No estudo de movimento de heave de um navio, a aceleração vertical foi relacionada à força de restauração hidrostática através da seguinte equação diferencial onde
• Z: movimento vertical do navio a partir do calado de equilíbrio.
• g: aceleração da gravidade.
• Aw: área no plano de linha d'água.
• : volume deslocado.
Com base nessas informações, o valor do período natural desse movimento é igual a
Os perfis de velocidades de camadas limites laminares de escoamentos sobre placas planas podem ser aproximados por funções do tipo .
Para que a expressão satisfaça as condições de contorno aplicáveis a esses perfis, os valores de α e β devem ser, respectivamente, iguais a
Um dos pontos básicos e fundamentais na utilização de regras das sociedades classificadoras para o dimensionamento de estruturas navais é o cálculo dos momentos de inércia, a fim de se obterem os módulos dos perfis e, assim, aplicar as regras e verificar se esses perfis atendem aos requisitos de resistência estrutural.
A Figura abaixo apresenta um perfil de aço estrutural, com as dimensões nominais indicadas em cm.
Considerando as informações apresentadas, quais são, respectivamente, os valores de Ixg e Iyg, em cm4, em relação aos eixos que passam pelo ponto G?
A Figura abaixo permite comparar os critérios da tensão de cisalhamento máxima e da energia de distorção máxima, respectivamente, representados pelo hexágono de Tresca e pela elipse de Von Mises.
Nesse contexto, o estado plano de tensão indicado por um ponto de coordenadas σ1 e σ2 falhará, segundo o Critério de
Considere a curva de flutuação b = b(x) e a curva de peso w = w(x) de um navio numa dada condição de carregamento, onde x varia com o comprimento do navio.
As distribuições dos esforços cortantes V(x) e dos momentos fletores M(x) ao longo do comprimento do navio são determinadas, respectivamente, pelas expressões
O sistema de posicionamento dinâmico de um navio tem como principal objetivo manter o controle do posicionamento do navio e do direcionamento de sua proa. Esse sistema recebe notações de classe que estão relacionadas à(ao)
O vapor d'água de uma caldeira encontra-se a uma temperatura T maior que a temperatura TS de saturação correspondente desse vapor para a mesma pressão.
Nesse sentido, o grau de superaquecimento desse vapor é dado pela expressão
Um engenheiro naval está participando da finalização e análise do Arranjo Geral de uma plataforma do tipo semissubmersível. Sabe-se que as regras de sociedade classificadora sugerem a distribuição de volumes e áreas, de acordo com as seguintes categorias existentes:
Qual dessas sugestões NÃO se aplica ao conceito de projeto do arranjo geral da plataforma semissubmersível?
Considere a Figura abaixo, relativa aos critérios de estabilidade em avaria para uma unidade flutuante, estabilizada por colunas, estabelecidos pelos requisitos do código MODU CODE - IMO.
Segundo um desses critérios, a unidade flutuante deve ter borda livre suficiente e ser subdividida por conveses e anteparas estanques, de modo que haja flutuação e estabilidade suficientes para resistir ao momento de emborcamento provocado por um vento de 50 nós, em qualquer direção de incidência e em qualquer condição de operação ou trânsito.
Nesse contexto, o maior valor permitido para o ângulo de inclinação da unidade, em graus, após a avaria, será
Considere as eficiências abaixo utilizadas na determinação do coeficiente propulsivo.
ηH: eficiência do casco.
ηR: eficiência relativa rotativa
ηT: eficiência de transmissão
ηO: eficiência do propulsor em água aberta
O valor desse coeficiente é dado pela expressão
Um navio possui, na condição de carregamento leve, deslocamento (ΔL) e posição vertical do centro de gravidade (KG) iguais, respectivamente, a 4500 t e 5 m. Os seguintes pesos, com seus valores de KG, são embarcados:
Qual o valor aproximado, em m, da posição vertical do centro de gravidade (KG) do navio após o embarque dos pesos?
A equação dos esforços cortantes atuantes numa viga de 6 m biapoiada é:
, onde Q(x) é medido em kN, e x é a distância, em m, do apoio esquerdo à seção genérica que descreve a viga.
Qual o valor, respectivamente, do momento máximo atuante na viga, em kN.m, e em que ponto da viga, em m, em relação ao apoio esquerdo, ele ocorre?
Considere as informações abaixo, relativas à seção mestra de um navio.
• Momento fletor na condição de alquebramento: MH = 21000 t.m
• Momento fletor na condição de tosamento: MS = 28000 t.m
• Pontal moldado: D = 10 m
• Posição vertical do eixo neutro acima da quilha: Y = 6 m
• Momento de inércia em relação ao eixo neutro: I = 42 m4
Considerando g 10 m/s 2, do ponto de vista da resistência primária, a máxima tensão normal de tração, em MPa, é igual a
A tabela mestra de um navio tem como principal objetivo mostrar quais devem ser as
Em um ensaio de autopropulsão, o modelo é equipado com um hélice semelhante ao utilizado pelo navio e são efetuadas as medições de empuxo do hélice (T), torque (Q), rotação do hélice (N) e velocidade do modelo (V).
Associando essas medições com os resultados do ensaio em água aberta do hélice, indica-se a constante de empuxo (kT) pela expressão