentes.

A respeito da dependência química e de aspectos a ela relacionados, julgue os próximos itens.

A criação de parcerias, como, por exemplo, o desenvolvimento de ações conjuntas entre escola e comunidade pode favorecer a construção de projetos de vida e o desenvolvimento da autonomia em adolescentes usuários de crack ou outras drogas.

Considerando as abordagens teóricas da psicologia, julgue os itens que se seguem.

De acordo com a teoria desenvolvida por Donald Winnicott, as fantasias inconscientes devem ser levadas em consideração na análise do comportamento antissocial e da agressividade, não podendo esta última ser explicada exclusivamente pela emergência de instintos agressivos primitivos.

Julgue os itens a seguir, relacionados à psicologia hospitalar e à atuação do psicólogo nesse contexto.

O ambiente terapêutico no hospital deve ser constituído e reestruturado de acordo com as condições impostas pelo paciente e o contexto em que ele se encontra.

No que se refere à motivação da equipe, julgue os itens subsecutivos.

É importante que o gestor perceba que ao aumentar a possibilidade de incremento salarial, como motivador extrínseco, os níveis motivacionais serão mantidos.

Quando um funcionário é admitido em uma organização, ele passa por um processo de aprendizagem sobre essa empresa e as práticas nela existentes, por meio do acesso a documentos formais e de interações pessoais. Por outro lado, a organização também aprende com o funcionário, sendo a transferência de conhecimento uma via de mão dupla. Em relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.

Para que a organização aprenda, o conhecimento tácito deve ser transformado em explícito e fundamentado na interação entre socialização, externalização, combinação e internalização.

Quando um funcionário é admitido em uma organização, ele passa por um processo de aprendizagem sobre essa empresa e as práticas nela existentes, por meio do acesso a documentos formais e de interações pessoais. Por outro lado, a organização também aprende com o funcionário, sendo a transferência de conhecimento uma via de mão dupla. Em relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.

Há, nas organizações, dois tipos de aprendizagem: a natural, processo em que a aprendizagem ocorre de modo fluido; e a induzida, que ocorre informalmente, por tentativa e erro.

No que diz respeito à avaliação de desempenho individual, julgue os itens subsequentes.

Esse processo de avaliação, adotado na maior parte das organizações, é estático, constituído de procedimentos fixos.

Em uma cultura organizacional marcada pela inexistência de espaço para a redefinição das regras e normas de conduta dos indivíduos, são reduzidas as oportunidades para a discussão das condições, da organização e das relações de trabalho, que, quando precárias, rígidas e insatisfatórias, podem causar processos de adoecimento na equipe. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

A elaboração de um perfil cultural que integre variáveis como valores, relações de poder e padrões de comportamento de grupos, com o intuito de criar oportunidades para o desenvolvimento do prazer, da satisfação e do bem-estar dos trabalhadores e de evitar sofrimento, estresse, burnout e outras perturbações psíquicas, consiste em prática de gestão da cultura organizacional que contribui para a formação dos compromissos necessários à manutenção da integridade física, psíquica e social da equipe.

A centralidade do trabalho traz consequências paradoxais para a saúde do trabalhador. De um lado, o trabalho — como atividade produtiva ontológica —, constituinte da identidade do trabalhador assume papel essencial para assegurar à saúde, de outro, os contextos nos quais ele se insere, leva a uma precarização de condições e oportunidades, contribuindo para um possível adoecimento dos trabalhadores. Ambos os contextos podem promover o estresse e a depressão. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

O trabalho pode mobilizar uma patologia individual que se adere a uma patologia social, desencadeando certas características, como por exemplo, falta de maturidade afetivo-emocional, dificuldades de relacionamento, prejuízo da qualidade dos vínculos afetivos, o que predispõe a determinados tipos de adoecimento.

A centralidade do trabalho traz consequências paradoxais para a saúde do trabalhador. De um lado, o trabalho — como atividade produtiva ontológica —, constituinte da identidade do trabalhador assume papel essencial para assegurar à saúde, de outro, os contextos nos quais ele se insere, leva a uma precarização de condições e oportunidades, contribuindo para um possível adoecimento dos trabalhadores. Ambos os contextos podem promover o estresse e a depressão. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

O estresse é uma tensão física, psíquica e social que decorre de um esforço desmedido do indivíduo para responder determinadas exigências externas. A vivência desse estresse se caracteriza por perdas, que variam desde a perda da autoestima até a perda de pessoas e situações.

A centralidade do trabalho traz consequências paradoxais para a saúde do trabalhador. De um lado, o trabalho — como atividade produtiva ontológica —, constituinte da identidade do trabalhador assume papel essencial para assegurar à saúde, de outro, os contextos nos quais ele se insere, leva a uma precarização de condições e oportunidades, contribuindo para um possível adoecimento dos trabalhadores. Ambos os contextos podem promover o estresse e a depressão. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

A depressão pode ser situacional ou estrutural, dependendo se o trabalho funcionou como um colaborador ou desencadeador. De forma global, a depressão se caracteriza pelos sintomas como sentimento profundo de tristeza e de abandono, baixa autoestima, fechamento afetivo, isolamento, falta de apetite, insônia, dentre outros.

Considerando as abordagens teóricas da psicologia, julgue os itens que se seguem.

Segundo Jacques Lacan, a castração, a fantasia e o gozo constituem-se peças-chave no diagnóstico diferencial clínico, e a psicose seria decorrente da forclusão do Nome-do-Pai, enquanto a perversão, do desmentido da castração.

Julgue os itens a seguir, relacionados à psicologia hospitalar e à atuação do psicólogo nesse contexto.

De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, é dever do profissional que atua no contexto hospitalar de psicologia informar a quem de direito os resultados decorrentes dos serviços psicológicos, transmitindo todas as informações e documentos relativos ao paciente ao bom termo do trabalho interdisciplinar.

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